Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
som aiwa jax pk8 sem audio By: PESIGMA Date: 05 Fev 2010, 10:42
Aparelho: som
Marca:    aiwa
Modelo:   jax pk8
Defeito:   sem audio

este aparelho apareçeu aqui, so acendia o led do botao , mas perecia armar a proteçao.
abri o aparelho  e desliguei a funçao hold e o aparelho ligou display bate normal a ventoinha
aciona mas na tem audio e nem baixa, verif as saidas aparentemente nao estao ruim gostaria de uma ajuda dos feraz em audio.


Obrigado a quem puder ajudar.
pesigma

Re: som aiwa jax pk8 sem audio By: PESIGMA Date: 05 Fev 2010, 17:22
troquei um resistor de 1o r mas continua sem audio perto de q616
Re: som aiwa jax pk8 sem audio By: Almeidaf Date: 05 Fev 2010, 21:26
Voce deve ver os componentes que trabalham na proteção, Pois voce desligou, então deverás procurar nessa linha qual que esta sendo acionado. Voce tem que entender que esse aparelho é complexo, pois tem proteção de corrente , voltagem,  alta e baixa, que compreendem Q5-6  - 12-13-Q505-506. esse cooler, so funciona quando aumenta o volume, se ele esta rodando sem volume tem algo errado, então começe por ai. Quanto  esse Q616, e essa r não achei, veja pois se esta aberta essa resistencia algo errado tambem
Re: som aiwa jax pk8 sem audio By: PESIGMA Date: 08 Fev 2010, 09:55
almeida o cooler so aciona qunado aumenta o volume
vou verif este componentes e retorno a voce , mas qualquer ajuda e bem vinda

Re: som aiwa jax pk8 sem audio By: PESIGMA Date: 01 Abr 2010, 15:26
bom desliguei q 527 e o som apareçeu gostaria de uma orientaçao
se deichar este transistor desligado
tem algum problema

Re: som aiwa jax pk8 sem audio By: Almeidaf Date: 01 Abr 2010, 21:38
Por partes, ai tá certo,  ao ao aumentar o volume ventilador funciona.Quanto esse R de 10ohms, se estava queimado, veja a linha que ele está. Quanto desligar  esse tr, no momento , faça o seguinte. Primeiro meça ele.  veja as voltagens dele, pelo esquema. aonde esta faltando voltagem, e veja tambem o resistor 562 de 1M aberto. R 591-592.
Se tiver tudo ok por ai vai lá no conector  CN101, pino 11, tem que estar em 0V. se tiver alto, solte a r102, pois o pulso vem do micro.
Re: som aiwa jax pk8 sem audio By: PESIGMA Date: 02 Abr 2010, 11:49
e verdade mas quando tornei a solda o pino da proteçao
nao ligou mail
mas esta mediçao e feita com o aparelho com o defeito
ou desligado a proteçao,
Re: som aiwa jax pk8 sem audio By: Almeidaf Date: 02 Abr 2010, 12:26
 Se liga!, A principio esta desligado a linha de Hold, (voce desligou) Funcionou!  deveria procurar algo que esteja com passagem e acionando esse circuito....... Depois, não satisfeito desligou o mute!  Funcionou!     .Moral da historia!.    Voce esta fazendo tudo pelo mais facil.! Voce ja deve ter percebido que apos inibir a proteção, poderá ter relação com o acionamento desse mute, pois o micro libera funçoes decorrente o sinal que recebe....Veja o que escrevi acima, e se chegar a conclusão que o micro esta liberando nivel alto no conector, cn101, decorrente  do pino 1 do micro. Veja pelo esquema. Se assim estiver acontencendo, provavelmente essa linha de Hold tem algo a ver com isso. Mais se voce caminhar pelo escrito na resposta anterior  vai ter uma ideia exata do que escrevi em  detalhes.  Veja se me entendeu. Pô, meu, sou o unico que dou detalhes, passo a passo como averiguar a coisa!,
Re: som aiwa jax pk8 sem audio By: PESIGMA Date: 02 Abr 2010, 14:28
almeida eu aqui agradeço sua atençao
mas vou explicar detalhadamente o que fiz. o aparelho entrou na oficina(na liga)
verif a funçao hold desliguei a mesma para ver estava relacionado com algum consumo a mais.o aparelho ligou mas sem som, verif o esquema a conforme suas dicas, verif os resistores de 1 mega e os outros 591 e 592 562 e o ransistor de mute
tirei ele medi fora da placa,sem problema, liguei o aparelho e saiu audio, com que com a proteçao desarmada , desligue o aparelho e ligue a proteçao,o aparelho nao
ligou mais, eu verir cn 101 e r 102 mas nao consegui entender pois este conector qaqui e do sintonizador,sera que mesmo desligado o mute , se foçe problema de mute, o aparelho ligaria, bom retirei as saidas para trabalhar ate o aparelho ligar
me desculpe sou totalmente cru neste aparelho, e muito complexo,
e conto com sua ajuda se precisar de tensoes te fornweço sem problema
obrigado;;......
Re: som aiwa jax pk8 sem audio By: PESIGMA Date: 02 Abr 2010, 15:55
almeida verif a tençao de 1,8 volts ela vai ate o encaixe dos conectores
segui a trilha no pino 4 hold ate chegar em um jamper, este jamper desligado,
simplesmente desligou todo o sistema jamper jw 58 un dos caminhos nao da em nada so restou o caminho para r90 e d 20, desliguei o jamper e soldei o pino do conector pino 4 hold, e para minha surpresa o aparelho nao ligou sendo que nao a mais nada no caminho conferi continuidade com o multimetro digital,e levantando o jamper deveria ligar porque nao ligou! no conector 101 esta o,o6 milivolts
Re: som aiwa jax pk8 sem audio By: renato_berger Date: 02 Abr 2010, 16:15
pesigma...verifique Q18( fet 2sk3053) ele costuma entrar em curto e acionar   a proteçao... se ele estiver em curto verifique as caixas de som...
Re: som aiwa jax pk8 sem audio By: PESIGMA Date: 02 Abr 2010, 16:19
positivo vou verif tambem valeu
Re: som aiwa jax pk8 sem audio By: Almeidaf Date: 02 Abr 2010, 18:12
Pessigma, deixa o som para depois,Deixa sem esse tr Q527, do mute para poder ouvir a novela! Mude o fóco, poderá até resolver o problema do som.
                              ----------------------------------------------

De atenção para o problema da proteção. Vá em sentido contrario do micro!Que esta sendo acionado o pino 29 dele.
Veja pelo esquema pag.37, os trs Q12-13 compáre as voltagens pelo esquema.
Tambem na pag 36, o Q7.
Se voce esta com o esquema fica facil saber por onde  esta sendo acionada a proteção, ou um ou outro tr. 

O negocio, não é sair trocando pelas aleatoriamente, tem que ter um raciocinio técnico, como funciona a coisa. Se não no final o preço dos componentes mais a sujeira que ficará esse impresso , não vai compensar .  De retorno
Re: som aiwa jax pk8 sem audio By: renato_berger Date: 02 Abr 2010, 18:32
descculpe Almeida  de eu ter me intrometido em seu topico foi só  intençao de ajudar o amigo...
Re: som aiwa jax pk8 sem audio By: Almeidaf Date: 02 Abr 2010, 19:13
Renato, nada de desculpas, o tópico é do Pessigma.È válido a opinião de outros colegas, ninguem aqui é dono da razão, uns sabem mais outros menos de acordo com a esperiencia e estudos. Troca-se opiniões junto com o solicitante, fora o SARRO!  Mais veja que se tivesse em curto esse fet, ele diz que o aparelho funciona! colocaria em curto os TRS saidas,  pois chegaria  52V . positivo ou negativo, para eles e não 27V..  Mais não custa nada ver esse Q18, e tambem o Q 19.Poderia estar acionando a proteção de consumo.  Eu,  costumo ensinar os colegas pelo lado técnico, pois é assim que procedo, com lucidez,baseado pelo esquema e o funcionamento do circuito e tentar somente trocar a peça  certa.Pois se ficar naquela e troca isso,  troca aquilo,o solicitante(se for técnico aprendiz), nunca vai chegar a ser um profissional especializado, e somente um trocador de peças por terem dito a ele, e no final cobrará e quem deu a opinião e não resolveu o problema dele. O que esta cheio no forum, de"""" tentadores de consertadores""" de aparelhos, sem nenhuma base teórica de eletronica, achando que de um dia para ao outro se tornará técnico, para concorrer com profissionais formados na área, desvalorizando o cunho profissional.

Quanto ao Pessigma, ele  um dia dará para um bom técnico, em tempo: será um bom técnico pois tenta entender a coisa.
Re: som aiwa jax pk8 sem audio By: siatec Date: 02 Abr 2010, 19:16
Ao Renato Berger   -- não precisa desculpar-se  com o Almeida ou com ninguem, ele esta  certo  nas colocações que fez e voce tambem, afinal todos  que podem colocar uma  informação que pode auxiliar um colega sempre  vai ser benvinda.  Não teve nenhuma colocação do Almeida contra sua informação.    vai la que o Pessigma  esta meio perdido  - brincadeirinha Pessigma-  grato Siatec
Re: som aiwa jax pk8 sem audio By: renato_berger Date: 02 Abr 2010, 21:02
Ok , pessoal.. dei minha opiniao baseada no que aconteceu comigo , pequei aqui 2 aparelho deste com este sintoma ao procurar o esquema na net achei tambem uma circular da aiwa,que mandava trocar este Q18 em caso do ap. estar sem som , abri o aparelho fui direto nele e  ele estava em curto colocado  outro original tudo func. normal...   
Re: som aiwa jax pk8 sem audio By: PESIGMA Date: 03 Abr 2010, 10:18
bom pessoal depois deste comentario democratico aqui concordando com todos
por este aparelho ser o primeiro que pegue e o nivel de complexidade meu deu um branco sempre gostei de analizar funcionamento para poder fazer amnutençao
na verdade nao me considero um bom tecnico
mas sou humilde a ponto de pedir ajuda a todos, olha o aparelho funcionou mas ao aumentar o volume a ventoinha nao aciona , vou verif as orientaçoes do almeida
pode ficar socegado almeida um dia eu chego la,  MAS DA PARA UM TECNICO NAO
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Re: som aiwa jax pk8 sem audio By: PESIGMA Date: 03 Abr 2010, 10:20
o 527 esta no lugar kkkkkk

Re: som aiwa jax pk8 sem audio By: PESIGMA Date: 05 Abr 2010, 11:11
alguem poderia me auxiliar
porque o coler nao funciona qunado aumenta o volume

Páginas: 12