Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
NBR 5410 By: alainsomeimagem Date: 11 Abr 2009, 12:23
http://www.dee.ufc.br/~tomaz/material/INSTRUMENTA%C3%87%C3%83O/NBR%205410%20-%20Instala%C3%A7%C3%B5es%20El%C3%A9tricas%20em%20BT.pdf
Re: NBR 5410 By: alainsomeimagem Date: 11 Abr 2009, 12:37
sugiro que vocês conheçam isto em profundidade
Re: NBR 5410 By: tectonny Date: 11 Abr 2009, 13:10
Alain esse manual já estar com a nova norma técnica?
Re: NBR 5410 By: alainsomeimagem Date: 11 Abr 2009, 13:42
no meu parecer está atualizado mas tenho uma questão que está me deixando doido sobre aterramento que é esta construção que estou fazendo que é o aterramento dela
Toda a gaiola de ferragem está elétricamente interligada (o que seria um puta terra) resolví puchar duas cordoalhas de cobre da ferragem para ligar no neutro da alimentação de energia da casa que é trifásica que é nos dois quadros de disjuntores da casa além do terra da entrada da energia na casa e os outros que fiz em lugares distintos agora surgiu a dúvida TACO TUDO JUNTO COM O NEUTRO DA FORNECEDORA ????

Re: NBR 5410 By: Claudio Carvalho Date: 11 Abr 2009, 14:11
Alain.

Meu caro amigo, não se deve usar o neutro da fornecedora de serviço, pois a mesma se souber, pode até inviabilizar qualquer ressarcimento de avaria que houver na sua casa!

O certo é proceder corretamente, fazendo-se um aterramento único para a casa.

Eu estou  fazendo qui em Teresópolis, um projeto para um aterramento de uma emissora de rádio, no seu transmissor e se quiser, mando o que já idealizei a você, uma vez que a cidade é potencialmente sujeita a descargas elétricas periodicamente!

No mais, aguardo resposta sua, e pode me mandar via MP.

A meu ver, se fizer o que quer, estará colocando a vida dos membros da casa em perigo! Pode ser que ao fazer o que quer, faça uma campo magnético na construção, se caso houver uma descarga mais acentuada para a sua casa!

Cláudio
Re: NBR 5410 By: Almeidaf Date: 11 Abr 2009, 22:16
Alain, como diz,  terra é terra ,  neutro é neutro, tá certo que os dois nao tem voltagem, mais são diferentes, o terra é a  preocupação de haver alguma passagem de energia e assim libera-la para terra, evitando assim choques desnecessário, como no caso do pino central dos monitores e compudorese os aparelhos que viram a ser comercializados. se voce ligar os dois nada dará, provavelmente a distribuidora vai fazer a vistoria e nao dará autorizaçao para a ligação, visto que no quadro tem que ter  o barramento terra exigido por eles       pode deixar a cordoalha por ai, vai que precise para algo,  pelo que dizes nao é trifásica e sim bifásica dois positivo e um neutro,  110-110-220  isso vem de um transformador de 3 pontas. porque muitos confundem 3 fios como trifásica (seria 4)
Páginas: 1