Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
tv todas xxxxxx não façam besteiras By: alainsomeimagem Date: 10 Maio 2009, 21:39
Aparelho: tv
Marca: todas
Modelo: xxxxxx
Defeito: não façam besteiras


não liguem tv's com o fio terra da placa do tubo ou aquadag desligado pois podem queimar vários componentes


Obrigado a quem puder ajudar.

Re: tv todas xxxxxx não façam besteiras By: cleomar Date: 10 Maio 2009, 21:54
bem amigo, por ser de uma regiao diferente de linguagem, o quer dizer aquadag obg!!!!!
Re: tv todas xxxxxx não façam besteiras By: marcosbr Date: 10 Maio 2009, 21:58
 Boa noite. É a aquela tinta preta do cinescopio.
Re: tv todas xxxxxx não façam besteiras By: cleomar Date: 10 Maio 2009, 22:14
Bem...aprendi mais uma. valeu!!!!
Re: tv todas xxxxxx não façam besteiras By: alainsomeimagem Date: 10 Maio 2009, 22:18
a linguagem é única heheheheheheh
Re: tv todas xxxxxx não façam besteiras By: melin Date: 10 Maio 2009, 23:01
poderia ajudar os demais com este tópico, como por ex: sempre descarregar os eletroliticos da fonte antes de substituir componentes, ou medir , para num pifar o X1 heheheh, abraço

Re: tv todas xxxxxx não façam besteiras By: alainsomeimagem Date: 10 Maio 2009, 23:32
melin de fato o teu aviso é cabível mas de uma maneira geral ela impéra em aparelhos de som
Re: tv todas xxxxxx não façam besteiras By: alainsomeimagem Date: 11 Maio 2009, 00:31
eu por exemplo uso aparelhos de som que tem 470.000 MF para os filltros da fonte acredita ?
Re: tv todas xxxxxx não façam besteiras By: renato_berger Date: 11 Maio 2009, 08:51
 alain  esclareça mais uma pra turma,,, quando vç vai descarregar o tubo vç aterra no aquadac ou no seletronic???  qual a melhor maneira??
Re: tv todas xxxxxx não façam besteiras By: cleomar Date: 11 Maio 2009, 22:34
agora utilizando o palavriado certo!!!!!!! hehehehehehe
se a terrar o seletronic pode ocorrer faiscas internas no mesmo e danificar,mas se a terrar na malha de fio do aquadag, a faisca ficara proxima onde voce descarregou. o terra percorre o circuito inteiro.
Re: tv todas xxxxxx não façam besteiras By: marcosbr Date: 11 Maio 2009, 22:46
 Boa noite. Otima explicação do cleomar. E tambem, cuidado com a ponteira do multimetro. Nem todo aquadag tem aterramento direto!!!!!!
Re: tv todas xxxxxx não façam besteiras By: Almeidaf Date: 11 Maio 2009, 23:40
 o colega ai nao sabia..                                          ---     aquadag,  ---    é um grande capacitor de at. com pouca capacitancia.  o dielétrico dele seria o vidro no caso do trc, como a tensão ali é contínua pulsante, nada melhor que um capacitor para a grosso modo  filtrar a corrente pulsante.   como em diversos capacitores temos a mica, o oleo o ar ,o papel , e diversos isolantes. conforme a proximidade dos dois elementos temos mais capacidade, e quanto mais distantes os elementos temos menor capacidade.       
basta a um leigo pegar um pader (talves nao saiba o que seja), e colocar um capacimentro e ir apertando ele verá a mudança de capacidade. (efeito prático).
   Ja  no caso dos trcs a maioria dos tvs ligam o aquadag lado terra, para terra do chassi, mais na maioria das tvs phillips , como algumas sonys usam essa variação do terra para compensar o setor de contraste e as vezes brilho.  por isso nao é aconselhavel colocar o aguadag(o grande capacitor) em curto direto no (varicap), pois poderá acarretar prejuizos.
------ errado é muitos (técnicos ?) dizer  descarregar o tubo.   estão sim e descrregando o grande capacitor.-----
o certo para descarregar um trc, seria com um resistor isolado  de valor alto da  malha para centro do pino de entrada de at. pois assim  diminui  o impacto no capacitor.
mais o pessoal acha melhor colocar um fio , como ja vi duas chaves de fenda no lugar do fio.
que tristeza!!


Re: tv todas xxxxxx não façam besteiras By: carlosverdao Date: 12 Maio 2009, 00:29
bom beleza serve  pra muita gente , esta explanaçao , agora a maioria dos tecnicos descarregao desta forma  com  fio na chupeta e na cordoalha do tubo, eu ja tive a infelicidade de  mandar um faz tudo  pro saco de uma HPS 2005 , lembro muito bem , que era so    S. HORZ em curto, apos trocar , junto com o buster, funcionou beleza por  horas, ai eu desligei  pra passar pro gabinet  original, descarregei com o  cabo do multimetro normal  depois  que trasferi o chassis , necas som filamento acesso, alta , sem video ...

voltei tudo novamente ...  necas  , até hoje procuro um faz tudo  ehehhehh

agora qualamaneira correta?? ja que ha muitas controversias?
 
Re: tv todas xxxxxx não façam besteiras By: Luis Aquino Date: 12 Maio 2009, 08:13
sempre descarreguei at do tubo com chaves de fenda e nunca danifiquei componentes algum e isto ha muitos anos muito estranho a teoria na pratica e diferente
Re: tv todas xxxxxx não façam besteiras By: Almeidaf Date: 12 Maio 2009, 08:24
certo as pessoas com o tempo de serviço acabam com vícios que fica dificil em modificar, como voce fala a muito tempo,(mais provavel tvs valvular e pb,  , no tempo que para saber de tinha +b colocava-se a chave de fenda  no filtro para terra e escutava-se e via-se a faisca.   mais atualmente esses tvs modernos não aceitam jeitinho, o o máximo que pode acontecer é pifar um micro ou um faz tudo progamado ai a coisa por mera negligencia ou continuar fazendo o de costume levar aquele prejuizo.... nao custa nada proceder pelo certo, visto que se está evitando problema que sem querer podera leva-lo a coisa pior.     a minha intenção é alertar aos jovens, para  o procedimento  certo.                                                                             mais modificar uma situação  da  prática  viciada, fica dificil.   a opinião é sua, concordo contigo.
Re: tv todas xxxxxx não façam besteiras By: marcosbr Date: 12 Maio 2009, 09:54
 Bom dia.  O Almeida quase egotou o assunto, muito bom!!!!!!!!!
Ontem, eu ia dizer que em certos televisores o aquadag fas parte até do ABL. Aquela tinta é condutiva atraves da malha. Fiquei com medo de alguem me chamar de doido.
Esse tipo de discução é coisa boa, todos apredem e todos ensinam.
Re: tv todas xxxxxx não façam besteiras By: renato_berger Date: 12 Maio 2009, 21:46
valeu    gente quando fis meu tao sonhado curso de eletronica  ha 18 anos  foi por correspondencia  aprendi o resto mesmo e perguntando  este topico realmente me ajudou entender muita coisa .. obrigado PROFESSOR  almeida,,,,,,  abraço a todos

Re: tv todas xxxxxx não façam besteiras By: siatec Date: 13 Maio 2009, 20:49
So para completar e  pedir- quando fiz o curso de eletronica  ano de 1971- aprendi isto mas quase nao praticava- como disse almeida  sao vicios que vamos adquirindo por comodidades. eu pessoalmente procuro proceder o correto desde a tempos para nao ter  prejuizos. Acredito fielmente que  o forum atraves do tony - moderadores  almeida etc deveriam  fazer um  curso intensivo hoje dando estas dicas  expecificamente , todos iriam reciclar , e aprender pois tem gente nova no  munda da eletronica que nao se atem a estes pormenores que sao  importantes.  eh soh copiar o que o almeidaf colocou e  esta pronto o assunto.
Re: tv todas xxxxxx não façam besteiras By: NYLSINHO Date: 13 Maio 2009, 22:15
Quando vejo pessoas como vcs interessadas no bem comum, fico ainda mais animado em ter retornado na antiga profissão após um afastamento de pelo menos.. 25 anos!!Abraço a todos.
Re: tv todas xxxxxx não façam besteiras By: melin Date: 13 Maio 2009, 23:23
para colaborar com o pessoal , já que o assunto e descarregar, como disse anteriormente descarregar o cinescópio, capacitores da fonte , sendo de tv, ou audio evita que se danifique componentes desnecessário, antes de medir uma fonte estáticamente e bom perder alguns segundos e utilizar um resistor ou uma lãmpada de 15watts/ 220 volts para faze-lo ou utilizar um sóquete com lãmpada de micro-ondas com duas pontas de multimetro, é muito eficiente e baixo custo. abraço a todos
Páginas: 12