Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
(RESOLVIDO) Ajuda tv gradiente 2922 que não liga By: joaopaulo Date: 27 Fev 2009, 11:39
qual o procedimento que devo seguir?
coloco na tomada, carrega o capacitor da fonte primária,mas não tem nada no secundário...
Apenas carrega o capacitor do +B e logo se descarrega...
já substituí o opto, tl431, 1207, mas não obtive resultados ainda.
obrigado!
Re: Ajuda tv gradiente 2922 que não liga By: rickteck Date: 27 Fev 2009, 14:34
Voce é mesmo técnico?
Trabalha com Tvs a quanto tempo?

Re: Ajuda tv gradiente 2922 que não liga By: joaopaulo Date: 27 Fev 2009, 17:59
Porque está perguntando isto? Voce nunca se perdeu? Trabalho desde 2003, mas ainda sou aprendiz. Se não quer ajudar, não tem problema...
Eu só quis ser específico... Se quer saber se já testei os componentes no secundário? Já testei tudo. Parece que no tem nada em curto. Eu só queria saber como funciona o circuito de partida desta tv!
de qualquer forma veleu por nada!!!
Re: Ajuda tv gradiente 2922 que não liga By: Claudio Carvalho Date: 27 Fev 2009, 19:00
Caro João Paulo.

Rapaz, calma! O que o Ricardo se espantou, foi com a sua pergunta de frente!

Acho que houve um erro na pergunta, mas nada significativo.

Conheço você virtualmente e sei da sua capacidade de técnica e sei também da do Ricardo!!! Então são dois técnicos gabaritados, não tenho dúvida disto!

Mas a pergunta foi mal formulada.

Veja, você tem um micro de fonte primária com um IC que faz o pulso no foto-acoplador e se este estiver em curto, o que é muito comum, deveria testar o mesmo!

Reveja o Q-501 e confira as voltagens dele!

Acho que a solução é por ai! OK!

E calma...

Cláudio
Re: Ajuda tv gradiente 2922 que não liga By: rickteck Date: 27 Fev 2009, 19:03
Foi isso ai mesmo, em momento algum eu quis ofender, quem me conhece sabe que sou de paz.
Em breve volto com umas dicas pra te dar  ;)

Re: Ajuda tv gradiente 2922 que não liga By: joaopaulo Date: 27 Fev 2009, 19:24
Citação de: Ricardo JRC online 27 Fev 2009, 19:03
Foi isso ai mesmo, em momento algum eu quis ofender, quem me conhece sabe que sou de paz.
Em breve volto com umas dicas pra te dar  ;)

Citação de: Claudio Carvalho online 27 Fev 2009, 19:00
Caro João Paulo.

Rapaz, calma! O que o Ricardo se espantou, foi com a sua pergunta de frente!

Acho que houve um erro na pergunta, mas nada significativo.

Conheço você virtualmente e sei da sua capacidade de técnica e sei também da do Ricardo!!! Então são dois técnicos gabaritados, não tenho dúvida disto!

Mas a pergunta foi mal formulada.

Veja, você tem um micro de fonte primária com um IC que faz o pulso no foto-acoplador e se este estiver em curto, o que é muito comum, deveria testar o mesmo!

Reveja o Q-501 e confira as voltagens dele!

Acho que a solução é por ai! OK!

E calma...

Cláudio

Quando fala em Q501 se refere ao ic501?
Vamos aos detalhes...
A tv deu entrada totalmente cheia de salitre(beira do mar), e ao colocar na tomada a fonte "pegou fogo". troquei o ic501, optoacoplador, mosfet, resistores no source do fet e todos os componentes da fonte primária que apresentavam defeito... Apostroca, liguei na série e só carregou o capacitor de entrada, daí para frente está totalmente inoperante. Já fiz os procedimentos básicos para curto no secundário, mas a bicha não arranca...
Ah, o optoacoplador era smd. Coloquei um pc817(a pinagem é a mesma)...
Re: Ajuda tv gradiente 2922 que não liga By: Claudio Carvalho Date: 27 Fev 2009, 19:40
João.

Eu realmente me referi ao Q-501 ( SPAO7N60C3 ) e não ao foto-acoplador IC 502 ( LTV 357 T ).
Mas se ela esta com maresia, porque não deu um bom banho de água doce neste chassi?  Se não o fez ainda, faça! Quem sabe não ha um curto causado por este salitre, e com um bom banho de água doce acaba? Ou quem sabe, abre alguma opção de resolução ao defeito?
Pelo que relata, é na fonte primária o seu defeito inicial( não se sabe se tem mais alguma coisa no secundário ).
Eu até apostaria no IC 501, mas como escreveu que já o trocou, tudo bem, podemos descarta-lo!
Veja, tem um diodo de alta resolução que também pode estar em curto e fazendo a fonte inibir o pulso ( D- 502 ) Êle pode estar se fazendo bom de leitura e ruim com carga!
Vá nestas dicas que te passei, lave o chassi e seque bem ao sol, se possivel, e depois ligue-o novamente !

Um abraço.

Cláudio
Re: Ajuda tv gradiente 2922 que não liga By: joaopaulo Date: 28 Fev 2009, 09:12
já tinha lavado... vou ver o D502.
Re: Ajuda tv gradiente 2922 que não liga By: joaopaulo Date: 28 Fev 2009, 09:55
D502 ok. era o R 809 aberto. Anotem no esquema para não passar por isso que "passei".
Agora tá sem imagem e com retraço(se levantar o screen). vou dar uma olhada no abl...
Re: Ajuda tv gradiente 2922 que não liga By: Claudio Carvalho Date: 28 Fev 2009, 17:49
João.

Não só no ABL, mas no RGB também!

Cláudio
Re: Ajuda tv gradiente 2922 que não liga By: joaopaulo Date: 02 Março 2009, 14:46
Obrigado Cláudio!!!

R831 aberto   
Verificar a polarização dês transistores RGB. Estava faltando à tensão de 5V6. Esse resistor polariza a base do Q 830(regulador do 5V6).
Re: (RESOLVIDO) Ajuda tv gradiente 2922 que não liga By: rickteck Date: 02 Março 2009, 15:08
João Paulo
Obrigado por retornar e desculpa alguma coisa.

Re: (RESOLVIDO) Ajuda tv gradiente 2922 que não liga By: joaopaulo Date: 02 Março 2009, 18:08
Sem ressentimentos!
Páginas: 1