Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
(RESOLVIDO) TV Kirey KTV 1430 - Brilho não atua By: Canmeira Date: 08 Julho 2009, 20:02
Prezados colegas,

Estou com problemas para solucionar o defeito do brilho não atuar nessa TV, chassis H 202. O sub-brilho atua no trimpot.

Já testei os transistores, resistores e capacitores do trimpot até o pino 3 do microcontrolador, que está com a tensão variando conforme o ajuste pelo menu.
Gostaria de uma dica de algum colega experiente porque a partir daí fiquei sem opção para a solução desse enigma para mim.

Re: TV Kirey KTV 1430 - Brilho não atua By: Almeidaf Date: 09 Julho 2009, 08:33
primeiro veja a continuidade do tripot de pré brilho.
depois veja pelo esquema, a base de q 201 recebe a referencia do micro, (3) conseguinte o seu coletor vai "variar' de acordo com a polarização da base, meça essa variação, que através de r208 vai polarizar o pino 35 do ic la 7680.  até ai coisa comum (lógica).
veja tambem o  q205 que é um amplificador de corrente constante, se nao está em curto.
siga tambem a base dele , teve ter referencia de polarização ( meu esquema esta todo borrado).
mais é por ai.

Re: TV Kirey KTV 1430 - Brilho não atua By: Canmeira Date: 09 Julho 2009, 09:28
Valeu Almeida,

Vou verificar por aqui e agradeço suas dicas.

Abraços!!!

Re: TV Kirey KTV 1430 - Brilho não atua By: Canmeira Date: 09 Julho 2009, 11:46
Almeida,

Fiz uma busca minuciosa da linha do ABL e todos os componentes sugeridos. Substitui C206 e 209; Q201; D201 testei os resistores e substitui preventivamente o trimpot, mas não consegui sucesso.

A variação de tensão no coletor do Q201 é menor que 0,2 V.


Agradeço sua atenção por aí...
   :police:
Re: TV Kirey KTV 1430 - Brilho não atua By: Almeidaf Date: 09 Julho 2009, 13:56
voce nao disse se esta variando a polarização de base do q201, ao acionar o brilho ?
se o q201 esta com  0,2v no coletor, desligue a base dele para ver se aparece 4v.
se aparecer o galho é da base dele até o pino 3 do micro.

se nao aparecer voltagem de 4v no coletor dele, veja polarização de base de q205 que dever ser  7v, para ele conduzir e aparecer voltage  no coletor de q201.           O q 205 é uma chave.     pode tentar para" teste'" jampear o coletor com o emissor dele e veja se funciona o brilho.

q205 c9v                     q201  c- 4v.
       b-7v                            b- 1,3v                  
       e- 8v                           e- 1,v
  se basei pelo esquema o que escrevo   veja tambem a tabela de voltagens dos trs no esquema.  se nao tem " mando  "
Re: TV Kirey KTV 1430 - Brilho não atua By: Canmeira Date: 09 Julho 2009, 14:28
Só tenho o esquema do chassis HCR202, modelos KTV 1414 e 2020 e tenho acompanhado muitas informações por esse. Se você puder disponibilizar, manda para eletronica7@tectonny.com.
Sobre a tensão do coletor do Q201 está com 4V. A variação nessa tensão é que vai até 4,2 enquanto ajusto o brilho pelo menu.

Vou "executar" por aqui e respondo...

Re: TV Kirey KTV 1430 - Brilho não atua By: Almeidaf Date: 09 Julho 2009, 14:49
eu me baseio por esse mesmo que o seu, pensei que o seu nao estivesse em ordem.
Re: TV Kirey KTV 1430 - Brilho não atua By: Canmeira Date: 14 Julho 2009, 11:15
Prezado Almeida,

Infelizmente não consegui resolver o problema de controle de brilho nessa TV. Especificamente com relação às dicas, informo que a tensão do pino 3 do micro variava de acordo com o ajuste, mas a variação do brilho na imagem é que ficava quase imperceptível.

O cliente, precisando da TV, preferiu aceitar com o ajuste obtido no trimpot. Como o contraste está funcionando legal, não tivemos problemas em chegar a um acordo.

Agradeço suas dicas e espero retribuir qualquer dia.




:police:  :police:  :police:  :police:  :police:
Páginas: 1