Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
SOM LG U1350A SEM FONTE 36V=SOM BAIXÍSSIMO By: ShaoLin JiangHU Date: 20 Set 2009, 20:09
Aparelho: SOM
Marca:    LG
Modelo:   U1350A
Defeito:   SEM FONTE 36V=SOM BAIXÍSSIMO

O aparelho chegou com reclamação sem som, só que aqui verifiquei que colocando no máximo sai o som do radio ou do cd baixíssimo. Verificando a fonte, pois tenho o esquema do mesmo, não achei as voltagens de 36 volts. Foi medido fora da placa o diodo D941, o IC 949 foi substituido por um comprovadamente bom, os opto acopladores foram substituidos por outros que tenho comprovadamente bons,
os resistores R912,R908 e R909 juntos ao IC901 estão bons. e na saída do trafo que faz os 36 volts nao encontrei componentes abertos ou em curto. Alguém que conhece o aparelho pode me ajudar nesse enigma?
Obs: O conector do fone de ouvido também está bom, sem fugas.


Obrigado a quem puder ajudar.
ShaoLin JiangHU

Re: SOM LG U1350A SEM FONTE 36V=SOM BAIXÍSSIMO By: antesateletronica@terra.c Date: 20 Set 2009, 23:16
o trafo t 901 esta sendo alimentado? se nao estiver de uma verificada no fb901 se nao esta aberto ok? se nao estiver sendo alimentado o t901 pode ir trocando o str... abraços
Re: SOM LG U1350A SEM FONTE 36V=SOM BAIXÍSSIMO By: va Date: 21 Set 2009, 20:00
ola amigo se vc trocar o STR com certeza vai chegar o som ele da esse defeito ok.
boa sorte
Re: SOM LG U1350A SEM FONTE 36V=SOM BAIXÍSSIMO By: ShaoLin JiangHU Date: 22 Set 2009, 23:19
Bem, por acaso o meu dedo esbarrou no optoacoplador correspondente a voltagem dos 36 volts e voilá, o som abriu-se como um todo...

STR frio, isso tocando direto durante 4 horas. Fiz pesquisa antes e depois do opto, inclusive trocando os eletrolíticos próximos, medindo as resistencias, tudo nos conformes. Nada encontrado. Com o devido cuidado, remontei o som, ele tornou a não abrir o volume, encostei o dedo por 1 seg  e o som ficou tocando por mais 4 horas, volume máximo tudo frio sem esquentar, a saída de áudio com um calor moderado, até baixo para uma saída de som

Desliguei o aparelho no botão, deixei-o conectado a alimentação. Percebi que depois de duas horas apos o aparelho estar em stand by, o resistor grande da placa da saída de som estava fervendo. O dissipador do str morno e o da saída mais frio... Estranho... Aí eu soltei da tomada, meia hora tornei a ligar o aparelho, o cd que estava dentro começou a rodar e deu um estouro que mandou a saída de som para o além túmulo. As caixas de som nao foram afetadas, o que eu percebi é que os pinos do integrado da saída que entram 36 volts evaporaram na explosão.

O fato, é que no Rio de Janeiro, morando ao lado de uma autorizada LG quiseram me cobrar 165,00 pelo integrado... vai roubar outro! Na internet encontrei o mesmo custando entre 13 e 25,00 , mas são lojas da Bahia, fiquei com o pepino de tentar encontrar uma loja por aqui que venda a um preço justo o integrado, e ainda vou ter que descobrir o enigma da fonte... Provavelmente seja o STR...

Após essa explosão, ligando a fonte fora do aparelho, consigo todas as voltagens, e a de 36 volts só surge se tocar por 1 seg o dedo no opto acoplador. Nenhum valor da fonte oscila nos testes... loucura.


Re: SOM LG U1350A SEM FONTE 36V=SOM BAIXÍSSIMO By: ShaoLin JiangHU Date: 28 Set 2009, 21:00
 8) Eu consegui comprar o CI HT-1200-4 da saída de som SMD por r$ 30,00 em outra autorizada no RJ, e troquei o STRx6759 da fonte, pois ele só armava com o dedo no optoacoplador.
Ficou funcionando tudo ok. A propósito, essas saídas Classe-T, (aquilo nem pode ser chamado de classe D, pois o processo é totalmente digital internamente; enquanto que classe D apesar de ser chaveado, é analógico(embora muitas vezes erroneamente chamado de digital) oferecem uma potência de alegados 130+130 watts rms (260), mas usando as caixas originais do aparelho ou caixas melhores, não produzem maior potência sonora que um aparelho baseado em STK de 20+20 watts RMS, cuja operação é em classe AB com o bom e velho princípio ANALÓGICO LINEAR.

Um STK pode ter uma distorção típica de um classe AB em volume máximo, mas abaixo do máximo mantém a dinâmica total do som, diferente desses classe T que tocam alto, som limpo mas sem dinâmica alguma, parece que os agudos são metálicos e os graves artificiais, isso usando os mesmos cds que são originais...


Infelizmente, a coisa vai de mal a pior na eletrônica, eles procuram complicar mais o circuito, usando encapsulamentos minusculos SMD com trilhas finissimas faceis de serem torradas num curto desses, além disso nem todas as oficinas possuem uma estação de solda adequada para trabalhar com os circuitos. Eu mesmo fiquei com medo de levantar o integrado queimado e encontrar trilhas torradas, pois a coisa estava muito feia...

É muito triste a ganância dos industriais que procuram tornar mais caro e de dificil obtenção o reparo e as peças, favorecendo a venda de aparelhos novos e descarte dos antigos que já não há mais aterro para tanto lixo eletrônico...


Re: SOM LG U1350A SEM FONTE 36V=SOM BAIXÍSSIMO By: antesateletronica@terra.c Date: 28 Set 2009, 21:07
resumindo... resouvel amigao?.... espero que sim ok? abraços
Páginas: 1