Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Monitor PROVIEW X558 Dá alta e desliga em seguida By: Jabo Date: 26 Junho 2009, 20:37
Aparelho: Monitor
Marca: PROVIEW
Modelo: X558
Defeito: Dá alta e desliga em seguida


Desligando o pino 28 do micro (SUSPEND), ao aumentar a SCREEN dá trama, sem OSD. Porém, tensões de BRILHO e CONTRASTE ficam no zero.

Quem puder ajudar, desde já agradeço.


Obrigado a quem puder ajudar.
Acrísio

Re: Monitor PROVIEW X558 Dá alta e desliga em seguida By: brunoquarelo Date: 26 Junho 2009, 21:14
olha o correto é trabalhar com o pino 28 ligado porem vc já tirou de suspeita a fotne area horizontal e vertical


como estão o Q512, Q513 e o regulador de 12V IC503?

como que ficam as tensões de 77V, 55V, 15.2V, 7.2V e -12v com o pino desligado e com ele ligado?



pelo jeito vc esta usando o esquema né?
Re: Monitor PROVIEW X558 Dá alta e desliga em seguida By: Jabo Date: 27 Junho 2009, 10:34
Bom Dia, Bruno!

Semicondutores sugeridos estão OK.

Tensões também, com ligeiro aumento (na casa de 10%), quando sem consumo (ou seja, com os pinos 28 e 29 ligados).

Desde já, obrigado!

Acrísio
Re: Monitor PROVIEW X558 Dá alta e desliga em seguida By: Paulão Date: 27 Junho 2009, 11:14
Confira a placa de video, possivel mau contato nos terminais do ci saida de video, ou conectores de cabo e tubo, ok,
Re: Monitor PROVIEW X558 Dá alta e desliga em seguida By: Jabo Date: 29 Junho 2009, 21:57
Caros Bruno e Paulão:

Infelizmente, as ações sugeridas não surtiram efeito. Aguardo novas sugestões.

Se mais alguém puder ajudar, antecipadamete agradeço.

Não sei se ajuda, mas o LED frotal fica piscando, independete se os pinos 28 e 29 estejam ou não ligados.

Boa Noite a todos!
Re: Monitor PROVIEW X558 Dá alta e desliga em seguida By: brunoquarelo Date: 29 Junho 2009, 21:59
aaaaaaaaah


verifique o seu cabo ele não esta recendo informações vindas da cpu, por isto a tela branca
Re: Monitor PROVIEW X558 Dá alta e desliga em seguida By: Jabo Date: 30 Junho 2009, 14:35
Caro Bruno, Boa Tarde!

O cabo já havia sido medido, mas em atenção à sua sugestão, monitorei os sinais com o osciloscópio e todos eles estão presentes na placa do cinescópio (entrada do CI, sinais R,G e B) e na placa principal (sinais V-sinc e H-sinc).

Deixe-me fazer algumas considerações: ao ligar o monitor, o micro comanda o oscilador horizontal, o qual provoca a geração de alta-tensão. Como falta alguma informação de realimentação nele, o mesmo corta o oscilador. Esta informação realimentada pode ser via pinos ou via barramento de clock e dados. Como não conheço os princípios de funcionamento deste modelo, imagino que seja via  pinos pois o barramento de dados, pelo menos em relação à resposta a iniciar a oscilação, aparentemente está normal. Caso seja alguma informação realimentada via pinos, qual seria?

Continuo aguardando sugestões (meu baú de soluções já se esgotou) e antecipadamente agradeço.

Acrísio
Re: Monitor PROVIEW X558 Dá alta e desliga em seguida By: Paulão Date: 30 Junho 2009, 15:00
Vamos dar um repassada:
O que vc ja fez e com o esta a situação agora?
qual era o defeito original e e que vc achou errado ou trocou pra testar?
to aguardando!
Re: Monitor PROVIEW X558 Dá alta e desliga em seguida By: Paulão Date: 30 Junho 2009, 15:33
Condições basicas para funcionar:
na placa de video:
sinais de rgb no conector de video, tensão de G1 50 volts negativo com pulso h,  70v para alimentar o ci saida de video, 12 v para alimentar o ci processador de video e 7v filamento.
se apresenta tela branca estou considerando que fonte e circuito de alta tensão estão ok bem como correção de largura, certo.

Re: Monitor PROVIEW X558 Dá alta e desliga em seguida By: Jabo Date: 30 Junho 2009, 16:13
Citação de: Paulão online 30 Junho 2009, 15:00
Vamos dar um repassada:
O que vc ja fez e com o esta a situação agora?
qual era o defeito original e e que vc achou errado ou trocou pra testar?
to aguardando!

Obrigado pela atençaõ!

Em relação a estas formulações, basta ler as mensagens. Tenho trama, sem OSD, sem tensões de BRILHO e CONTRASTE, desde que desligue os pinos 28 e 29 do micro. Sem desligá-los, o monitor arma (dá alta tensão e tensões auxiliares) e logo em seguida desarma. Este é o defeito original e nada foi trocado até o momento! Em relação à sua sugestão de ressoldar a placa do cinescópio, como mencionei, foi feito, embora não aparentasse nenhum mal contato.

Citação de: Paulão online 30 Junho 2009, 15:33
Condições basicas para funcionar:
na placa de video:
sinais de rgb no conector de video, tensão de G1 50 volts negativo com pulso h,  70v para alimentar o ci saida de video, 12 v para alimentar o ci processador de video e 7v filamento.
se apresenta tela branca estou considerando que fonte e circuito de alta tensão estão ok bem como correção de largura, certo.


De acordo com suas ponderações acima, tenho os sinais de RGB, como mencionado e todas as tensões citadas somente aparecem com os pinos 28 e 29 do micro levantados, porém, como BRILHO e CONTRASTE estão em 0 V, o amplificador de RGB não tem como entregar nenhum sinal. Isto é o que penso, porém se tiver errado em alguma coisa, esteja a vontade para corrigir.

Um abraço e mais uma vez obrigado!

Acrísio
Re: Monitor PROVIEW X558 Dá alta e desliga em seguida By: Paulão Date: 01 Julho 2009, 16:37
Olhando o esquema com mais calma eu vi o seguinte:
o pin 28 e 29 fazem a chave lig do monitor, qdo não ha sinal de video vindo do compu..dor, SDA E SCL, ela desliga automaticamente, com ela deslig. se ja é possivel ver q tem imagem ou condição para imagem, trama vertical e horiz funcionando normalmente, os sinais H e V chegando nos pinos 41 e 42, e saindo pin 33 e 34, sinais SDA e SCL chegando e saindo pin 10 11 12 e 13, acredito que o micro pode estar ruim,
mas faça o seguinte,
o led piscando pode ser aviso de defeito em setor importante como o de alta tensão e +B, ligue os pinos 28 e 29, desligue TSHoriz. e ligue o monitor com o sinal de video, veja se o led para de piscar e sinal se mantem na base do TSH e se tem sinal de video no terminal do tubo. coloque o resultado, ok
Re: Monitor PROVIEW X558 Dá alta e desliga em seguida By: Paulão Date: 11 Julho 2009, 09:34
E então Acrisio, vc conseguiu resolver este defeito? :laugh:
Re: Monitor PROVIEW X558 Dá alta e desliga em seguida By: Jabo Date: 11 Julho 2009, 10:54
Obrigado pela atenção, Paulão!

Não, não consegui resolver o problema. Tentei monitorar sinais de SCL e SDA entre o micro e a memória e também no outro barramento, porém estavam mortos. Como não tinha um micro para testar e o cliente ficou sem paciência de esperar, tiver que devolver o monitor para ele no estado.

Agradeço a atenção de todos que tentaram me ajudar.

Acrísio

Páginas: 1