Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV CCE MOD-HPS2997-FS(INOPERANTE) By: Eletro-Serv Date: 14 Ago 2009, 22:43
Ola,boa noite a todos amigos eu estou com esta tv na bancadacom o seguinte defeito inoperante.
Oque já foi feito:verifiquei os componentes da fonte primaria como diiodos,802,803,804,805,C816,Q801,Q802,todos estes componentes estão ok!
Alimentaçoes...C816estar chegando 255volt,pinos do TF802 é o seguinte pinos 1-255volt,2-255volt,3-255volt,4-0volt,5-0volt,6-gnd.
Estes testes foram feitos com oa ponteira N do multimetro no neg do cap 816.
No secundario da fonte e em outros estagio nao foi constatado nenhuma alimentaçao.
  Espero que os colegas possam mim ajudar,eu agradeço muito.
Jarbas Santos
Re: TV CCE MOD-HPS2997-FS(INOPERANTE) By: RONAN Date: 15 Ago 2009, 05:37
Bom dia Eletro-Serve.

Veja amigo, o principal você não passou, ou seja, e a fonte secundária?
Sua trajetória de pesquisa foi equivocada.
Tinha que te verificado também as tensões do TEA 1507 .
E depois ter visto como estava o secundário.
Bom vamos ao que interssa?
Esse modelo, geralmente da problema nos transistores:
Q802
Q804
Q805
Posso te dizer com total tranquilidade, que 90% dos casos (quando apresenta esse sintoma), são esses transistores.

                                               
Bom dia e boa sorte!
                                                             


Re: TV CCE MOD-HPS2997-FS(INOPERANTE) By: PESIGMA Date: 15 Ago 2009, 09:33
desligue o secundario sem desligar o terra do trafo da fonte , veja se apareçe ac no secundario.
retorne
Re: TV CCE MOD-HPS2997-FS(INOPERANTE) By: Eletro-Serv Date: 15 Ago 2009, 11:16
Pesigma e Ronan,amigos sobre o Ci não é, pois eu já substitui hoje mesmo porisso não citei anteriormente,sobre os trans eu testei deu bom mais mesmo assim eu vou substitui-lo pois esses trans gostam mesmo de causar este tipo de defeito,obg pela atençao e retorno com o resultado.


Jarbas Santos
Re: TV CCE MOD-HPS2997-FS(INOPERANTE) By: RONAN Date: 15 Ago 2009, 11:42
Não é para medir, é pra trocar direto, se for medir, vai dá como bom,....................tem que trocar direto !!
Re: TV CCE MOD-HPS2997-FS(INOPERANTE) By: Eletro-Serv Date: 15 Ago 2009, 13:46
Amigao dei mais uma verificada e contatei que os Trans Q802,804,805,estao ok.
Desliguei o secundario do trafo e constatei que nao sai nenhuma alimentaçao e a alimentaçao do CI801 é a seguinte:
                           
     9,5volt's   1  ___  5   0volt
        0volt     2  ___  6   0volt
        0volt     3  ___   7   0volt
        0volt     4  ___    8   295volt's
Eu não tenho o esquema em maos vou tentar na net mais sei que a alimentaçao do CI estar,anormal.
Oque os colegas acham?

  Jarbas Santos

Re: TV CCE MOD-HPS2997-FS(INOPERANTE) By: RONAN Date: 15 Ago 2009, 16:39
Eu acho que você deve parar e respirar fundo.
Veja Eletro-serve, não precisa desligar nada.
Simplesmente ligue o cabo ac na rede, em seguida, aperte a tecla master (analógica),......se o standy by ascender, significa que a fonte está oscilando, ou seja, você está com tensão no secundário, tendo isso como lógica, seu defeito está do secundário pra frente, podendo ser aqueles transistores que eu citei (lembrando que não é para testa-los, tem que troca-los direto).
Agora se você liga o cabo ac na rede e em seguida aciona a chave power (master/analógica) e não aparece nada no secundário, nada mesmo, provavelmente você está com algum componente no primário defeituoso,  nesses casos é de praxe trocar todos os eletrolídicos (primário), verificar os resistores (principalmente de valores altos) e o própio TEA1507 (troque-o, é barato).

OBS:  Outro método importante é o seguinte:
Não demore a verificar as tensões no secundário, pois se você demorar a monitora-las, pode te confundir. Porque?
Se você estiver com um defeito no vertical, o circuito de proteção vai atuar e consequentemente as tensões no secundário vão aparecer e em seguida podem sumir, ou seja, isso pode confundir o técnico, o mesmo vai pensar que a fonte não está oscilando e vai ficar procurando o defeito no primário.
Para que isso não aconteça, o técnico tem que está com a ponteira do voltimetro já em algum ponto do secundário no ato de ligar a tv (ex: +B fly back), se aparecer o +B no ato de ligar e sumir, pode ser a proteção atuando, ou seja, pode até ser um saída vertical fudido, agora se não aparecer nada realmente, aí fica provado que a fonte não está oscilando, tendo como área defeituosa o primário.

Desculpe se escrevi demais, mas as vezes, eu prefiro assim do que falar a peça, tem muito técnico "viciado", ou seja, conserta a tv com alguma dica dada, mas na verdade não sabe porque a tv voltou a funcionar, espero que essa mensagem seja um estimulo para muitos, parar, pensar, analizar, vê como a coisa funciona, e aí então, vai perceber que não tem "bicho de sete cabeças".

                                                       Boa sorte e de um retorno. 

Re: TV CCE MOD-HPS2997-FS(INOPERANTE) By: Eletro-Serv Date: 15 Ago 2009, 20:15
Olá...Boa noite,Ronan noa tem nada sobre um numero de frases o que eu vejo é que vc tem segurança do que faz,preciamos mais e mais de pessoas assim como vc.
Agradeço pela sua atençao e sobre a fonte já constatei que é mesmo no primario,verifiquei tudo,cap's,res't,trans's,agora substitui o ci801,mais "bisonhei como diz o caipira"troquei por um usado eu acho que tambem estar com def,mais conseguir um "novo " e colocar só mim resta ele.
O secundario como citado anteriormente esta 0volt,mesmo em todo chassi após trofo,ou seja,vou trabalhar apenas no primario,smd's e esse CI citado desde do inicio.Ok.

Abraços...

Jarbas Santos
Re: TV CCE MOD-HPS2997-FS(INOPERANTE) By: RONAN Date: 15 Ago 2009, 21:16
Só pra complementar Eletro-Serve, veja o foto-acoplador,  de preferência troque-o direto.

OBS: Esse seu modelo, HPS2991  e os modelos da cce de 21' polegadas tela plana, tem dado muito problema de saída de audio , eles entram em curto (terminal que corresponde ao de alimentação está totalmente aterrado), em alguns modelos podem fazer a tv nem ligar, pois atravéz dessa linha, é que vai ser gerado os 3,3v, por isso que em alguns caso a tv não liga se estiver com o saída de audio em curto!!  (isso que eu citei é em alguns modelos, não é o seu caso, mas é sempre bom ficar atento).
 


Re: TV CCE MOD-HPS2997-FS(INOPERANTE) By: Eletro-Serv Date: 20 Ago 2009, 08:17
olá,bom dia,amigos vou adiantar o que goi feito nos ultimostrabalhos nesta tv foi trocado os diodos D 802,803,804,805 e os cap's C801,802, feito essas substituiçoes a tv voltou a funcionar mais com alguns segundos ela para e fica em stend-bey (piscando).A alimentaçao que chega no col da saida hor em funcionamento é 137 volt's e quando desarma a fonte em stend-bey fica variando o hor de 17 a 52volt,(detalhe com a poteira neg noterra do hor).
Espero orientaçoes dos colegas... eu agradeço.

  Jarbas Santos
eletro-serv
Re: TV CCE MOD-HPS2997-FS(INOPERANTE) By: Eletro-Serv Date: 23 Ago 2009, 19:47
Ronnan e colegas que estao vendo este topico,depois de todos esses analises,vou susbstitui o TH(flaybak) o que os colegas acham pode ser ele mesmo?

Eletro-serv
Re: TV CCE MOD-HPS2997-FS(INOPERANTE) By: Eletro-Serv Date: 23 Ago 2009, 19:56
Obg a todos pela a atençao por ser mais de 140 visitas,muito enteressante mais muito complicado...Amigos só tenho a agradecer a todos por todo esse apoio que todos participantes eo forum tem mim dado durante este topico e tantos outros que ja participei,eu agradeço a todos que estao mim ajudando. :police: :police:

  Jarbas Santos
Re: TV CCE MOD-HPS2997-FS(INOPERANTE) By: Eletro-Serv Date: 25 Ago 2009, 09:31
Amigos eu ja resolvi,ela estar em teste,em breve eu passo todos os detalhe com identificaçao de todos os componentes substituidos e o que foi feito.
Muito obg a todos.
  Jarbas Santos
Re: TV CCE MOD-HPS2997-FS(INOPERANTE) RESOLVIDO By: Eletro-Serv Date: 26 Ago 2009, 22:20
Boa noite,amigos  este aparelho ja estar em teste ja a dois dias entao ja posso postar como resolvido com segunrança.
Entao vamos resumir tudo oque foi feito:
recebi esta tv inoperante,depois de substitui o CI801,Q803,801,F801,FR802,FR804.Ela nao ficou mais carregando o C816,mais sem acender o stendbey,entao depois de receber muitas orientaçoes dos colegas e verificando todas as possiveis alteraçoes na alimentaçao fornecida pela fonte,contatei que os diodos,D802,803,804,805, apresentavam uma pequena fulga substitui todos por originais e junto os  C802,803 (ceramica).
Com essas substituiçoes ela voltou a funcinar o standbey,mais a fonte nao partia entao troquei os bc's Q802,804,805.Com isso a tv voltou a funcionar normalmente.
Com tudo citado acima, estou dando este topico como resolvido,agradecendo a todos que mim auxiliaram e a todos os visitantes que DEUS nos acompanhe.

Jarbas Santos  (eletro-serv)
Páginas: 1