Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
MODULO JBL Escolha a Marca aqui GTO 5355 FONTE NÃO LIGA APOS SOLDAR OS FETS DE SAIDA By: Pablo Bastos Date: 09 Set 2013, 20:44
Aparelho: MODULO JBL
Marca:    Escolha a Marca aqui
Fabricante:    JBL
Modelo:   GTO 5355
Defeito:   FONTE NÃO LIGA APOS SOLDAR OS FETS DE SAIDA

Boa noite pessaol, estou com esse modulo da JBL em bancada, na seu circuito existe duas fontes uma para o grave e outra para os 4 canais restantes. bem, seu problema e que quando aciona o remote, ele da partida na fonte, chega ate acender o led azul de power, porem e rapido instante ja entra em proteção, retirei todos os irfz48 da fonte do stereo e media um-a-um, tudo normal, o gate tambem esta normal, ai sem eles na placa fui ligar, percebi que o modulo acionou porem somente o grave... voltei com os IRFZ 48 e retirei os fets de saida(da parte do stereo) o modulo ligou normal, gerol +30 -30. soldei o primeiro casal de fet no canal 1, liguei e funcionou, mas para a minha surpresa se eu ligar mais um fet na seguencia dos canais em stereo o modulo volta o mesmo problema.. parece que a fonte não tem força de arma ou ate mesmo tem algo em curto.... agradeço quem puder me dar uma orientação!!

Agradeço a quem puder ajudar.
Pablo

Re: MODULO JBL Escolha a Marca aqui GTO 5355 FONTE NÃO LIGA APOS SOLDAR OS FETS DE SAIDA By: pabasto Date: 09 Set 2013, 21:41
pessoal outro detalhe importante.. retirei os fet de saida e liguei o modulo, fui soldando fet por fet de saida e o modulo permaneceu ligado e tocou.. apos desliga e ligar novamente voltou o problema..
Re: MODULO JBL Escolha a Marca aqui GTO 5355 FONTE NÃO LIGA APOS SOLDAR OS FETS DE SAIDA By: Andrezinm Date: 09 Set 2013, 21:54
Olá Meu Amigo eu acho q vc esta confundindo o transistor da fonte com os de saida!!!
seu problema parece ser na saida! Liga porem aciona a proteção!
Re: MODULO JBL Escolha a Marca aqui GTO 5355 FONTE NÃO LIGA APOS SOLDAR OS FETS DE SAIDA By: pabasto Date: 09 Set 2013, 21:58
Andrezinm testei saida por saida e não apresentou curto nem fuga

Re: MODULO JBL Escolha a Marca aqui GTO 5355 FONTE NÃO LIGA APOS SOLDAR OS FETS DE SAIDA By: Andrezinm Date: 09 Set 2013, 22:06
qual o defeito inicial!!! após a resolda que ele ficou assim!
Re: MODULO JBL Escolha a Marca aqui GTO 5355 FONTE NÃO LIGA APOS SOLDAR OS FETS DE SAIDA By: pabasto Date: 10 Set 2013, 09:44
ja veio ate mim com esse defeito...parece q a fonte do modulo não tem força para arma com as saidas soldadas no lugar, eu estou usando uma bateria de 60amp, mesmo assim continua o problema

Re: MODULO JBL Escolha a Marca aqui GTO 5355 FONTE NÃO LIGA APOS SOLDAR OS FETS DE SAIDA By: lm-perez Date: 10 Set 2013, 10:27
Pablo,esse defeito pode estar relacionado ao detector de DC vindo de alguma saída.

Tente ligar ela com todos as saídas e veja se tem alguma tensão negativa ou positiva nelas. Confira nos terminais que vão para os falantes.

Caso não consiga ligar,tente desabilitar a proteção do pwm,qual ci ela usa ai, TL494,SG3525 ou SG3524 ?
Re: MODULO JBL Escolha a Marca aqui GTO 5355 FONTE NÃO LIGA APOS SOLDAR OS FETS DE SAIDA By: pabasto Date: 10 Set 2013, 14:18
Perez ele usa um smd TL494
Re: MODULO JBL Escolha a Marca aqui GTO 5355 FONTE NÃO LIGA APOS SOLDAR OS FETS DE SAIDA By: lm-perez Date: 10 Set 2013, 15:31
Para descobrir se é algo relacionado com a proteção,ela vem através do pino 4 e depende de como está configurado se entrada é inversora ou não inversora.

3 maneira de desligar a proteção.

1° isolando o  pino 4
2° aterrando o pino 4
3° jogando até 5 vcc.

O interessa desse ci que a proteção pode ser configura pelos pinos 1,215,16 também,dai você terá que monitorar os estados desse pinos,quando está em on e quando está em prot.
Re: MODULO JBL Escolha a Marca aqui GTO 5355 FONTE NÃO LIGA APOS SOLDAR OS FETS DE SAIDA By: Andrezinm Date: 11 Set 2013, 00:12
Se vc for desativar a proteção, é interessante q vc use um amperímetro  a corrente fica em torno de 0,7A a 2,8A acima disso é problema, (a corrente sobe rápido e queima tds seus transistor).
depois d funcionando a corrente sobe de acordo com o volume.(com dissipador não esquece) o interessante seria vc isolar as etapa em curto ou a que vc suspeita pra resolver rápido esse problema.
Re: MODULO JBL Escolha a Marca aqui GTO 5355 FONTE NÃO LIGA APOS SOLDAR OS FETS DE SAIDA By: pabasto Date: 11 Set 2013, 23:37
Perez, retirei todos os transistores (tipo bc) que fazem parte dos canais de audio, porem continuou a mesma coisa, a fonte so arma com reteira os transistores de saida, ai fui seguir sua sugestão referente ao TL494, desoldei a perna 4 do C.I, para a surpresa parou geral agora..kkkdeve ter ido pro espaço, amanha vou adquirir um no e por no lugar...
Re: MODULO JBL Escolha a Marca aqui GTO 5355 FONTE NÃO LIGA APOS SOLDAR OS FETS DE SAIDA By: lm-perez Date: 12 Set 2013, 10:07
Pablo,eu acho pouco provável que o TL tenha queimado com isso,eu uso essa técnica já tem uns 15 anos e nunca me aconteceu,a não ser que ele estava alterado ou você não esperou descarregar todos os capacitor da fonte e do módulo,mais ai é fácil descobrir se ele queimou ou está bloqueado,é só verificar o sinal de dente serra no pino 5.
Re: MODULO JBL Escolha a Marca aqui GTO 5355 FONTE NÃO LIGA APOS SOLDAR OS FETS DE SAIDA By: pabasto Date: 12 Set 2013, 11:12
Realmente Perez, o tl494 não reimou, foi apenas um resistor smd de 11k que abriu.. substituir e voltou.. mas continuo na estaca zero, fonte liga normal, sem as saidas. so de colocar uma se quer ja não liga mais, o mais engraçado que modulo tenta arma em aproximadamente 4 a 4 segundos..

OBS: ao ligar o modulo sem os transistores (tipo "BC") e sem as saidas tem canal que chega +5v e outros chega a +25v, na base no transistor TIP..

Re: MODULO JBL Escolha a Marca aqui GTO 5355 FONTE NÃO LIGA APOS SOLDAR OS FETS DE SAIDA By: pabasto Date: 12 Set 2013, 16:47
Boa tarde pessoal, quero agradeçer primeiramente a Deus, depois aos amigos Perez e Andrezinm pelas dicas, consegui achar o defeito, apos retirar todos os transistores do modulo fui medido um-a-um fora da placa, ate que encontrei um com fulga. referencia original MPSA13 - troquei pelo   BC517. Obrigado pessoal, topico resolvido!!
Re: MODULO JBL Escolha a Marca aqui GTO 5355 FONTE NÃO LIGA APOS SOLDAR OS FETS DE SAIDA By: lm-perez Date: 12 Set 2013, 17:25
Que bom Pablo que conseguiu 'matar' mais um defeito.

E obrigado por colocar a solução.
Páginas: 1