Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
Substituindo o BA 5417 por uma TA 8227 P By: Marcio R. Date: 25 Abr 2008, 17:15
Aqui, sempre tenho me deparado com problemas na aquisição das saídas de áudio utilizado em vários micro-system que utilizam o BA 5417, simplismente param do nada, e dependendo de aonde comprar e colocar e durar uma semana ou duas e novamente o aparelho volta com a saída muda.

Mesmo verificando a tensão de alimentação e a impedância do alto-falantes, continuava os retornos dos aparelhos, e feito diverssas perguntas aos clientes, se estavam usando o aparelho em máximo volume e ou não fazendo mal uso, tudo direcionava a qualidade dos CIs de áudio BA 5417 de má qualidade.



Em um dos reparos, me deparei com o mesmo modelo da CCE utilizando o TA 8227P, que evidentemente a área da placa estava próprio para ele, e verificando os parâmetros foi constatado bem próximos, e se tratando de um CI da Toshiba e que consigo os originais e também os tinha no estoque, me surgira a idéia de cria a plaquinha para poder utilizar no lugar do BA 5417, pois se compararem as pinagens e caracteristicas, são identicos, restando apenas a ageitar a pinagem do TA 8227, para que coincidisse com a do BA 5417.



Os arquivos necessários a cosntrução da plaquinha.

http://www.4shared.com/file/45391954/c17bdf41/ba_x_ta.html?dirPwdVerified=835274ee

E já fora utilizado em 8 aparelhos, aos quais estam se comportando até a presente data, sem qualquer havaria, pois verificando consumo e potencia fora concluido uma boa adaptação, já que os valores tanto dos componentes como eletricos são bem próximos entre os dois CIs.

A plaquinha, utilizada no adaptador;



Imagens 3D, notem que a área de maior volume fora preenchida de uma grossa camada de estanho, aponto de servir com a função de dissipalçao do coponente, e se mostrou eficiente, mesmo estando em um local de pouca ventilação.



Bottom; Ambos aparelhos modificados, utilizavam alto-falantes de 8 ohms de imperdância, o que reflete no parágrafo acima, sobre o calor dissipado.



Para que interessar esta ai uma boa alternativa contra determinados componentes carimbados, essa alternativa pode ser aplicada em diverssos outros, bastando consultar os datasheets dos fabricantes, e buscando outro componente que tenha as mesma caracteristicas e aplicar as transformações e adaptá-los.

Márcio R.


Re: Substituindo o BA 5417 por uma TA 8227 P By: vini Date: 25 Abr 2008, 19:04
Boa Marcio, estou com um pipino destes aqui vou fazer a placa amanhã mesmo, obrigada amigo.
Páginas: 1