Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
qual alto-falante é indicado para caixas amplificadas ou profissional? By: bridi Date: 01 Ago 2009, 08:38
bom dia,gostaria de saber se algum amigo,sabe me informar,se é possivel colocar alto-falante com suspensao em caixas amplificadas,desde que com a impedancia casada,corretamente.tenho um amigo que gostaria de montar um som para eventos com 4 caixas amplificadas,aproveitando os amplificadores e colocando os alto-falantes com suspensao,ligando 2 em serie para cada caixa.como não é da minha area,aguardo opiniao dos amigos.
Re: qual alto-falante é indicado para caixas amplificadas ou profissional? By: Claudio Carvalho Date: 01 Ago 2009, 18:16
Bridi.

Vamos lá!  Os alto-falantes de suspenção, podem sim ser utilizados em caixas amplificadas, mas ai depende para que fim esta caixa vai ser usada!

Veja, se for uma caixa de sub-woofer, residencial, tudo bem, pois será exigido pouco trabalho dela!

ma se é para uso profissional, ai muda de figura, uma vez que o regime de trabalho é mais intenso! Neste caso, seria usado Woofer de cone completo, ou seja, sem suspensão, para que não se rompa com facilidade!

Quando a ligação em série, ai se aplica uma lei básica de Ohm,
que ao serem ligados em série, duplica a carga ôhmica de entrada!

E se forem ligando em paralelo, reduz pela metade a carga ôhmica !

O que fará a diferença na saída de potência, será o amplificador que ele usará!

Cláudio




Re: qual alto-falante é indicado para caixas amplificadas ou profissional? By: vacari Date: 01 Ago 2009, 18:30
concordo como amigo claudio, o melhor autofalante para ser usado para som profisional é o cone seco ou sem suspensão.
Re: qual alto-falante é indicado para caixas amplificadas ou profissional? By: bridi Date: 14 Ago 2009, 08:21
obrigado aos amigos que me ajudaram a tirar minhas duvidas,um abraço.
Re: qual alto-falante é indicado para caixas amplificadas ou profissional? By: NYLSINHO Date: 14 Ago 2009, 09:47
Bom dia amigos. Ja faz algum tempo que trabalho com sonorização de pequenos eventos (Barraca de festas, quermesses etc...) e a dicas para montagem de um sistema que funcione legal,  são as segintes:
- É sempre aconselhável trabalhar com um sistema de no mínimo três canais independentes- Graves- (Subwoofer), Médios- (Drives com as cornetas) e Agudos (Tweeters).
-Os equipamentos básicos são:Uma boa mesa de som (de preferência aquelas com equalizador e efeitos acoplados), se a sua mesa for simples, é aconselhável um equalizador de no mínimo 15 bandas, um crossover (aparelho que divide as frequências graves, médias e agudas), Amplificadores (potências) e caixas de som compatíveis, ou seja um sistema de caixas para os graves, e outro para médios e agudos.Para os graves sempre são exigidas maiores potências (amplificadores mais fortes).
A vantagem de se trabalhar com vias independentes é que você "dosa" o som conforme o ambiente.
Endossando o que o Cláudio te passou, realmente o sistema de alto-falantes pra esse tipo de uso são conhecidos como "cone seco" (sem suspensão).
-Quanto ao tamanho dos alto-falantes para os graves não se iluda que um de 18" bate mais que um de 15", devido a sua dimensão.Tudo está relacionado com a correta litragem da caixa.
-Utilize sempre bons cabos nas ligações das caixas e nas interligações dos aparelhos.
-Monitore sempre a tensão do equipamento quando em uso.Uma tensão baixa prejudica seriamente a qualidade do som.
-Pesquise boas marcas de potências e periféricos. Elas te darão menos dor de cabeça.
-Se for fazer algum serviço de sonorização, leve sempre cabos de reserva. Eles costumam te deixar na mão quando menos se espera. Leve ferramentas.
Espero que as dicas possam ser úteis ao amigo e que possa faturar alguns trocados nessa área, na qual já tive muitas dores de cabeça, mas as alegrias foram bem maiores e compensadoras.
Um abraço.

Páginas: 1