Forum TecTonny

Área Técnica Especializada => Vídeos Games => Tópico iniciado por: F.Silveira online 06 Julho 2015, 21:34

Título: Xbox 360 Slim erro luz vermelha
Enviado por: F.Silveira online 06 Julho 2015, 21:34
Olá a todos!

Estou com um Xbox 360 Slim placa Corona V4, que inicialmente eu iria fazer o desbloqueio LTU2. Eu comprei a PCB Matrix Freedom Full All-in-one para fazer o desbloqueio. Assim que a PCB chegou eu iria fazer o desbloqueio e antes o console estava funcionando perfeitamente, entao resolvi ligar o console para salvar o perfil em um pendrive antes de iniciar o serviço, mas infelizmente e para minha falta de sorte, quando liguei o console, ele ligou a luz verde como se fosse ligar normalmente, mas em seguida a luz central ficou vermelha e nao sobe imagem, o cooler funciona normalmente, entao desliguei e revisei todas as conexoes e estava tudo ok, e liguei novamente e aconteceu o mesmo, a luz central ficou vermelha novamente e sem imagem. Aconteceu isso sem eu ter feito absolutamente nada.

Entao eu peguei o codigo de erro que era 0020 que parece ser problemas com a GPU. Com as dicas do AndreTecEletronica, eu resolvi fazer um Reflow na GPU para ver se voltava a funcionar. Como nao tenho estaçao de BGA, fiz um Reflow com a estaçao de ar mesmo, fiz aquecendo a placa por baixo e depois por cima da GPU por cerca de 30/35 segundos em cada lado em 4 etapas, e com a estação com fluxo de ar em cerca de 5 e temperatura com cerca de 400º +-.

Pois bem, após o Reflow liguei o console novamente, e dessa vez ele liga a luz vermelha, mas ela fica piscando e o cooler acelerado e o console desliga sozinho após alguns segundos. Mas dá para pegar o codigo de erro, que dessa vez é 0013, que parece que é problema aquecimento na memória RAM, mas nao sei o que poderia ser feito para resolver, se seria um Reflow nas RAMs, e nao sei se ao dar o erro 0013 foi pior ou melhor que o erro 0020 de antes.

Após isso resolvi ver se dá para ler a Nand do console, e instalei o kit SD Tools da Team Xecuter para leitura de Nands da Corona V4, fiz os jumpers no R2C6 e R2C7 (o R2C10 já tem resistor), mas o meu PC com Windows XP nao reconhece a Nand, quando eu conecto o adaptador SD no PC ele nao pede para formatar, é como se nao tivesse nada conectado. Revisei toda a instalaçao do QSB novamente, mas nada, nao adiantou. Esse adaptador eu estou conectando no PC pela porta SD, nao é pela porta USB com adaptador USB. Nao sei se isso pode ser problema do SD Tools, entao estou pensando em fazer um adaptador SD caseiro para testar.

Enfim é isso pessoal, ajuda é bem vinda.

Obrigado!
Título: Re:Xbox 360 Slim erro luz vermelha
Enviado por: AndreTec Eletrônica online 07 Julho 2015, 09:56
Bom Dia.

Se está aparecendo a mensagem para formatar, a sua nand foi reconhecida, clique em cancelar e abra o J runner para fazer a leitura da nand, ou o Autogg.

Verificou embaixo da placa, na região do X-Clamp, se ao remover, você não danificou alguma trilha ou componente?

Abraços.
Título: Re:Xbox 360 Slim erro luz vermelha
Enviado por: F.Silveira online 07 Julho 2015, 11:09
Olá Andre!

O problema é esse, como disse acima, nao aparece a mensagem pedindo para formatar, a Nand nao é detectada. porém, como disse antes, eu estou conectando o adaptador SD diretamente na porta SD do meu PC, eu nao estou conectando na porta USB pelo adaptador USB, pois nao tenho esse adaptador, mas a porta SD funciona normalmente com cartoes de memoria. Nao sei se esse poderia ser o problema, ou se o problema poderia estar no SD Tools, pois comprei ele novo esses dias, por isso que estava pensando em fazer um leitor de Nand SD caseiro para testar, mas antes disso, vou ver se consigo um adaptador USB para conectar o SD Tools pela porta USB do PC, assim tiro minhas duvidas, ai depois eu testo com o leitor SD caseiro.

Quanto ao X-Clamp, eu tirei ele sem danificar nada na placa, nenhuma trilha ou componente, já revisei tudo e tudo está Ok.

Quanto ao erro 0013, o que voce me diz, seria problema nas RAMs? Ou poderia ser outra coisa? Eu medi a tensao no pino 10 do conector da fonte e está com os 5V no stanb-by. Quais outras tensoes responsaveis deveria medir? Eu irei medir o pequeno regulador U5A2 de 5 terminais e retorno com o resultado. Eu já testei todos os fusiveis e todos estao bons.

Desde já agradeço a ajuda!
Título: Re:Xbox 360 Slim erro luz vermelha
Enviado por: AndreTec Eletrônica online 07 Julho 2015, 14:52
Era para aparecer...

Vou anexar a foto do esquema que eu uso aqui, veja se consegue ler assim. Eu faria reballing na XCGPU e nas Rams, para desencargo. Ta na cara que esse problema é pad rompido no bga.

Não use o fio laranja, e o verde. Esses dois somente devem ser ligados em placas corona que usam nand Phison.

Abraços.


(http://i.imgur.com/NNxKa.jpg?1)
Título: Re:Xbox 360 Slim erro luz vermelha
Enviado por: F.Silveira online 08 Julho 2015, 16:23
Andre, eu medi as tensoes em standby e todas parecem estar normalizadas, somente a tensao nos terminais 4 e 5 do regulador U5A2 que apresentou valores diferentes do que o esquema que peguei na internet, porém esse esqueminha é da placa trinity, mas o regulador é o mesmo. No esquema a tensao do terminal 4 é de 4,95V mesma tensao do terminal 1, e eu medi menos de 1V nesse terminal, e no terminal 5 no esquema é de 0,60V e aqui deu pouco mais de 1V. Pode que esteja tudo correto, pois como disse a placa é diferente.

Estou acreditando como voce disse, somente com Reballing mesmo, mas nao tenho como fazer esse Reballing aqui. Mas, será prq que depois que fiz Reflow na GPU o erro alterou de 0020 para 0013? Será que com esse Reflow corrigiu o erro anterior, porém provocou o erro atual?

Quanto ao leitor de Nand, é esse mesmo do esquema que estava pensando em fazer, porém nao consegui encontrar um resistor de 68 ohm, procurei em varias sucatas e nada, mas vou ver se consigo encontrar um e irei fazer o leitor caseiro e testar, pois o defeito que deu nao parecer ser com a Nand, e nem quero acreditar nisso, rsrssr.

Abs.
Título: Re:Xbox 360 Slim erro luz vermelha
Enviado por: F.Silveira online 02 Ago 2015, 22:04
Olá Andre!

Desculpe a demora para retornar ao topico, pois nao estava trabalhando nesse console esses dias.

Eu consegui ler a Nand com o leitor caseiro do esquema utilizando um adaptador SD para USB.

Eu nao estava conseguindo de jeito nenhum com o SD Tools da TX, nem mesmo utilizando o adaptador SD para USB, entao fiz o leitor caseiro do esquema utilizando todos os fios, e deixei o R2C6 e R2C7 fechados e conectei no PC, mas o PC nao reconhecia a Nand pedindo para formatar, assim como acontecia com o SD Tools, fazia um barulho como se estivesse conectado um dispositivo mas nao reconhecia, porém constava o dispositivo no PC que no caso era G, mas quando dava dois cliques no dispositivo, constava que nao havia nada no dispositivo. Tentei sem os fios laranja e verde como voce disse e dava o mesmo, entao resolvi tentar com todos os fios e com o R2C6 e R2C7 aberto, sem os jumpers e conectei no PC, fez o mesmo barulho de dispositivo conectado, mas mesmo assim continuava sem pedir para formatar, entao fiz como antes e tentei acessar o dispositivo, dando dois cliques nele, ai apareceu a janela pedindo para formatar, cliquei em nao, e consegui ler com o autogg, testei mais uma vez e consegui ler novamente sem problema algum, tentei ler com o J-Runner, mas com ele nao funcionou. Abri a dump da Nand com o J-Runner e fiz a comparaçao delas e estava tudo ok, sem nenhum Bad Block. Com o SD Tools da Team Xecuter nao consegui ler de jeito nenhum, nem com os resistores abertos nem fechados, de todo jeito que tentava o PC fazia uma barulho como estivesse conectado e até aparecia o dispositivo mas quando tentava acessa-lo constava que nao havia nada. Tentei também sem os fios laranja e verde e com os resistores abertos e o PC reconheceu também, do mesmo jeito que todos os fios. Obrigado por essa dica, assim poupa tempo, pois já é dois fios a menos.

Pelo menos com a Nand está tudo bem, e já tenho uma dump dela, o problema agora é resolver o defeito.
Título: Re:Xbox 360 Slim erro luz vermelha
Enviado por: F.Silveira online 29 Out 2015, 14:39
Andre, esses dias atrás voltei a trabalhar nesse Xbox, eu removi todas as 4 memorias para fazer o reballing, e irei fazer também na GPU, porém meu ferro de solda era muito fraco e nao dava para fazer o serviço, e para piorar acabou estragando de vez, entao como já estava querendo comprar uma estação de solda, comprei uma, mas infelizmente ela veio com defeito, agora estou aguardando a outra estação chegar e voltarei a trabalhar no Xbox, e tenho que comprar o kit para Reballing também, com os stencils e etc. 

Mas tenho uma pequena dúvida, eu removi todas as 4 memorias, porém para nao correr o risco, marquei todas elas na ordem que estavam, mas como sao todas da mesma, elas podem ser colocadas em qualquer ordem que deverão funcionar normalmente? Como por exemplo no lugar que estava a memoria 1 posso colocar outra, ou elas devem ficar na mesma ordem que estavam? Somente pergunto, para caso ocorra de nao anotar a ordem que estavam.

Abs.