Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Som Aiwa Mod: CX-NF15LH, Poblema na saída de som. By: Luís do Rádio Date: 09 Fev 2009, 23:40
Peguei este Som Aiwa totalmente apagado, comecei medindo as correntes apartir do transformador, encotrei dois fusives queimados em uma placa do trasformador, segui procurando o motivo da queima, encontrei os dois transistores da saida de som em curto, Q209 FN1016 e Q211 FP1016 e os dois FET, Q219 e Q220 (K2723) um resistor R231 0,15R 1W e mais dois fusives de 10A PR202 e PR201 e um diodo D201 1N4148, troquei todos e liguei, acendeu o painel, sintonizei o rádio mas o som ficou rouco e baixo, desliguei e continuei procurando o proximo defeito, encotrei o rêle RY 101 com poblema, não passava corrente para saída(POWER AMP) toquei passou a corrente mas continuou na mesma, acho que cheguei no limite da minha esperiencia com este som so gosto de ir ate onde eu tenha segurança que não estou piorando a coisa, quando acho que não devo, peço ajuda a quem tem mais esperiencia que eu, se os colegas do forum souberem mais sobre esse poblema, desde já agradeço muito pela ajuda, e logo que solucionar o poblema pssarei para todos.
Re: Som Aiwa Mod: CX-NF15LH, Poblema na saída de som. By: Canmeira Date: 10 Fev 2009, 09:13
Amigo,

Favor informar se o aparelho está ligando com a proteção ligada ou não porque esse modelo praticamente não funciona enquanto a fonte e/ou o amplificador estiverem 100%; e se esta rouco nos dois canais. Pelo relato, uma saída esta com problema.

Re: Som Aiwa Mod: CX-NF15LH, Poblema na saída de som. By: Luís do Rádio Date: 10 Fev 2009, 11:00
Olá amigo, o som rouco tipo exprimido é dos dois lados, mais eu já troquei  os transistores, inclusive os primeiros que eu comprei eram suspeitos e eu optei por não colocar , comprei outros que são originais, quanto a proteção eu to com esquema, mas esse som eu peguei poucos dele, mesmo porque na minha região tem poucos deles não tenho muito conhecimento com eles se  o amigo não acha de mais pesso so pra me indicar qual a proteção, porque parece que ele tem mais de uma Desculpa  se vor pedir muito, mas é bom pra nós é mais um pipino descoberto, inclusive uma duvida a menos para todos do forum. Bom dia  bom serviço!
Re: Som Aiwa Mod: CX-NF15LH, Poblema na saída de som. By: trudes Date: 10 Fev 2009, 13:05
tente localizar resistores de 39 e 100R SMD proximos aos transistores de saida. Provavelmente estão abertos.
Re: Som Aiwa Mod: CX-NF15LH, Poblema na saída de som. By: Luís do Rádio Date: 11 Fev 2009, 17:17
Olá, colegas continou, procurando o defeito desse som, inclusive, segui tambem a dica do nosso amigo Trudes localizei os resistores de 39 e 100R estão bons, mas continuo procurando a causa do defeito.Muito complicado esse som devido a grande quantia de resistencia, transistor e capacitor em smd que ele tem, tanto que a maioria não tem nem o numero da posição para melhor se localizar, mas vamos em frente, estou com o esquema dele mas não indica bem as alimentações dos CIs, o CI 401 tem 10,2v no pino 3 vcc, mas no esquema não indica se é essa a alimentação dele, quem tiver mais dicas me mande agradeço muito, bom trabalho para todos.
Re: Som Aiwa Mod: CX-NF15LH, Poblema na saída de som. By: elesp Date: 11 Fev 2009, 21:44
esse som vc pode consertar sem nem mesmo colocar os transistores de saida , segundo mesmo que alimentação principal não chegasse que ela vem dos fets , ele sairia som , mas baixo para esse ipo de aparelho , geralmente vc tem que verificar se os transistores smd de polarização da saida estão bons , uma boa dica é arrancar os transistores de saida e os fets e medir se nas bases do transistores d saida estão próximos a 1V no npn e -1V nos pnp , enquanto as bases não estiverem com esses valores e quando aumentar o volume elas variarem um pouco , seu aparelho não vai funcionar , oura coisa esse equipamento tem um monte de smd que polarizam e acionam a parte de controle da fonte de polarização , em grande parte deles entra em fuga algum deles e bagunça tudo , pode ter certeza que isso não é nenhum ci pifado de audio , trabalhei mais de 10 anos com essa marca e tipo de som , raras as vezes que tinha um ci queimado de audio 
Re: Som Aiwa Mod: CX-NF15LH, Poblema na saída de som. By: Luís do Rádio Date: 11 Fev 2009, 22:26
Ok colega Elesp, vou verificar, breve voltarei pra dar noticias.
Re: Som Aiwa Mod: CX-NF15LH, Poblema na saída de som. By: ximelo Date: 12 Fev 2009, 17:49
Olá, como disse o colega elesp, está parecendo algum dos transistores smd. Eles trabalham com amplificadores diferenciais. É muito mais fácil você retira-los e medir fora da placa. Boa sorte e Abraços.
Re: Som Aiwa Mod: CX-NF15LH, Poblema na saída de som. By: Luís do Rádio Date: 12 Fev 2009, 22:11
Olá colegas boa noite, amigo Ximelo eu fiz como madou o colega Elesp, retirei os transistorese NPN e PNP e os fets, medi as bases e estão com 1,2v e quando sobe o volume vareia como ele citou, agora vou dar uma varedura geral nos transistores smd para ver se tem algum com fulga, retirando e medindo fara da pci e depois retornarei com o resultado. Muito obrigado a todos, pelas dicas enviadas. Mas ainda preciso de mais dicas, quem tiver mais conhecimento com esse som Aiwa agradeço muito se puder me enviar mais dicas.
       
              Luís do Rádio.
Re: Som Aiwa Mod: CX-NF15LH, Poblema na saída de som. By: ximelo Date: 13 Fev 2009, 11:09
Amigo, como seu aparelho tomou uma pancada não descarte os filtrões da fonte também. Se você se tiver osciloscopio da pra ver se tem ripple na fonte ou nível dc entrando nos canais. Se ainda não resolveu, diga como anda a situação do som. Abraços.
Re: Som Aiwa Mod: CX-NF15LH, Poblema na saída de som. By: Luís do Rádio Date: 13 Fev 2009, 11:20
Olá amigo Ximelo estou aqui tirando umas broncas de outros aparelhos logo estou voltando pra verificar, e lhe passarei com esta a situação do aparelho, ok.
Re: Som Aiwa Mod: CX-NF15LH, Poblema na saída de som. By: tioeds Date: 13 Fev 2009, 11:25
faltou o senhor citar as tensões nos coletores da saida (os fets tem que estar no lugar as saidas por segurança é bom que permaneçam fora por enquanto)
Re: Som Aiwa Mod: CX-NF15LH, Poblema na saída de som. By: md-santos1973 Date: 13 Fev 2009, 18:25
caro amigo,já trabalhei muinto tambem nesse modelo, tudo aqui citado procede,mas troque todos os diodos amarelinhos junto aõ amp,por 1n4148 no total de 12 e ligue o bicho. um abraço. :laugh:
Re: Som Aiwa Mod: CX-NF15LH, Poblema na saída de som. By: Luís do Rádio Date: 13 Fev 2009, 21:32
Olá amigos, estou lendo todas as dicas que estão me enviando, todas valiosas, inclusive o amigo tioeds cobrou as tenções nos coletores da saida medir e estão com 20.2 v. as tenções de base segundo me informou o amigo Elesp teria que ter proximo a 1v nos npn e -1v nos pnp estão um pouco acima mas ao subir o som vareia um pouco, vou trocar todos os diodos e verificar novamente, md santos obrigado tambem pela dica, Boa noite a todos.

Re:(DEVOLVIDO) Som Aiwa Mod: CX-NF15LH, Poblema na saída de som. By: Luís do Rádio Date: 28 Ago 2009, 20:20
Amigos do forum, pra não deixar ninguem se perguntando sera que ele consertou, ou entregou de volta ao dono,mesmo porque fazia muito tempo que eu tinha postado esse defeito  aqui no forum, quem optou pela ultima opção acertou, este Som Aiwa Mod: CX-NF15LH  depois de muito tempo na oficina me dando quebra cabeça, eu e o dono entremos num acordo, deixar quieto, mesmo porque ia dar uma despesa grande e não ia compensar por que o som já era velho e a PCI muito estragada de de outros consertos, melhor pra nós dois ele se livrou da despesa, e eu do pipino.E assim todos ficaram sabendo o resultado final. Obrigado a todos que tentaram ajudar.


                             Luís do Rádio
         
Páginas: 1