Forum TecTonny Vídeos Games
Páginas: 12
Reballing dos BGAs. By: tronis Date: 01 Julho 2009, 17:08
Ola amigos do forum. Gostaria de iniciar aqui debate construtivo claro, sobre reballing dos processadores BGA. Sabemos que os e celular são fáceis por serem pequenos e com poucos pontos, mas os maiores como os das placas de Playstation2, não são fáceis. Como estou no ramo de manutenção destas placas e também de outros v.games não tenho como evitar então uso uma técnica um pouco rudimentar ma resolve já que a maquina a laser  computadorizado só no sonho srsrsr. Uso a fôrma universal que a raiolaser no paraguay vende, o kit esferas pasta etc. improvisei também um forno pra fixar as esferas no ci BGA antes de coloca-lo na placa. Mas como disse é uma técnica bastante difícil por gastar muito tempo e não tem 100% de garantia. Penso que se unirmos na busca de um modo mais pratico vai ser bom pra todos. Coloque sua sugestão ou duvidas na resposta. Abraço a todos. Mário.
Re: Reballing dos BGAs. By: lacerdasuntzu Date: 01 Julho 2009, 23:00
Olá amigo, eu também tenho feito mas de um modo um pouco diferente, ao invés do forno eu tenho usado uma base com uma pistola de ar quente por baixo, como se fosse um preheater, tem resolvido.Mas a forma eu ainda não comprei to colocando as esferas na marra com pinça, to vendo se eu vou comprar na raiolaser mesmo ou então no ebay, tem até um pessoal vendendo no mercadolivre a forma e os stencil, mas tá muito caro lá, já no ebay tem umas formas mais práticas e já vem com os stencil e esfera. Quanto a técnica de trabalho ainda não vi ninguém fazendo diferente(de uma forma mais prática) a única diferença é que tem local que vende o bga já com esfera, aí fica mais rápido e tem uns vídeos no youtube amostrando um molde já com esfera é só você alinha-lo aquecer, retirar o molde e já está com o bga pronto para soldar, só que é descartável.
Agora pra alinhar eu tô vendo pra comprar aqueles microscópios usb pra poder deixa los bem alinhados, por enquanto só no olhômetro mesmo.
E dá uma olhada no ebay que lá a IRDA tá bem mais barata o meu medo é ficar preso na alfandega, adiciona meu e-mail pra podermos trocar informações sobre isso

lacerda_sun_tzu@hotmail.com

   
Re: Reballing dos BGAs. By: lacerdasuntzu Date: 01 Julho 2009, 23:09
E outra coisa teve um colega meu que tentou fazer reflow em um xbox na oficina exagerou empolou a placa, aí andei dando uma olhada sobre estudos e estavam falando muito sobre o choque térmico, tu tá na bancada com o ar condicionado a 24 graus e mete a estação a 200 e pouco 300 e a placa vai chiar muito, aqui eu faço gradativamente até ultrapassar o ponto de fusão da solda sem chumbo que é de 227 graus e o da com chumbo é de 180 graus. Se você quiser eu te mando umas informações de bga, só que tá tudo em inglês. Valeu.
Re: Reballing dos BGAs. By: tarcisio Date: 09 Julho 2009, 13:00
oi lacerdasuntzu posso te adicionar no e-mail? to precisando de umas dicas sobre desbloqueio.
obr.
Re: Reballing dos BGAs. By: lacerdasuntzu Date: 10 Julho 2009, 00:14
Pode tranqüilo.
Re: Reballing dos BGAs. By: juniorhitec Date: 17 Maio 2010, 22:40
 Pessoal tá ai uma coisa que eu realmente preciso aprender a trabalhar, nem que seja na forma mais rudimentar como disse o colega acima...
Eu trabalho com notebook e VG e realmente hoje em dia pra trabalhar no ramo a gente precisa trabalhar com as benditas BGA´s... porém, é aquela história, ferramentas caras e sem fabricação por aqui.
  Se alguém puder dar algumas dicas de solda bga mesmo que seja no método rustico eu agradeço!!! valeu!
Re: Reballing dos BGAs. By: lacerdasuntzu Date: 18 Maio 2010, 00:55
ôpa beleza, eu acabei comprando uma IRDA a t870A demorou mas chegou, tanto que ainda tenho serviço aqui atrasado, bom essa estação cumpre o que promete dentro do possível. Tenho tido muito mais facilidade para retrabalhar os bgas. Mas mesmo assim não largo a estação de ar quente, ainda confio mais nela  do que na IRDA. Falta mais confiança. Uma dica que te dou é compre algumas sucatas de notebooks, pois os bgas de vídeo-games tirando os do xbox360 são maiores e muito mais resistentes a calor, já os de notebooks são mais sensíveis tanto as placas como os cis. Senti uma grande diferença entre trabalhar com placa mãe de notebook e com de vídeo-game. Mas já tô conseguindo trocar e ás vezes até mais de 3 vezes para testar os bgas para ver se estão bons, mas só na IRDA pois na estação de ar quente a placa sofre muito. Bom eu comecei aqui com uma pistola de ar quente, uma estação de ar quente uma base e um bom termômetro. E outra coisa, depois de trocar alguns bgas sem sucesso dei mais importância a luvas para evitar estática, tenho percebido que melhorou bastante a porcentagem de sucesso na troca, e graças a Deus a taxa de acerto com a IRDA aumentou bastante de 10 dá para recuperar 8 no mínimo. E muito cuidado na hora de retirar o bga, principalmente os que tem cola dos lados, se puder compre o removedor de resina(tem no mercadolivre), pois tenho pego uns aqui que estão meio osso de retirar com essa cola sem o removedor. Qualquer coisas estamos aí.
Re: Reballing dos BGAs. By: juniorhitec Date: 19 Maio 2010, 14:49
  lacerdasuntzu será que eu posso add você no msn??? preciso de umas informações mais são varias coisas que ficam difíceis de perguntar por aqui... e também estou com algumas idéias aqui...
Re: Reballing dos BGAs. By: lacerdasuntzu Date: 19 Maio 2010, 20:40
Cara adicionar pode sim. O difícil sou eu ficar on, quase não tenho tempo, de noite é mais fácil me achar no msn. Valeu grande.
Re: Reballing dos BGAs. By: nandogames Date: 20 Maio 2010, 11:38
ola pessoal trabalho na area de video games  a mais de 10 anos , posso dizer que fui uns dos pioneiros no ramo tive loja na galeria page e por fim na florencio de abreu , nao quero desanimar ninguem mais eu simplesmente parei , meu nome é nandogames sou proprietario da neotecnologia , site www.playstation2.com.br . uma dica que deixo é nao saturar o componente /solda com pistolas isto so piora toda situacao , a melhor forma para fazer o refluxo é usar o fluxo de solda por baixo do componente , usar uma base como apoio , pode ser feita de madeira aonde tem os conectores , faca o recorte na madeira para deixar a placa mais apoiada possivel . com a pistola ou mesmo o soprador faca um pre aquecimento em toda a placa por 30segundos , depois vai aquecendo o componente cpu /gpu em movimentos circulares 30 segundos e cada por 4x , depois faça um aquecimento geral com a pistola mais distante de deixe a placa descançar por 20 minutos . isto foi o melho resultado que obtive no metodo custo /beneficio , fora isto tem que partir para o rebaling, comprar a forma (molde) as esfera e aprender a fazer lendo tutoriais e vendo no youtube . lembrando que para o rebaling a situacao é outra precisa de pre aquecedor por baixo , estacao de solda bga programavel com subida de temperatura em varias amplitudes etc etc , infelizmente nao é nada facil . os equipamentos de hoje dia estao cada dia piores , os componentes trabalhando no limite , parece que é de proposito mesmo para dar defeito , e a gente fica de maos amarradas . precisando de algo so chamar ate +
Re: Reballing dos BGAs. By: juniorhitec Date: 20 Maio 2010, 14:50
 Pow Nando que legal cara já tinha frequentado teu site antes!!!
Valeu pelas dicas, eu tenho estudado muito sobre isso... Você falou tudo quando disse que parece que os caras fazem de sacanagem "pra dar pau mesmo" parece que é memos!!!
  Mas... me diz uma coisa, você não está mais trabalhando com isso, não entendi quando você disse:

 
Citação de: nandogames online 20 Maio 2010, 11:38
ola pessoal trabalho na area de video games  a mais de 10 anos , posso dizer que fui uns dos pioneiros no ramo tive loja na galeria page e por fim na florencio de abreu , nao quero desanimar ninguem mais eu simplesmente parei...

Re: Reballing dos BGAs. By: nandogames Date: 23 Maio 2010, 18:54
Cara eu ja estou na area de eletronica a 30 anos , comecei cedo rs rs com 10 anos ja trabalhava de ajudante tecnico perto de casa , trabalhei no ramo de consertos de som e TV , audio profissional , iluminacao etc , e por fim fiquei 14 anos no ramo de video games . nao tenho o que reclamar da area pois todo meu patrimonio foi construido em cima de vide games .. mais isto foi na epoca da vaca gorda , mega drive , nintendo , ps1, ps2 . Muitos fizeram a vida com este videos games .
O problema nao é fazer o reballing ate ai tudo bem , O problema é saber se o componente está bom , ai que esta o risco , nao temos como saber ate que ponto o componente esta comprometido .
Tem que fazer todo o servico deixar em teste , mesmo assim o retorno é muito grande . Para quem faz ate 5 a 10  aparelhos por mes e tem tempo para isto blz, mais no meu caso tinha 100 aparelhos mes .
Chegou um momento que virou um inferno , 400 - 500 aparelhos na praça , rezando para nao voltar e o pior cada cliente pensa de uma maneira, alguns acham que voce tem que resolver o projeto da mico .Muito complicado
A empresa continua operando e o site tambem , porem tudo virtual , com moto boy retirando o aparelho na residencia do cliente . eu vendi minha parte para o meu socio o pablo . vou 1 x por semana resolver alguns pepinos para ele . A oficina fisica nao existe mais , tudo foi para outro local .

Re: Reballing dos BGAs. By: mabbauru Date: 24 Maio 2010, 17:10
Ola pessoal, gostaria de participar dessa discuçao tb , acabo de comprar uma ACHI IR¨6000 e tenho muitas duvidas sobre a maquina, ainda estou na fase de testes e para tirar BGA pequenos tipo 2x2 cm e muito facil, porem na hora de partir para a GPU do xbox a coisa complica um pouco, entao que ai ja tem estaçao e tem uma boa CURVA de temperatura pra xbox pode me dar um toque, vou passar a configuraçao que eu estou usando.

tempo                   
Re: Reballing dos BGAs. By: juniorhitec Date: 26 Maio 2010, 22:34
 Nandogames você deve ter conhecido uma empresa do meu pai da época das vacas gordas a TUTY GAMES, lembro que ele fazia anuncio de 2 paginas no meio da revista... era uma distribuidora mto grande na época!!! (EPOCA BOOOOAAA) :o
Então Nando entendo teu ponto de vista... é mto complicado mesmo!!! se vc puder me add no msn pra gente trocar idéia valeu? abraço!

  Mabbauru 2 perguntas cara! vc é de Bauru??? rsrs outra pergunta... será que vc pode conta pra gente quanto pagou na estação??? abraço!
Re: Reballing dos BGAs. By: mabbauru Date: 27 Maio 2010, 11:18
Para o amigo que quer saber o preço da estaçao IR 6000, comprei no Ebay, paguei 1200 dolares mais 250 dolares de transporte , e mais R$520,00 reais na receita federal.

Pessoal a maquina e meio complicada pra quem nunca viu porque tem muitas regulagens, depois de uns dias mexendo agora sei como funciona ela toda, ja aprendi a programar e regular os tempo, so que ainda nao to conseguindo fazer os trabalhos facilmente, ontem mesmo detonei uma GPU com a regulagem que eu achei que estava boa , acabou estufando a GPU, o que eu preciso mesmo e saber o quanto de tempo e temperatura aguenta uma GPU, e do resto e iir treinando e pegando o jeito da maquina.
Re: Reballing dos BGAs. By: antonioelenildo Date: 01 Set 2010, 07:20
Olá amigo acabei de comprar essa Ir6000, e estou com dificuldades pra configurar o tempo e as curvas de temperatura porque ainda não entendi muito bem, mas ja estou conseguindo retirar alguns chipset, trabalho com notebooks, se o amigo puder me ajudar com algumas dicas ficarei bastante agradecido, e fique à vontade pois estou pronto a retribuir o favor
Re: Reballing dos BGAs. By: sidney_hermesson Date: 02 Março 2011, 21:29
Mabbauru, estou com uma Achi IR 6000 e estou tendo dificuldades para ler o manual em ingles,vc sabe me responder onde eu posso conseguir um tuto em portugues ou alguem pode me dar dicas sobre regulagem pois gostaria de trabalhar com o processador do play3 e é meio díficil conseguir esses processadores para teste.... :-\
Re: Reballing dos BGAs. By: mabbauru Date: 03 Março 2011, 10:01
Ola amigo, infelizmente eu nao trabalho mais com essa maquina, percebi que por melhor que seja o rebaling, o console funciona por pouco tempo, o problema esta no proprio console, entao nao adianta voce arrumar porque o defeito vai voltar mesmo, ja vendi a maquina tem um bom tempo, mas parece que no forum da RAIO LASER eles tem um esquema bem detalhado dessa maquina , da uma olhada por la , boa sorte .
Re:Reballing dos BGAs. By: eletrosantos Date: 10 Abr 2011, 22:56
sinceramente.nao gostei dessa maquina,(ir6000),o pre quecedor dela e muito pequeno, e a placa tem que ser aquecida toda por igual,se nao ela empena e danafica,usei ela um mes, e vendir .montei a monha propia,e ta funcionand beleza.
Re:Reballing dos BGAs. By: mmassoli@hotmail.com Date: 19 Junho 2011, 09:47
Citação de: wilson carlos online 10 Abr 2011, 22:56
sinceramente.nao gostei dessa maquina,(ir6000),o pre quecedor dela e muito pequeno, e a placa tem que ser aquecida toda por igual,se nao ela empena e danafica,usei ela um mes, e vendir .montei a monha propia,e ta funcionand beleza.

Como assim montei a minha propria ?

Vamos dividir essas ideias.
trabalho com pistola de ar quente, retifica de ar e forno eletrico.
Ando pensando em comprar somente a lampada do infra, pois as lampadas halogenas acho exagerado e nunca as usei.
Páginas: 12