Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV TOSHIBA TV2157(M)FS U17R EM STBY COM LED ACESO, NÃO PARTE. By: WALTER JANSEN Date: 04 Abr 2014, 16:07
Olá gente boa.
Esta Tv com esta falha, led aceso e não parte.
Fonte em +/- 80V, com pulso de ''power on'' +B tenta subir e cai novamente para 80V.
Desligado horizontal e colocado carga resistiva,  +B sobe para valor normal, fontes de +5V, +8V, +3,3V,  reset e +30V do vaicap, presentes. Sinal de SDA e CLK e pulsos do horizontal e dente de serra do vertical presentes. Trocado capacitor de largura e trafo horizontal (colocado brasalfa). Transistor saida horiz ok. Desligado saida vertical, e mesmo assim fonte não sobe e não dispara horizontal.
Desligando Q432 fica com tela azul e sem OSD
Esta TV é o chassi que não usa foto acoplador na fonte.
Alguma sugestão, cometi algum erro na pesquisa, esqueci de medir algo?
Sintam-se a vontade de participar
abraço
wj
Re: TV TOSHIBA TV2157(M)FS U17R EM STBY COM LED ACESO, NÃO PARTE. By: Percí Date: 04 Abr 2014, 21:42
Talvez haja curto em uma das fontes de flyback.
Re: TV TOSHIBA TV2157(M)FS U17R EM STBY COM LED ACESO, NÃO PARTE. By: VHERMANN Date: 05 Abr 2014, 10:38
Amigo eu tive um caso parecido com o seu era o C887,Q432, troquei os dois a tv voltou ao normal, no caso do OSD pode ser a memória.
Re: TV TOSHIBA TV2157(M)FS U17R EM STBY COM LED ACESO, NÃO PARTE. By: eletrotom Date: 08 Abr 2014, 20:06
confere pelo esquema se não esta faltando em um pino só os 5v (VCC) que alimentara o micro qdo partir....  já peguei uma assim faltava em um pino do micro os 5v que estava somente com 0,8v.
Re: TV TOSHIBA TV2157(M)FS U17R EM STBY COM LED ACESO, NÃO PARTE. By: WALTER JANSEN Date: 09 Abr 2014, 08:36
Olá gente boa.
Desculpem o silencio, problemas de saude na familia.
Percy, também pensei isto, mas desliguei todas as saidas do TSH, ficando apenas a do +B ligada, mas fonte não sobe. Sendo que sobe com carga resistiva. Pode ser um problema interno no transformador novo. Estou providenciando um 3º TSH para confirmar.
Valmir, embora já houvesse medido estes componentes, coloquei novos e falha permanece. Memoria não troquei, se OSD aparecesse, poderia tentar um reset.
Eletrotom, cheguei a pensar isto, mas conferi as alimentações em todos os pontos e chegam bem.
retorno com o resultado de outra troca de TSH.
abraço
wj

Re: TV TOSHIBA TV2157(M)FS U17R EM STBY COM LED ACESO, NÃO PARTE. By: UNIDASEX Date: 09 Abr 2014, 10:51
Walter:

Quando vc desligou o Q432 as fontes primárias e secundárias normalizaram?
Re: TV TOSHIBA TV2157(M)FS U17R EM STBY COM LED ACESO, NÃO PARTE. By: WALTER JANSEN Date: 09 Abr 2014, 16:33
Olá gente boa.
Sim Ricardo, fontes ok, SDA e CLK chegam ao varicap. Tela azul sem OSD o que não me permite resetar a memoria.
Troquei o TSH novamente, desta vez utilizei um FBT (AT2079/AO), mesma coisa.
wj
Re: TV TOSHIBA TV2157(M)FS U17R EM STBY COM LED ACESO, NÃO PARTE. By: WALTER JANSEN Date: 09 Abr 2014, 18:00
Olá gente boa.
Refazendo as medidas todas novamente, (Q432 fora do circuito) observei o seguinte: Todas as medidas repetiram só que agora vi algo que não havia visto antes. O barramento de SDA e CLK dos pinos 57/58 do micro/memoria depois de um breve tempo ok ficam sem atividade e com +5V, razão da tela azul.
O que é que libera estas linhas de sinal?
wj
Re: TV TOSHIBA TV2157(M)FS U17R EM STBY COM LED ACESO, NÃO PARTE. By: UNIDASEX Date: 10 Abr 2014, 08:39
Walter:

Conforme sua resposta, vc não tem curto e sim algum problema levando a proteção!

Quanto aos SDA e SCL, são gerados pelo UOC. Desligue inicialmente os pontos de SDA e SCL que não provocarão proteção, como por exemplo no seletronik, e demais pontos( se existirem), e por último, coloque uma memória nova vazia para ser inicializada, antes de pensar no próprio UOC.

Vou dar uma olhada no esquema e mais tarde posto algum pitaco extra!
Re: TV TOSHIBA TV2157(M)FS U17R EM STBY COM LED ACESO, NÃO PARTE. By: luizcassiano Date: 10 Abr 2014, 10:21
Um palpite...Já verificou o circuito do drive horizontal?
Re: TV TOSHIBA TV2157(M)FS U17R EM STBY COM LED ACESO, NÃO PARTE. By: UNIDASEX Date: 10 Abr 2014, 10:43
Walter:

Pelo que avaliei do esquema, não há nada a acrescentar por enquanto!
Re: TV TOSHIBA TV2157(M)FS U17R EM STBY COM LED ACESO, NÃO PARTE. By: WALTER JANSEN Date: 10 Abr 2014, 12:47
Olá gente boa.
Luiz, já foi verificado este circuito.
Ricardo, já isolado estas linhas, estou indo pegar outra memória para troca.
Tudo indica realmente que é por ai, memória/UOC salvo que alguma outra coisa esteja inibindo estas linhas.
Retorno com a troca da memória.
abraço
wj
Re: TV TOSHIBA TV2157(M)FS U17R EM STBY COM LED ACESO, NÃO PARTE. By: WALTER JANSEN Date: 11 Abr 2014, 11:37
Olá gente boa.
Memória nova instalada e ligado sem Q432. Entrou imagem com tela azul e sem OSD. Removi Q906 e ficou colorida normal apos ajuste de SCREEN (troca TSH), só que sem OSD.
Vou tentar ver alguma coisa no inicio da tarde e se não conseguir nada, só na semana que vem após retorno da esposa do hospital (cirurgia é hoje a noite).
Abraço
wj
Re: TV TOSHIBA TV2157(M)FS U17R EM STBY COM LED ACESO, NÃO PARTE. By: UNIDASEX Date: 11 Abr 2014, 12:52
Walter:

Que a cirurgia transcorra bem e ela retorne logo para casa.
Fique com Deus!!!
Re: TV TOSHIBA TV2157(M)FS U17R EM STBY COM LED ACESO, NÃO PARTE. By: WALTER JANSEN Date: 14 Abr 2014, 15:59
Olá gente boa.
Valeu Ricardo. A patroa já esta em casa e em repouso total, sobraram os afazeres domésticos para mim.
Vou tentar seguir a pesquisa no tempo que sobra.
Coloquei um Q906 novo e resolveu falha de tela azul. Ligando sem Q432, tenho imagem de boa qualidade e audio normal. Posso alterar canal e volume no teclado e no CR, sem OSD na tela. A única anormalidade é a tela um pouco expandida. Se entendi corretamente, as informações de OSD são geradas dentro do A8873 (Q501).
Resolvi deixar um tempo ligado nesta condição e fiquei monitorando alguma alteração de fonte e/ou algum aquecimento. Observei que a tensão no emissor de Q840 começa com 5,2V e vai caindo para um valor abaixo de 4,8V quando cai sintonia e fica com tela branca e encolhida. A partir daí fica desligando e ligando. Q840 esquenta tanto que quase dá para marcar lombo de gado. Medindo Q840 parece bom. Fui isolando as cargas da fonte e verifiquei que o consumo alto parece estar em Q501 pino 55. A resistencia interna do pino 55 de Q501 para GND é de +/- 40 ohms o que me faz suspeitar que Q501 já era???
Alguém já fez esta medição em algum momento? Meu raciocinio esta correto?
wj
Re: TV TOSHIBA TV2157(M)FS U17R EM STBY COM LED ACESO, NÃO PARTE. By: eletrotom Date: 14 Abr 2014, 19:30
troca o Q840, pois os mesmos são criticos, peguei muitos defeitos relacionados a ele, inclusive o 830... e em volta tem resitores e diodos zener, pode ter algum alterado ou fuga... boa soorte...
Re:TV TOSHIBA TV2157(M)FS U17R EM STBY COM LED ACESO, NÃO PARTE. By: WALTER JANSEN Date: 15 Abr 2014, 08:16
Olá gente boa.
Eletrotom, os periféricos eu já medi todos. Esta fonte, se ligado sem o pino 55 do Q501, trabalha frio e estável.
É possivel que este transistor, quando esquenta, venha abrir. Vou providenciar um outro para um teste.
Abraço
wj
Re: TV TOSHIBA TV2157(M)FS U17R EM STBY COM LED ACESO, NÃO PARTE. By: WALTER JANSEN Date: 17 Abr 2014, 11:04
Olá gente boa.
Trocado transistor e  ficou igual, ''esquenta mesmo'', só que agora o transistor tende a entrar em avalanche.
A corrente está em 165 mA no emissor, considerando que o transistor tenha que dissipar 15V ( não tem nenhum limitador entre ele e a fonte), com esta corrente dá uma dissipação de +/- 1,5W. Pelo datasheet deste transistor a dissipação máxima dele é 1W. Como o aquecimento se dá quando o pino 55 do IC501 é ligado, me faz supor que este micro já era. Se coloco um regulador externo no lugar deste transistor, pode ficar horas ligado, só que a imagem, (como já coloquei), fica espichada e sem OSD. Bom assim não posso entrar em modo de serviço e ajustar.
Vou tentar encontrar um para teste e também ver se o proprietário quer arcar com o custo.
Se alguém entender que não esgotei todas possibilidades pode se manifestar.
abraço
wj
Re: TV TOSHIBA TV2157(M)FS U17R EM STBY COM LED ACESO, NÃO PARTE. By: UNIDASEX Date: 17 Abr 2014, 12:39
Walter:

Realmente, só resta o UOC !
Re: TV TOSHIBA TV2157(M)FS U17R EM STBY COM LED ACESO, NÃO PARTE. By: anselmoeletronica Date: 06 Maio 2014, 23:36







colega, o defeito pode está no regulador de 5 volts Q 421.
sucesso.





Páginas: 12