Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV CCE HPS 2981 180 canais - estalos nos AF e som intermitente By: lucciano003 Date: 21 Set 2009, 22:31
Caros colegas, este aparelho com um problema aparentemente simples, me deu um trabalhão para resolver, pois quando eu a ligava, o som vinha normal, depois dava um forte estalo nos 2 alto-falantes e o som sumia ou ficava baixo demais, que nem dava pra ouvir. Depois de umas 2 horas de funcionamento, novamente o estalo, e ficava normal.
SOLUÇÂO: verifiquei que quando o som sumia, no modo AV o som que aparecia era o da TV, troquei o TDA, e nada, troquei o chaveador de áudio CXA....., e nada também. Porém depois de algum tempo quebrando cabeça, verifiquei que a polarização de fonte, que teria de ser de 12v, estava se apresentando com 2v. Fiz a verificação dessa fonte, que sai do fly-back, é retificada por um diodo, depois um resistor de 82R, e um diodo zener de 12V´para estabilizar a tensão de alimentação para esse CXA. troquei o resistor, apesar de estar bom, e o zener, o problema solucionou naquele dia, mas voltou no dia seguinte. Verificando melhor por cima da placa, verifiquei que em cima do resistor de 82R e do zener, havia uma "cola", que estava ali pra segurar não sei o quê!!! (coisa que só a CCE sabe pra que serve), e que raspando toda aquela porcaria de cola, recoloquei o resistor e o zener, desta vez SOLUCIONADO DE VEZ COM ÊXITO TOTAL.
Obs: depois os pedacinhos de cola que retirei do circuito, fiz uma medição, e alguns deles apresentaram fuga de até 30R. Abraços a todos!
 

Páginas: 1