System Toshiba MS 6526CD Mecânica com Defeito

Iniciado por najakkroks, 27 Novembro 2012, 13:14

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

najakkroks

Aparelho: System
Marca:    Toshiba
Fabricante:    
Modelo:   MS 6526CD
Defeito:   Mecânica com Defeito

O aparelho encontra-se com a mecânica travada:

Logo após ligar, a bandeja da Unidade Ótica tenta subir mas fica travada. Se empurrarmos uma das rodas dentadas para o sentido correto, ela pega o embalo e sobe corretamente.

Após isso, a gaveta tenta abrir e fechar, mas a engrenagem que é acessível pelo lado realiza movimentos repetitivos de ida e volta, curtos. E não aciona nada...

Gostaria de saber se os colegas já viram problema semelhante e se já obtiveram soluções para isso.

Lí em outro tópico sobre substituir os resistores 587 e 588 de 15R para 2R2. Tentei e não obtive sucesso.

Muito obrigado pela atenção!


Agradeço a quem puder ajudar.
Rui
  • Localização desse usuário é: São Paulo/SP
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 02 anos.

Sergio Freitas

Já desmontou, lavou, lubrificou e trocou as correias da mecanica?
  • Localização desse usuário é: Mongaguá - SP
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 43 anos.
Só respondo a quem está com o perfil completo, com Cidade, Estado e tempo de experiencia.

najakkroks

Sim, já fiz isso...

O esquisito é que quando eu fui montar novamente, ele emperrou e não quis recolher a gaveta, nem forçando com as mãos...
Tive que tirar uma das engrenagens do ponto para poder fazer isto. Não faço idéia do que está acontecendo...
  • Localização desse usuário é: São Paulo/SP
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 02 anos.

Sergio Freitas

  • Localização desse usuário é: Mongaguá - SP
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 43 anos.
Só respondo a quem está com o perfil completo, com Cidade, Estado e tempo de experiencia.

najakkroks

Oi, Sérgio!

Desculpe a demora pra responder. Então, já havia assistido este vídeo e segui as instruções dele passo-a-passo...
Será que devo trocar o conjunto todo por um novo? Digo, engrenagensm, gaveta, unidade e etc?

Abraço,

Rui
  • Localização desse usuário é: São Paulo/SP
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 02 anos.

Sergio Freitas

Pode ser motor com curto parcial e dependendo de muita corrente, coisa que a fonte não suporta.

Ai é facil de ver, veja se a tensão do motor de carregamento altera quando carregando.
  • Localização desse usuário é: Mongaguá - SP
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 43 anos.
Só respondo a quem está com o perfil completo, com Cidade, Estado e tempo de experiencia.

Júnior Zambon

Olá!

Um ponto importante também que deve ser verificado nessa mecanica são os dois trilhos laterais da unidade optica, os que se movem um ao contrario do outro fazendo a unidade subir e descer. De preferencia, retire estes dois trilhos e lave com sabão em pó para retirar toda a graxa existente neles. No local onde eles correm na mecanica, retire também toda a graxa com um papel ou pano, Aplique graxa SOMENTE nos pinos dos trilhos e nos pinos da unidade que correm nons trilhos.

Já consertei muito deste modelo e todos eu fazia isso, sempre funcionou bem!!

Há também uma modificação que fazia nestes mecanismos usando uma mola para ajudar na hora de subir a unidade optica que funcionava muito bem também

Abraços amigo

Júnior Zambon

Guarapari - ES
  • Localização desse usuário é: Guarapari - ES
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 30 anos.

najakkroks

Olá, pessoal!

Ségio, se o motor de carregamento for o que eu penso (que usa uma correia para se conectar a uma das engrenagens), o valor de tensão nele varia muito. Máximo é de 4,95 Vdc e mínimo de -1,54 Vdc. E, como disse, a engrenagem que é acessível com os dedos (no vídeo o rapaz a utiliza para abrir a gaveta), fica indo e voltando em espaços curtos de tempo.

Júnior: Origado pela dica, vou tentar fazer algo neste sentido.

Outro detalhe que esqueci de comentar é que no visor do som aparece a mensagem "CD ERROR"

Abraços,

Rui
  • Localização desse usuário é: São Paulo/SP
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 02 anos.

Sergio Freitas

Verifique a temperatura do IC driver dor motor, se estiver aquecendo muito tudo indica que é o motor, ou então a correia muito justa.

Outro teste que pode fazer para ganhar tempo é deixar o motor livre e medir a tensão para ver se ela flutua, depois exerça uma pressão no eixo sempre monitorando a tensão.

Confira também a tensão na entrada do IC driver, veja se ela altera. Se alterar ai seu problema é fonte.
  • Localização desse usuário é: Mongaguá - SP
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 43 anos.
Só respondo a quem está com o perfil completo, com Cidade, Estado e tempo de experiencia.

najakkroks

Olá, Sergio!

Realizei os testes indicados por você. Não detectei nenhum aquecimento anormal (ao menos creio que não) no CI driver do motor.

Ao tirar a correia e ligar o equipamento com o motor livre, a variação de tensão que havia antes, parou.
A tensão se estabilizou em 7,04Vdc quando o motor girava para um lado, e -7,03Vdc quando gira no sentido oposto; ao colocar pressão no eixo, ambas as tensões caem muito pouco, atingindo 6,98Vdc para ambos os lados, mas acho que isto é normal, certo?

Abraços,

Rui
  • Localização desse usuário é: São Paulo/SP
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 02 anos.

Sergio Freitas

  • Localização desse usuário é: Mongaguá - SP
  • Minha forma de trabalho é Free Lance
  • Tempo de Experiência em bancada: 43 anos.
Só respondo a quem está com o perfil completo, com Cidade, Estado e tempo de experiencia.

najakkroks

O pior é que não está, Segio...
Ela até aparenta estar com folga, acredita? Vou tentar remontar toda a mecânica do som de acordo com o manual da propria Toshiba pra ver no que dá!

Muito obrigado pela ajuda, Sergio e todos os outros!

  • Localização desse usuário é: São Paulo/SP
  • Minha forma de trabalho é Trabalho em casa
  • Tempo de Experiência em bancada: 02 anos.

Siatec®

 Nao tenho certeza  se este chassis eh o mesmo  mas  se  for  vai ai uma dica 
na pci lateral  tem uma resistencia   se nao me engano  R 857  ou algo parecido.

mude ela para vlres mais baixos  tipo  4r7  3 wts  etc  2r2 etc  de uma olhada.        devido a falta de corrente   ela  comeca a dificultar justamente o carregamento da  mesa  da unidade optica    ou  seja  nao  consegue   subir a mecanica.

abre  e fecha gaveta normal   -  gira  etc  mas  dificuldade levantamento.            elas  sao  faceis  de identificar   ficam na pci lateral e estao  mais altas  que as outras resistencias. 
  • Localização desse usuário é: Campo Grande - Ms
  • Minha forma de trabalho é Loja Autorizada
  • Tempo de Experiência em bancada: 39 anos.
Não respondo nada fora do Forum

Similar topics (5)