Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
CUIDADO AO DESCARREGAR TUBOS DA CCE POR ERICK PANISSET By: edson tadeu Date: 17 Dez 2008, 21:55
Erick Panisset
Moderador Geral


Registrado desde: 28 Dezembro, 2006, 13:42:11
Offline

Sexo:
Mensagens: 130



Membro No: 16

     CUIDADO AO DESCARREGAR TUBO DA CCE HPS2005 e outros modelos
« : 21 Novembro, 2007, 02:33:24 » Citar 

--------------------------------------------------------------------------------
Essa dica é válida para todos os modelos posteriores a HPS2005 e também para outras marcas como philips e outras.

Tenho certeza que grande parte dos técnico têm o costume de descarregar a alta tensão armazenada no cinescópio através do cordão aquadague do tubo. Eu até então só descarregava assim quando.........
Num belo dia (da semana passa hehe) chegou uma HPS 2005 sem croma, resolvi o defeito mas como sou um técnico bastante criterioso em minhas reparações, resolvi fazer uma revisão na TV pra dar a garantia padrão de 90 dias. Toquei os dois eletrolíticos da fonte de 47 e 33uf que sempre estão ruins, refiz soldas e decidi limpar o cabo de alta e a umidade presente ao redor da chupeta. Peguei como de costume minhas garras jacaré, engatei uma no cordão aquadague e outra na chave de fenda bem isolada e descarreguei. Executei o serviço de limpeza, montei a TV e quando fui ligá-la affffffffffff não oscilava o horizontal nem a pau. Conferi as tensões nos pinos 12 e 37 do TDA 8841 e estavam ok mas nada de soltar a frequencia H no pino 40. ATé então eu não estava entendendo nada, foi ai que me deu um estalo na cabeça e lembrei que o defeito surgiu depois que descarreguei o tubo no aquadague hehehe. Rapidamente procurei medir a resistência entre ele e a massa e ..... pqp, nesta TV ele não é aterrado ,ou seja, não é MASSA hehehehehe. Podem olhar no esquema ou mesmo seguir o fio da placa do tubo que ele vai estar totalmente liga do ao ABL da TV e não a massa. Então ao jogar a alta lá no aquadaque ela está indo totalmente pro AB