Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
(ENCERRADO) TVC-29\ By: matrix57 Date: 07 Out 2013, 10:30
Aparelho: TVC-29"
Marca:    Philco
Fabricante:   
Modelo:   TP29C21
Defeito:   Sem deflexão Vertical, trama horizontal presente.

Bom dia caríssimos colegas!
Esta TVC inicialmente entrou com defeito no TSH (flyback) que estava furado com fuga de A.T.
Trocado o TSH por Brasalfa cód.: JF0501-19277, e juntamente foi substituido o IC-601, TDA-8177F, não encontrei o original, coloquei um da SG-Thomson TDA-8177,  a TV liga, tenho todas as tensões presentes tanto para Stand-by com para ON, mas depois de 5 segundos ela desliga, por alguma proteção.
Neste intervalo o R709 - 18R/1/2W frita e o IC-601 esta aquecendo um pouco, a bobina defletora do vertical esta com 7R5, ohm, estou achando baixo, alguém sabe informar o valor correto da impedância de VDY? Quando ligado nos 5 seg. aparecem 3 listras finas Verde, vermelho e Azul na parte superior da tela, 4 dedos acima do centro da tela. A quem pude ajudar, opiniões sugestões, fico muito grato, saudações,
matrix57


Agradeço a quem puder ajudar.
Valdir.

Re: TVC-29\ By: matrix57 Date: 07 Out 2013, 15:29
Ola, boa tarde a todos!
Este aparelho usa Chassi/PCI n°: 55-02-F6949-06-2, com PCI auxiliar PIN-CUSHION n°: 55-02-F0643-06-3
Suadações,
mtrix57.
Re: TVC-29\ By: marcosbr Date: 07 Out 2013, 16:52
 Coloque o CI correto.
Re: TVC-29\ By: matrix57 Date: 07 Out 2013, 16:58
Ola, boa tarde a todos!
No inicio da tarde troquei o IC-601, por outro supostamente original *TDA-8177F (Thomson), porém persiste o Problema, agora as 2 listras finas estão na parte inferior da tela, e ao desligar aparece um flash do vertical em apenas meia tela, testei R606; R608 e R609; R610; e R601, D705; C733; tudo ok.
Dentro do prazo de 5 seg, tenho 3,5V no +C711, tenho 127V no +B, mas no Katodo do D705 com +C733 deveria ter algo por volta de 44V só parece 9V, esta linha vai no Pino 3 do IC601 (Fly) e proteção continua desligando.
A linha Filamento da qual deriva EHT/Prot esta ativa com +3V, única coisa que não fecha é a falta de 44V na linha Fly do Vertical, mas quem esta matando ele, será que ainda o IC-601 ta bichado? alguém tem opinião ou sugestão para postar? Agradeço a quem puder ajudar.
Saudações,
matrix57.
Re: TVC-29\ By: marcosbr Date: 07 Out 2013, 17:03
 Tente encontrar o 8179F
Dificilmente encontrará o original sem ser carimbado!
 
Re: TVC-29 By: siatec Date: 07 Out 2013, 17:54
matrix   quanto      ao  tda  8177f   este  eh  o  correto para as philco    cph
6     que eh este chassis  que voce esta com ele

a falta dos  44  volts      ocasiona  justamente estes  defeitos  -        queima  da  r  709   
e desarme  -    se nao tiver certeza do ic 601     tente  de sucata philco  ele sao  realmente confiaveis  -       mas   enquanto nao tiver  44 volts   vai queimar r 709   ...   e  tv  nao     funciona       a  bobina   nao acredito  ser   ela       

fly  pode ate  ser   -

experimente  colocar   r 709   e  deixar  sem o  ic  vertical e veja se tem os  44 volts ...  tem que ser  rapidinho  ok.
Re: TVC-29\ By: matrix57 Date: 07 Out 2013, 18:18
Ola, caríssimos Marcos e Siatec!


Somos todos unanimes que, se não aparecer os 44 Volts não funciona.
Também sabemos que estamos com muita coisa falsa em termos de componentes eletrônicos hoje, começamos a desconfiar de tudo.
O TSH é NOVO, não acredito que seja, mas vou colocar uma pequena carga resistiva na linha dos 44V e isolar o pino 3, ou mesmo retirando o CI.
Amanhã vou correr atraz do "original" TDA-8177F e do TDA-8179F, depois retorno com os resultados, obrigado pelo apoio.
Saudações,
matrix57.
Re: TVC-29\ By: marcosbr Date: 07 Out 2013, 18:52
 Mais um que pode te salvar:  9379F
Re: TVC-29\ By: matrix57 Date: 08 Out 2013, 09:03
Ola, bom dia a todos!
Ontem no final do dia, coloquei uma pequena carga de +/- 15 mA na linha do pino 3 do TDA e apareceu estavel 47V, mas por falta de deflexão desarmou, claro. Vou agora na caça da solução, retorno mais tarde.
Saudações,
matrix57.
Re: TVC-29\ By: matrix57 Date: 08 Out 2013, 14:46
Ola, boa tarde caríssimos!
Montei a pouco + de hora e meia atraz um STV8179F, paguei 9 Reais, segundo vendedor da loja é "importado", então o mercado oferece o importado, o original e o de 2ª linha, difícil assim,  com este CI o VERTCAL ABRIU, tem vídeo e audio, na parte superior da tela com +/- 3 dedos uma faixa de retraços, parece que a imagem dobrou, acho que isso é Pin-Cuschin, será, ou exesso de altura? Não esta desarmando mais, porem o R719-18R/1/2 W fica vermelho e o CI esta aquecendo muito, pino 3 do CI esta com 5,9V então ainda tem algo errado, acredito.  Aguardo comentarios.
Saudações,
matrix57.
Re: TVC-29\ By: marcosbr Date: 08 Out 2013, 20:13
 Matrix.
Cada um tem seu jeito de trabalhar, e eu lhe respondo como se o aparelho estivesse comigo!
Provado esta, que o problema era o CI.
Salvo tenha algum defeito não verificado. Algum capacitor ou a própria defletora...
Eu tentaria encontrar o CI em outra loja!
Re: TVC-29\ By: matrix57 Date: 08 Out 2013, 21:53
Ola, boa noite caro Marcosbr!


Já perigrinei em 4 lojas, uma delas, revenda bem antiga em minha cidade disse que existem apenas 2 grandes importadores, ambos em São Paulo e de lá sai para distribuição no Sul e Sudeste, nas condições que informei, Importado, todos são, mas fica entre original, 2ª linha, e os preços podem variar de 4,50 a 12,00 reais. Comprei mais um jogo hoje, vou testar ambos e ver o que acontece. Esta linha +44 é exclusiva, sai do flay-back, limita corrente por R719, retifica em D705 e filtra com C733, muito básico, então não pode haver sobre aquecimento no IC-601 e  nem fritar o R719, ok. Vou checar novamente a placa Pin-Cushion, (retraços superior da tela) mas acho que ela não tem problemas. Obrigado pelo apoio até aqui.
saudações,
matrix57.
Saudaçoes
Re: TVC-29\ By: matrix57 Date: 09 Out 2013, 09:45
Bom dia Marcosbr e demais colegas!


Montei o outro conjunto e nada, nem liga, recoloquei o "único" de 6 pçs compradas que funciona, aquece bastante, mas mantem o vertical abeto com video e audio, então não vou perder mais tempo, vou buscar o ORIGINAL IMPORTADO que veio montado, TDA-8177F. O pior que com tanta solda e dessolda um dos ilhos já se soltou. mesmo sendo bem rápido na operação de soldagem.
Saudações,
matrix57.
Re: TVC-29\ By: matrix57 Date: 09 Out 2013, 16:10
Ola, boa tarde a todos!
IMPORTANTE: o CI - TDA8177F é um CI que trabalha com "fonte auxiliar" do Flay-back e o CI - TDA8177, não utiliza esta fonte auxiliar, então será necessário remover C733, R709, utilizar então TDA8177 , sem o sufixo "F", e inserir na posição C607 um capacitor eletrolítico de 47uF/35....50V, e pronto, é só ligar, e vai funcionar beleza.
Saudações
matrix57.
Re: TVC-29\ By: matrix57 Date: 10 Out 2013, 14:56
Ola, boa tarde!
Conforme o último relato e procedimentos informados esta TVC 29" esta finalizada e já foi entregue ao cliente, funcionado perfeitamente. OK.
Saudações,
matrix57.
Re: TVC-29\ By: marcosbr Date: 10 Out 2013, 19:44
 Matrix.
Retirei novamente o resolvido!
Temos por habito, não incentivar certas "soluções" como a unica!
Se resolvel parabéns... Coloco como encerrado!
Eu conserto muitos aparelhos que usam este CI, e nunca tive este problema.
Tem no mercado, ele, e os substitutos que funcionam normalmente! (tenho até de reserva)
Alterar o circuito, e colocar como unica solução...
Foge das nossas regras!
Um abraço.

Re: (ENCERRADO) TVC-29\ By: matrix57 Date: 10 Out 2013, 20:43
Ola, caro Marcosbr!
Basta vc extrair o Datasheet dos dois Ci´s TDA-8177F e TDA8177, e verá claramente que esta opção é tanto dada pelo fabricante da TVC PHILCO como pelo fabricante do componente TDA, até a própria serrígrafia do chassi já admite esta opção, não tenho culpa se eu compro meia duzia de TDA para usar fonte auxiliar (F) e nenhum funciona, não estou inventando nada, estou usando o que cabe a um técnico fazer, que é encontrar uma solução sem que nada seja comprometido no projeto original.
Após ter descoberto este informe técnico, causou-me estranheza que nenhum dos colegas, alguns muito mais experientes do que eu, em não fazer nenhuma alusão a esta diferença técnica entre os dois CI´s., o que poderia ter me poupado algumas horas, assim, pensando em outros colegas que poderão ter dor de cabaça com este CI, fica a dica muito útil a todos, mas tudo bem, faz parte.
Saudações,
matrix57
Re: (ENCERRADO) TVC-29\ By: marcosbr Date: 11 Out 2013, 15:18
 Matrix.
O "técnico" tem a obrigação de fazer o certo. O engenheiro não tem culpa que falsificaram o material!
Na realidade eu posso colocar qualquer porcaria aí, até mesmo um tda9302, e vários outros!
Basta seguir este esquema: Inverta os pinos tal e tal, levante aquele. coloque um capacitor ali, corte aquele, etc...
Não tenho tempo, nem vou entrar no mérito de dar mais explicações aqui. Mas vou te passar diferenças básicas.
Num aparelho de até 20" alguns costumam fazer isto. Mas a diferença para um aparelho de 29 é gritante. Por isto ele foi colocado no projeto!
Mais tarde vem as consequências!
Como eu disse... Agente esta aqui para ajudar, mas cada um tem seu jeito de trabalhar!
O que não pode acontecer aqui... É que estas "adaptações se tornem a regra do conserto.
Se quiser posso te passar detalhes por MP. O fabricante economizaria muito usando o 8177, ou então eles colocaram o F somente para ficar mais bonito!
Resolveu... Parabéns! Mas não vamos mudar as regras!
Um abraço.
Páginas: 1