Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
dica saida vestical By: Dino Cesar Date: 07 Mar 2009, 11:14
As saidas verticais dos aparelhos modernos são muito simples, bem ao contrário de alguns anos atrás ,(quem pegou as antigas Telefunkem sabe do que estou falando)
todas são praticamente iguais, consistem em um amplificador operacional e um par complementar de potencia, tudo dentro do mesmo involucro alguns vem com o pino mute e controle de volume por tensão.
Bem, aonde eu quero chegar com este papo? É que muita gente apanha destes circuitos simplesmente por causa do óbvio: Acham que é só trocar o CI cobrar pelo serviço e tudo bem... mas a coisa não é bem assim, a grande maioria dos integrados que entram em curto, são por causa dos perifericos ligados a eles, principalmente os capacitores , vamos tomar por base o TA84O3K muito usado nos aparelhos Semp Toshiba, entre o pino 2 e a terra á o C315 100n, este capacitor quando apresenta fugas manda o CI para o espaço, e se voce por um CI novo sem trocar o dito ele vai embora tambem, e assim como C325 100Mf X 35V e o C327 1n.
Quero chamar a atenção especial para o C314 de disco sua capacitancia varia conforme o modelo, ele tem o mau costume de apresentar fugas durante o fucionamento fundindo a cuca dos iniciantes (e dos veteranos tambem)
Enfim; antes de trocar os integrados temos que dar uma "geral" nos perifericos,
infelismente muita gente só se lembra de fazer isto depois que mandou para lixeira vários CIs queimados.
Isto vale para todos os integrados, coloquei o TA8403K usado pela Toshiba somente para exemplificar. Desculpe-me pelo alongamento da conversa, mas como diziam os gregos: Antes que falte é melhor que abundem...eh eh eh


Re: dica saida vestical By: Cristian freitas Date: 08 Mar 2009, 00:52
muito legal a dica,assino embaixo...
Re: dica saida vestical By: leandro moreira Date: 23 Maio 2009, 20:33
mandou muito bem as vezes na correria do dia dia passamos os pes pela cabeça e ñ resolve nada valeu a dica amigo um abraço

Páginas: 1