Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
AMPLIFICADOR BUSTER HBM 6400 COM TR ABERTO. By: vitor luis Date: 21 Maio 2014, 14:23
Boa Tardes aos colegas;

Estou com este módulo amplificador BUSTER HBM 6400 na bancada com dois transistor abertos que são: PT35C e PT36C. Mas não achei aqui para comprar e nem na Net o PDF destes transistores pra ver algum equivalente.

Alguém dos colegas sabem os equivalentes para estes transistores.

Deste já agradeço.
Re: AMPLIFICADOR BUSTER HBM 6400 COM TR ABERTO. By: Petronzio Date: 22 Maio 2014, 00:56
Vitor, provavelmente são transistores Fets, se esse módulo for estéreo, verifique os transistores do outro canal.
Pode te ajudar muito na identificação deles...
Re: AMPLIFICADOR BUSTER HBM 6400 COM TR ABERTO. By: vitor luis Date: 22 Maio 2014, 13:14
Boa tarde Petronzio.

Fiz os testes como Fet's e não deu certo, fiz como Darlingtom (TIP) e tambem não deu certo. São 16 transistores e só dois (2) estão com as leituras abertas nos treis terminais, com certeza são transistores de potencia más sem o PDF não dá pra saber a sua potencia.
As leituras foram:
PT36C (NPN) B C E
PT35C (PNP) B C E.

Está difícil saber a potencia destes transistores.

Re: AMPLIFICADOR BUSTER HBM 6400 COM TR ABERTO. By: Petronzio Date: 22 Maio 2014, 23:24
Você deve ter trocado as nomenclaturas não? o PT36C deve ser PNP e não NPN
Encontrei uma informação na net dizendo que o TIP42C substitui o PT36C,  (PNP).
Se for assim o TIP41C substituirá o PT35C (NPN).

Fonte dessa informação:
Código Selecionar
http://www.htforum.com/vb/showthread.php/183792-DUVIDA-TRANSISTOR-PT-36C

Não consegui colar o site diretamente no post!, copie o link acima e cole no seu navegador....

Revirei a Net por aqui, mas não encontrei o datasheet deles (PT36 e PT35)...
Re: AMPLIFICADOR BUSTER HBM 6400 COM TR ABERTO. By: vitor luis Date: 23 Maio 2014, 11:23
Não inverti rsrsrs, as Letras são ( PT ) mesmo eu tambem achei estranho más é PT mesmo. Acho que vou devolver porque não consigo encontrar este transistor e de novo fiz os testes não são Fet nem Darlington (Tip), so deu como pnp e npn.

Obrigado pela ajuda.

O moderador pode dar como encerrado este Tópico.


Re: AMPLIFICADOR BUSTER HBM 6400 COM TR ABERTO. By: lm-perez Date: 23 Maio 2014, 12:48
Olá Vitor.

Eu já troquei essas saída já algum tempo,usei os TIP35/TIP36 do tipo TO220
mais com Tip 42 e Tip41 tem que funcionar.

Confira os indutores de saída(transformadores) eles costumam alterar ou entrar em curto.

Mais se quiser encerrar o tópico,basta editar o titulo do tópico e escrever (ENCERRADO).
Re: AMPLIFICADOR BUSTER HBM 6400 COM TR ABERTO. By: vitor luis Date: 27 Maio 2014, 17:37
Petronzio;
Sera que vc pode tirar uma duvida. Se eu for substituir os PT36C ePT35C porTIP42 e TIP41 rrespectivamente, terei que trocar so os dois danificados, ou o conjunto todo dos TIPs, o que vc acha
Re: AMPLIFICADOR BUSTER HBM 6400 COM TR ABERTO. By: WALTER JANSEN Date: 27 Maio 2014, 20:12
Olá gente boa.
Vitor, não tenho este esquema, mas amplificadores com transistor em paralelo devem ter um resistor de valor bem baixo em série com cada um dos emisores. Isto é feito para que um transistor não sobrecarregue em correte alta e venha a abrir. Variações de ganho fazem um transistor entrar em condução antes do outro e as tensões são equalizadas nestes resistores. Sem resistores, você deve selecionar transistores com curvas iguais.
abraço
wj
Re: AMPLIFICADOR BUSTER HBM 6400 COM TR ABERTO. By: 171 Date: 28 Maio 2014, 20:09
Amigo a leitura que você fez está correta o pt36c é npn,pode trocar só os que estão danificados por tip 41c eu acabei de arrumar uma dessas nestes dias, estes são transistor e não fets.
Re: AMPLIFICADOR BUSTER HBM 6400 COM TR ABERTO. By: Petronzio Date: 29 Maio 2014, 20:25
Citação de: vitortvsom online 27 Maio 2014, 17:37
Petronzio;
Sera que vc pode tirar uma duvida. Se eu for substituir os PT36C ePT35C porTIP42 e TIP41 rrespectivamente, terei que trocar so os dois danificados, ou o conjunto todo dos TIPs, o que vc acha
Como ja foi dito acima, troque só os transistores danificados, não precisa trocar o conjunto todo não...
Re: AMPLIFICADOR BUSTER HBM 6400 COM TR ABERTO. By: vitor luis Date: 30 Maio 2014, 09:34
Ok.
Re: AMPLIFICADOR BUSTER HBM 6400 COM TR ABERTO. By: vitor luis Date: 06 Junho 2014, 12:37
RESOLVIDO.

Obrigados aos colegas pelas dicas foram de suma importância e ajuda, o módulo ligou e está funcionando a mais de cinco dias com sua potência máxima.

Foram substituídos os transistores PT35C e PT36C danificados pelos TIP41C e TIP42C respectivamente.

Agradeço a todos.
Páginas: 1