Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Tv philips 21pt8467/78 com imagem azulada e apresentando erro 11 By: jeankellen Date: 05 Março 2009, 23:26
Caros colegas,

Recentemente me deparei com esta tv (21PT8467/78) e Já não sei mais o que fazer.
O referido aparelho chegou à oficina com o vertical fechado e desligando em seguida, como em outros casos semelhantes troquei o resistor de 1R responsável pelos -12V do vertical e ela funcionou. Porem o Horizontal estava deslocado para direita, Entrei no modo de serviço e reajustei de acordo com a tabela verdade do modelo 20PT4331/78R chassi - L03. 1L AA que tenho em mãos, o que resolveu sem a necessidade de forçar nenhum parâmetro. Entretanto, ao colocar em um canal bem sintonizado, verifiquei que o tom de azul estava muito intenso, principalmente nas partes escuras da imagem e ela apresentou o erro 11 responsável pela proteção da corrente de preto Proteção ("Black current loop"), Tentei Habilitar o AKB ( Loop de Corrente de Preto) em '1' conforme manual que tenho e a imagem apresentou boa melhora porem este bit não memorizou retornando para "0" e novamente ocorreu o erro 11.
Verifiquei o RGB, tubo, possíveis trilhas trincadas, capacitores e resistores ao redor do Processador de vídeo e nada.

Obs.: O nível do balanço de branco (RGB) esta correto,
        Retirando-se as cores, a imagem em preto e branco aparece normal,
        Quando o nível de cor e aumentado alem de 50% a imagem fica praticamente toda Azul,
        Às vezes a TV desliga imediatamente quando se troca de canal ou retirando a antena.



Espero que alguém possa me ajudar pois já estou desconfiando até do micronas.



Re: Tv philips 21pt8467/78 com imagem azulada e apresentando erro 11 By: RONAN Date: 06 Março 2009, 05:49
Jean bom dia,..

... essas tv's não são muito comum de apresentar esse tipo de defeito relatado por você,...o que eu posso ti dizer é que esse TDA (principalmente se estiver no formato smd) dá muito problema.
       Se o RGB dela for de transistores (placa do cinescópio), faça um teste, por exemplo: troque os transistores do azul pelo os do verde ou vermelho,....caso passe a predominar outra cor,..bom já sabes???
       Outra coisa, você falou que as vezes ela desliga certo??.. nas tv's philips (linha pt), se o screen estiver mau regulado, faz com que as cores fiquem desestabilizadas e consequentemente a tv desliga.
       OBS: Esse defeito não é microonas, ...até porque, se não me falha a cuca ela nem usa microonas,....o que você poderia fazer, além dessas dicas postadas acima, era regravar a eeprom (memória),...que diga-se de passagem, é a opção ao qual eu mais acredito que solucione o seu defeito   
       2º-OBS: O TDA ao qual me referi acima, é o ic oscilador (video, rgb, pulso vertical,horizontal.....), ok!!! a posição dele, acho que é 7200.....
       3º-OBS: E se o RGB dela não for de transistores, for de IC  (6107,6108....) troque-o, é barato!!
       4º-OBS: Os dados da eeprom dessa tv, tem aqui ao lado...

                                       bom dia e boa sorte..

Re: Tv philips 21pt8467/78 com imagem azulada e apresentando erro 11 By: jeankellen Date: 09 Março 2009, 13:46
Obrigado pela dica Ronan,

Apesar de ter me atrapalhado um pouco com a nomenclatura do tda (TDA9370ps/N3/A/1947), já havia verificado o scren e o RGB, nesse além de fazer o "rodízio" com os transistores, havia também invertido os sinais de entrada (AZUL pelo VERDE), constatando entretanto que o nível de sinal proveniente do BLUE do TDA esta realmente alto, pois o circuito Amplificador de verde (RGB) inverteu o defeito passando a imagem predominar o verde sobre o tom de preto e esverdeando fortemente a tela ao aumentar o nível de cor.

Estou postando aqui os bits que utilizei na configuração, caso estejam corretos me informe, pois agora só me restará a substituição do TDA.

OB1- 0 (78R / tuner Alps)
OB2- 192
OB3- 64
OB4- 224
OB5- 72
OB6- 0
OB7- 80 ( 78r / power butom)

VSH = Deslocamento Vertical – 31

Ajustes Padrão para NORMAL (color temperature = 11500 K):
- NORMAL RED = 22
- NORMAL GREEN = 21
- NORMAL BLUE = 26

Obs.: Nestes ajustes citados acima só precisei corrigir o VSH, os demais já estavam de acordo com meus dados.
Tentei variar o nível de BLUE, porem retornei para o antigo valor por não ter apresentado melhoras.

Re: Tv philips 21pt8467/78 com imagem azulada e apresentando erro 11 By: jeankellen Date: 09 Março 2009, 13:54
Havia me esquecido do deslocamento horizontal que também estava fora...

HSH = Deslocamento Horizontal - 35
Páginas: 1