Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
(RESOLVIDO) gx 1656 philpis queimando fet da fonte By: PESIGMA Date: 06 Fev 2009, 11:22
esta tv apareceu na oficina para trocar o varicap
troaquei e quando fui ligar , na hora queimou regulador da fpnte 6n60
comprei outra coloquei e novamente queimou.
alguem pode me dar uma orientacao tendo em vista de ser uma tv problematica,.
Re: gx 1656 philpis queimando fet da fonte By: telmo Date: 06 Fev 2009, 17:56
quando apareceu tava boa .....se vc colocou o seletronic(varicap)certo, então vc causou algum curto acidental na fonte(parece)em todo caso o ci7510(uc3842bn)passa a ser o mais suspeito....ó...se essa tv é aquela q na fonte tem uma plaquinha onde fica esse tal ci.....então é bom vc tirar a plaquinha conferir todos os componentes (diodos resist. etc)e remontar com muito cuidado e atenção dpois.....valeu....
Re: gx 1656 philpis queimando fet da fonte By: PESIGMA Date: 06 Fev 2009, 19:01
positivo tem a plaquinha que vai em pe .
na verdade eu so coloquei a ponteira de entrada de antena
mas verif tudo direitinho com multitete e nao apresentou curto
mas a sua dica e boa vou fazer isto e retorno valeu mesmo.

Re: gx 1656 philpis queimando fet da fonte By: PESIGMA Date: 08 Fev 2009, 13:42
ola colegas consegui fazer a fonte funcionar. quando desligo o coletor do horizontal aparece a tensao ,,, qiuandoligo o horizontal fica entorno de 50 volts e o ponteiro fica pulsando como se qiezece armar e nao aram algue dqaqui pode me dar uma dica neste caso soltei o vertical e tirei o varicap continua mesam coisa
Re: gx 1656 philpis queimando fet da fonte By: anselmoeletronica Date: 09 Fev 2009, 08:35
colega tem pontos a voce esclarecer,mais vamos lá,se ela estiver com o led piscando e liga e desliga é a defletora e se tiver parada é o fly back as vezes a baixa tensão ela engana.
Re: gx 1656 philpis queimando fet da fonte By: Claudio Carvalho Date: 09 Fev 2009, 08:43
Pesigma  e pessoal.

O defeito inicial descrito pelo Pesigma, era o seletronic. Dai queimou o regulador da fonte? Agora já estamos na alta...  Acho que o colega Pesigma poderia nos contar mais detalhadamente o que está acontecendo, pois não tem a minima lógica, passar de sintonia com problema ( já que era o seletronic ) para alta, não acham?

Vamos aguardar o Pesigma se pronunciar,
Obrigado a todos.

Cláudio


Re: gx 1656 philpis queimando fet da fonte By: edson tadeu Date: 09 Fev 2009, 08:59
nao acho  ele tanto poderia ter causado o defeito no aparelho como o aparelho ter dado o problema a unica coisa que pesigma deve nos esclarecer é se o aparelho chegou na eletronica e o cliente alegou que era defeito de seletronic ou dizendo que nao estava entrando os canais e ele pode nao ter ligado o aparelho e depois ter verificado que o aparelho nao estava funcionando. Mais a principio pesigma quando o aprelho chegou ele estava funcionando so nao pegav a  imagem? se positivo entao é como o colega disse voce pode ter causado um curto sem querer no aparelho, ou por ironia do destino o aparelho ter dado o defeito justamente na sua mão. Quantas vezes acontece isso conosco.
e outra ao ter queimado o primeiro voce ja deveria ter feito um pente fino na fonte pois quando esse fet queima sempre leva com ele o ci da fonte tambem,
Re: gx 1656 philpis queimando fet da fonte By: PESIGMA Date: 09 Fev 2009, 09:10
bom a todos , bom vou tentar ajudar para ser ajudado
o tv ligava mas a ponteira da entrada da antela arrancou.
como eu tinha guardado um igual com mesmo nome e sempre marco quando esta bom, coloquei e apos ligar , queimou o fet da fonte 6n60 de acordo com a dica do amigo verif um ci 3842 um resistor e um diodo com pequena fulga troquei por novo e coloquei o fet novo e liguei, a lampada em seria nao mais acendeu indicando que o curto tinha saido, com multiteste medi o coletor da horizontal soladado e vi uma variacao do ponteiro meio sem orden hora ele media +_B ora o pionteira deslocava para tras. tirei o saida e medi ele e comparei com outro nas medidas esta perfeito. apos medir o +b sem o saida aparece +ou- 100 volts que acho o suficiente para o funcionamento
mesmo iregular. quando coloquei o saida a tensao ficou pulsando.
em media 50 volts. pode ser que acidentalmente ocorreu de encostar alguma coisa que jerou este curto.
medi o pino 35 do processador tem 8 volts em media.
tda 8361, como minha esperiencia neste aparelho e pouca pois peguei alguns na minha careira gostaria de uma orientacao.
e se possivel onde encontro este esquema.
desde ja agradeco
Re: (RESOLVIDO) gx 1656 philpis queimando fet da fonte By: PESIGMA Date: 09 Fev 2009, 11:26
ai pessoal resolvido em primeiro lugar olhei a alimentacao do tda 8361
esta presente, quando virei a placa e observei com a lente, vi a solda do procesador bem feia resecada.
tirei a velha e coloquei solda nova, e o aparelho ligou mas com vertical fechado, foi so trocar o vertical tda 3653 e coloar o varicap,
pronto funcionou perfeito.

quero agradecer aqui a todos os colegas que de alguma forma tentou me ajudar fico agradecido de coracao.
valeu e vamos para proxima.
Páginas: 1