Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
(RESOLVIDO) som sony mhc dx90 entra em proteçao By: PESIGMA Date: 23 Junho 2009, 13:35
Aparelho: som
Marca: sony
Modelo: mhc dx90
Defeito: entra em proteçao


este som entrou em minha oficina com um capacitor do regulador de 12 volts estufado eu troquei com cuidado e liguei o aparelho e apareçe proteçao no painel, desmontei a parte do audio e desliguei a saida ligou normal comprei a saida 50,00 pila e coloquei e continuou com a proteçao tinha um diodo zener de 18volts em curto troquei montei e cntinua ciom proteçao
achei um resistor de 1 r aberto troquei o resistor e por precauçao leguei para loja e troquei o stk coloquei tudo com cuidado, elogico tirei os capacitorzao e descareguei eles fora da placa por ja tive esperiencias amargas,
coloquei tudo com cuidado e ligue , advinha continua em proteçao , esmontei tudo de novo e nao vi mais nada aberto ou em curto o
alguem pode me dar uma luz pois agora fiquei preocupado.


Obrigado a quem puder ajudar.
pesigma

Re: som sony mhc dx90 entra em proteçao By: Canmeira Date: 23 Junho 2009, 15:26
Pesigma,

Tenha certeza que o resistor que você achou aberto é de 1R porque os que abrem, nesses casos, são os de 100R, mas as cores são praticamente ilegíveis.

Se você tiver a tensão alta da fonte principal em um dos lados desse resistor então é de 100.

a importância dessa informação é que a partir desse resistor que vai para a proteção.



Boa Sorte!!!
Re: som sony mhc dx90 entra em proteçao By: PESIGMA Date: 23 Junho 2009, 17:08
COLEGA EU TABEM TROQUEI OS CAPACITORES QUE VAI PERTOdo saida e troquei 2 resistores de 100 r que vai perto dos capacitores grande da fonte o aparelho liga quando aperto power liga mas em seguida da um clique e entra em proteçao eu estou desde da manha neste aparelho e nao vi assim alguma coisa que podesse dar este tipo de problema alguem poderia me dar um help pois o cliente ja veio duas vezes na oficina buscar e nao esta pronto;
com o oscilo monitorando a saida eu vejo o audio saindo mas corta
Re: som sony mhc dx90 entra em proteçao By: Canmeira Date: 23 Junho 2009, 17:40
Nesse caso seu problema está em um dos transistores da proteção, ou sua saída veio com problema.


Abraços,



Re: som sony mhc dx90 entra em proteçao By: PESIGMA Date: 23 Junho 2009, 18:15
positivo colega pelo menos eu tirei a saida e funcionopu e nao acionou a proteçao.
vou trocar amanha,
e retorno,.
Re: som sony mhc dx90 entra em proteçao By: brunoquarelo Date: 23 Junho 2009, 20:37
com o esquema tudo fica mais facil

http://www.4shared.com/file/102543616/170cd521/SOM_SONY_MHC-DX90.html?s=1



veja se é este mesmo tinha outras versões com o mesmo modelo
Re: som sony mhc dx90 entra em proteçao By: PESIGMA Date: 24 Junho 2009, 10:32
vou trocar a saida por uma nova e ver que da troquei todos os capacitores menos os grandao e agora vou por a saida nova e ver que da, e depois retorno.
Re: som sony mhc dx90 entra em proteçao By: PESIGMA Date: 25 Junho 2009, 12:52
troque a saida epor incrivel que pareça continua acionando a proteçao entao nao e saida
ja troque todos os capacitores da placa do audio e verif todos os resistores    no ic 401 esta aparecendo uma tensao de 5 volts no pino 82 quando ligo o aparelho a tensao cai e chego a ouvir o chiado
do radio e em seguida corta. alguem pode me dar uma luz.
agora deu branco
Re: som sony mhc dx90 entra em proteçao By: ximelo Date: 25 Junho 2009, 13:00
Monitore a parte que faz a proteção. É ela que faz o som desligar. Provavelmente ainda está chegando algum nível DC nesta etapa ou ela está comprometida fazendo o som desligar mesmo quando tudo OK.Abraços.
Re: som sony mhc dx90 entra em proteçao By: PESIGMA Date: 25 Junho 2009, 13:24
olha eu consegui que o audio apareçeu mas em volume baixo
no 14 quando eu aumento entra em proteça minha caixa e de 8 ohoms.
bom agora e que eu preciso da ajuda dos colegas.

Re: som sony mhc dx90 entra em proteçao By: Almeidaf Date: 25 Junho 2009, 13:39
Pessigma, escreve as peças que voce trocou  o numero delas  para a gente se posicionar quanto ao problema, visto que essa proteção desse aparelho é um tanto complexa.
veja  pelo esquema  postado acima.
Re: (RESOLVIDO) som sony mhc dx90 entra em proteçao By: PESIGMA Date: 25 Junho 2009, 14:38
sumiu almeida nunca mais vi voce por estas bandas ,
o componente que me tirou do serio
foi q 505 em curto coletor e emisor
graças a deus o obrigado pela força pessoal e vamos para proxima.
Páginas: 1