Forum TecTonny TV LCD - LED ou Plasma
Páginas: 12
Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: fernando.az Date: 14 Fev 2013, 00:30
Aparelho: Plasma
Marca:    Samsung
Fabricante:    
Modelo:   PL51D491A4G
Defeito:   Não liga

Chegou esta TV com a Main Board chamuscada, principalmente perto dos conectores HDMI. A cliente diz que queimaram vários aparelhos, e que veio pela TV à cabo.

Enfim, trocada a placa, a TV fica em stand-by, com o led do painel aceso vermelho. Pressionando o power nada acontece (na verdade é touch). O led interno permanece apagado. Existem as tensões de PS-ON (3.3V) e Stand-by (5.3V). Desliguei a alimentação do Y-SUS  e continua igual.
Desconfio logo da placa lógica?

Desde já agradeço.


Agradeço a quem puder ajudar.
Fernando

Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: joarez siczkoriz Date: 14 Fev 2013, 00:48
Testou a fonte externamente gerou  todas  as tensões ??? a Main Unit que  foi trocada e de confiança ???






  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: fernando.az Date: 14 Fev 2013, 01:15
Não testei ainda, estou procurando o manual de serviço para bater os pinos certinho, mas não to achando. Será que o resistor de 100ohms do PS_ON pra 5v resolve? Esse PS_ON não era pra estar com 0v, em Stand-by?


Obrigado.
Fernando.
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: joarez siczkoriz Date: 14 Fev 2013, 01:18
isso  varia de  uma logica para outra  algumas  são 5V ao PS ON atraves de  resistor de 100R outras  PSON ao GND 








   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: fernando.az Date: 14 Fev 2013, 23:41
Testei a fonte externamente, e as tensões existem e estão segurando uma carga que eu coloquei (mas que não sei se é adequada, pois não tenho mais especificações sobre ela). De qualquer forma, não parece estar aí o defeito.


Como eu disse antes, ela não sai de stand-by, mas não sai mesmo, pois acionando o power ela não faz nada. Desconfiei até da plaquinha dos sensores touch, será que pode ser? E também à respeito do led interno ficar apagado, será que é o processador?


Fico no aguardo dos colegas.


Obrigado,
Fernando.
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: joarez siczkoriz Date: 15 Fev 2013, 00:52
Deixe  Somente  fonte Main unit e control Board  as demais  desligadas e verifiquei se  ira ao menos  ligar com Audio

   Joarez Siczkoriz
 
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: fernando.az Date: 19 Fev 2013, 23:24
Joarez, fiz o teste, o defeito se mantém. Não sai de stand-by em momento algum... Há mais algo a tentar?
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: joarez siczkoriz Date: 19 Fev 2013, 23:35
Não existe  esquema desta  fonte  terá que usar como Base  Datasheet de Cada  Ci Usado e  Correr  atrás do defeito , procure se atentar ao PFC Oscilador de  VS ,Va proteções de OVP e OCP !!






  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: fernando.az Date: 19 Fev 2013, 23:48
Pois é, estou tentando esse caminho.


Na placa lógica tem um led, qual é o estado normal dele? Porque aqui tá permanentemente apagado.


Outro detalhe que eu não mencionei, a main unit veio torrada, provavelmente por alguma descarga pelo hdmi, pois essa região estava chamuscada.
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: joarez siczkoriz Date: 19 Fev 2013, 23:52
Então colega  se  vc disse que tentou  Armar a  fonte é mesma  não gerou as Tensões secundarias primeiramente deve resolver a Falha na Mesma




   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: fernando.az Date: 06 Março 2013, 22:54
VS e VA tem que existir na fonte sem a Logic Board? Testando externamente ela arma as outras tensões, 5V e 15V, mas VS e VA não!
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: joarez siczkoriz Date: 06 Março 2013, 22:58
colega estou tentando te  dizer se não armar a fonte externamente não tera Vs e nem VA pós a mesma precisa dos pulsos que saem da Main Unit a fonte




  Joarez  Siczkoriz
  Curitiba Paraná




  Além  disso eles  em geral tem o VS ON que é o pulso para termos Vs e   tanto para  termos  Vs e Va precisamos que o PFC atue corretamente
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: fernando.az Date: 06 Março 2013, 23:12
Ok.


Descobri que o painel touch dela estava ruim. Peguei com a cliente o controle remoto e por ele sim consegui operar o power da TV. O que acontece agora é que a tensão de VS e VA sobem para o valor correto, mas desarmam logo em seguida. O Led do painel pisca 5 vezes e o da placa lógica ficar piscando com intervalos longos.
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: joarez siczkoriz Date: 06 Março 2013, 23:15
Más colega elimine por etapas  primeiro Arme a fonte  fora  veja se surge VS e VA  + PFC correto  ai sim  veja outras coisas  desde o começo do  topico estou te passando para armar esta  fonte fora  simulando os niveis logicos de acionamente  que vão a fonte conseguira  determinar o que esta  falhando , lembrando que estas linhas novas da samsung não tem diagrama tem que  ir no conhecimento




   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: fernando.az Date: 06 Março 2013, 23:20
Desculpe, é que só fiz o teste com o controle remoto agora, pois antes não conseguia nem ligar a TV.


Mas tá na mão, VA=56,8V e VS=204,7.


No painel marca VA=58 e VS=203
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: joarez siczkoriz Date: 06 Março 2013, 23:23
Então meu caro se  a fonte esta gerando as tensões !! tem que ir  Desativando Buffers + Ysus e Zsus e ver se quando liga aceita normalmente o Power On e se ao menos gera  Audio se ligar logicamente que ira  ligar sem video uma delas  ai tem curto






  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: fernando.az Date: 06 Março 2013, 23:41
Sem Ysus ela liga e se mantém, só continua piscando os leds. Vou tentar testar o áudio.


Essa placa tem alguma coisa consertável?
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: joarez siczkoriz Date: 06 Março 2013, 23:43
todas  placas são consertaveis basta ter componentes  em maõs !!




   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná




  Hoje o grande problema e  falta de Material e  não de condições de reparo
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: fernando.az Date: 06 Março 2013, 23:50
Tem razão, mas existe alguma falha mais comum? Imagino que seja um curto, vou revisar os semicondutores, mas no escuro assim é complicado!


Mas tem um detalhe, o chicote da fonte para a Ysus continua ligado, o que eu desligo que normaliza a TV é o flat proveniente da T-COM! Ou seja, ela só desarma quando recebe os sinais... Isso significa que o problema ainda pode ser fonte, que não está segurando o consumo dela, correto?



Muito obrigado amigo, pela ajuda!
Re: Plasma Samsung PL51D491A4G Não liga By: joarez siczkoriz Date: 07 Março 2013, 00:00
Nâo colega  creio que o topico esta  ficando cansativo com esta coisa  da  fonte  saia da duvida  então coloque  lampadas de  220V por 60W  como carga e pronto acabe com a duvida de  vez e  com  relação a que componente  pode  ter falha e relativo varia de uma  a outra




   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
Páginas: 12