Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
CUIDADO AO DESCARREGAR TUBOS DA CCE POR ERICK PANISSET By: edson tadeu Date: 17 Dez 2008, 21:55
Erick Panisset
Moderador Geral


Registrado desde: 28 Dezembro, 2006, 13:42:11
Offline

Sexo:
Mensagens: 130



Membro No: 16

     CUIDADO AO DESCARREGAR TUBO DA CCE HPS2005 e outros modelos
« : 21 Novembro, 2007, 02:33:24 » Citar 

--------------------------------------------------------------------------------
Essa dica é válida para todos os modelos posteriores a HPS2005 e também para outras marcas como philips e outras.

Tenho certeza que grande parte dos técnico têm o costume de descarregar a alta tensão armazenada no cinescópio através do cordão aquadague do tubo. Eu até então só descarregava assim quando.........
Num belo dia (da semana passa hehe) chegou uma HPS 2005 sem croma, resolvi o defeito mas como sou um técnico bastante criterioso em minhas reparações, resolvi fazer uma revisão na TV pra dar a garantia padrão de 90 dias. Toquei os dois eletrolíticos da fonte de 47 e 33uf que sempre estão ruins, refiz soldas e decidi limpar o cabo de alta e a umidade presente ao redor da chupeta. Peguei como de costume minhas garras jacaré, engatei uma no cordão aquadague e outra na chave de fenda bem isolada e descarreguei. Executei o serviço de limpeza, montei a TV e quando fui ligá-la affffffffffff não oscilava o horizontal nem a pau. Conferi as tensões nos pinos 12 e 37 do TDA 8841 e estavam ok mas nada de soltar a frequencia H no pino 40. ATé então eu não estava entendendo nada, foi ai que me deu um estalo na cabeça e lembrei que o defeito surgiu depois que descarreguei o tubo no aquadague hehehe. Rapidamente procurei medir a resistência entre ele e a massa e ..... pqp, nesta TV ele não é aterrado ,ou seja, não é MASSA hehehehehe. Podem olhar no esquema ou mesmo seguir o fio da placa do tubo que ele vai estar totalmente liga do ao ABL da TV e não a massa. Então ao jogar a alta lá no aquadaque ela está indo totalmente pro ABL e não pra massa e no meu caso queimou o TDA 8841.


Depois do acontecido, procurei me informar sobre a melhor maneira de descarregar alta tensão destes cinescópios e o Sr Alfredo Kell do RS (40 anos de CCE) me disse o seguinte:

Deve-se primeiramente soltar o fio do aquadague lá da placa do tubo, dessoldar ele e em seguida retirar a placa do tubo, assim o tubo estará totalmente isolado do circuito apenas com o cabo de alta ligado. Em seguida deve-se encostar um chave na tinta condutora do tubo e com outra chave (encostada na primeira evidentemente) tocar o ânodo por baixo da chupeta. Assim estamos "encurtando o caminho" da alta tensão fazendo com que ela saia do ânodo e caia diretamente a massa do tubo. Ahhh e mesmo o tubo estando totalmente isolado da massa do circuito, sua tinta condutora é capaz de aterrar a alta tranquilamente.

Denunciar ao Moderador    Registrado 

--------------------------------------------------------------------------------
Erick Panisset de Oliveira
MODERADOR


Re: CUIDADO AO DESCARREGAR TUBOS DA CCE POR ERICK PANISSET By: edson tadeu Date: 17 Dez 2008, 21:59
 Re: CUIDADO AO DESCARREGAR TUBO DA CCE HPS2005 e outros modelos
« Responder #4 : Hoje �s 21:33:49 » Citar Modificar 

--------------------------------------------------------------------------------
pra mim nao tem nada a ver acredito que isto tenha sido uma mera coincidencia pois ja faço isso a mais de 20 anos e nunca tive problema eu e com certeza a maioria dos tecnicos. Agora o que pode ter acontecido e que seu aparelho ja estava com este defeito ou veio a dar tal defeito. Quantas vezes nós consertamos uma tv fechamos ligamos deixamos em teste e as vezes depois de algumas horas ou ate minutos ou ainda nbo outro dia quando vamos ligar: blef... cadé. Pra MIM NAO  teve nada a ver . dA PROXIMA  vez bote a ponta do teste no varicap ai voce vai ver seu prejuizo mesmo.   a UNICA COISA  que poderia ter acontecido era se o fio que vai da placa do cinescopio nao estivesse conectado ou ainda se ele estivesse dando mal contacto mais neste caso ao colocar a ponta do teste  na chupeta voce levaria uma baita de uma descarga.
Eu vou continyuar fazendo o procedimentos que sempre fiz pois foi assim que sempre me dei bem. 

                                                                            EDSON TADEU
Re: CUIDADO AO DESCARREGAR TUBOS DA CCE POR ERICK PANISSET By: rickteck Date: 18 Dez 2008, 07:30
É sr Edson, não foi coinscidencia não!!!!!
Essa semana fiz a mesma coisa que voce, ao trocar o fly, tbm descarreguei o tubo na malha, e veja só, tbm queimei o TDA8374, mas no meu caso era uma HPS-2092.
Foi graças ao seu tópico que pude chegar aos finalmente, até então eu estava desconfiando da qualidade do flyback novo, pois o original apenas estava com vazamentos.
Muito obrigado pela dica e vou continuar fazendo exatamente oque o Sr Alfredo sujeriu, pelo menos nessas CCEs.
Abração!
Re: CUIDADO AO DESCARREGAR TUBOS DA CCE POR ERICK PANISSET By: edson tadeu Date: 18 Dez 2008, 14:39
todos nós aqui somos livres para seguir o que quiser se o jeito que lhe passaram é um modo mais seguro voce deve serguir aquele que lhe é favoravel. Eu por minha vez continuo fazendo do meu jeito Sr. ricardo.  É  como muitos dizem: para se lavar uma placa é preciso tirar (com a boca bem cheia (merda) tuner e o flay back. Eu nunca tirei e nunca tive problema com o flay ou o tuner porque nao tirei. Agora é errado tirar? nao nao é cada um segue o procedimento que quer. Eu aqui so passo a minha experiencia, se serve para alguem otimo,se a pessoa nao quer seguir otimo tambem. Ninguem precisa de dizer qual orientação vai seguir, segue a que lhe convier. Eu vou continuar seguindo as orientações de mim mesmo o Sr Edson Tadeu. bay bay . Graças a Deus que um dia lhe passei um topico e resolveu seu problema fico feliz por isso e assim vamos levando caminhando carregando as nossas experiencias. valeu
Páginas: 1