Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
TVC-21" Philips 21PT5433/78R Fonte primária arma, comando Stand-by opera, liga LED apaga, mas não chaveia fonte secundária. By: matrix57 Date: 20 Ago 2013, 10:55
Aparelho: TVC-21"
Marca:    Philips
Fabricante:    
Modelo:   21PT5433/78R
Defeito:   Fonte primária arma, comando Stand-by opera, liga LED apaga, mas não chaveia fonte secundária.

Ola, bom dia a todos!
Esta TVC esta "manhosa" as vezes liga, áudio e vídeo normal, em outras não liga de jeito nenhum. Stand-by, funcional, opera pelo controle liga, mas não esta chaveando a fonte secundária, fica ligada por 10 min. e retorna ao modo Stand-by.
Troquei foto acoplador IC-7515, testei C2428 e C2521, ambos Ok, aparentemente as tensões em torno do CI7520 estão OK, não informa nenhum código de erro. alguém pode opinar e comentar sobre este caso, agradeço desde já a quem puder ajudar.
Saudações,
matrix57.


Agradeço a quem puder ajudar.
Valdir.

Re: TVC-21 By: PESIGMA Date: 20 Ago 2013, 11:25
amigo verif os 3v3 volts quando ela desarma,?  verif a epron clok data
resistores que fazem parte desta etapa?
Re: TVC-21\ By: matrix57 Date: 20 Ago 2013, 17:27
Ola caro Pesigma!
Vou verificar atentamente suas sugestões, retorno amanhã.
Saudações,
matrix57.
Re: TVC-21\ By: matrix57 Date: 21 Ago 2013, 10:48
Bom dia caro Pesigma e colegas!


A TVC esta aberta na bancada, para nenhuma surpresa minha ela esta funcionando normalmente, mas tem uma coisa muito "intrigante", uso o meu MITER MINIPA ET2080, quando em Stand-by, NÃO tenho leitura nos pontes de teste da fonte primária, quando coloco ela em ON, volto a medir com ela ligada então tenho leitura correta dos pontos de medição. Único lugar com leitura em Stand-by é no C2503 = 308V vou medir no pino 1 e 2 do T5520, indica 0 volt. Sera que tenho problemas com EMI por conta do chaveamento da fonte que interfere na leitura do Miter??
Quando em ON, todos os pontos de teste estão com as tensões corretas, que "bicho" é esse?? Rsssssss.
Verifiquei Eprom, clock e Data corretos, memória também já foi substituída, os 3V3 presentes em Stand-by, ok.  Aguardo comentarios e sugestões.
Saudações, matrix57.
Re: TVC-21\ By: matrix57 Date: 21 Ago 2013, 16:02
Ola, boa tarde!


Novidades, mas ruim, TEM TRILHA(s) ROMPIDA(s), agora é descobrir onde.
Saudações,
matrix57.
Re: TVC-21\ By: matrix57 Date: 22 Ago 2013, 11:14
Bom dia caríssimos!


Continuando....., retirei o chassi, em bancada, chequei várias trilhas, primeiramente as trilhas das linhas de +V95 e +12V, de posse de uma boa lupa 8x, fui verificando ilhos de solda ou possíveis trincas, retirei indutores, trafo primário, capacitores, refiz inúmeras soldas, remontei tudo, voltando a um novo teste, "e continua o problema", ao precionar levemente a PCI maim, ela desliga, e volta para Stand-by, então, resta-me voltar a fazer novas verificações, alguém tem dicas ou comentários que possam ajudar? Agradeço.
Saudações,
matrix57.
Re: TVC-21\ By: matrix57 Date: 24 Ago 2013, 16:04
Ola, boa tarde a todos!


Monitorei simultaneamente as linhas +95 e +12 da fonte primária, juntamente com a linha da fonte do filamento no secundario e quando exerço uma pressão sobre a PCI a fonte primária permanece estável, não desliga, apenas a fonte secundária entra em corte de chaveamento, então com certeza o problema esta localizado no estagio secundários da fonte, ou nas linhas de realimentação e chaveamento. Estou a 2 dias pensando em um método viável para identificar a trilha "trincada", então me ocorreu que talvez utilizando uma pequena lâmpada 6V em corrente continua (*800 mA), com duas ponteiras finas em circuito "serie", para teste de ponto-a-ponto das trilhas suspeitas, acredito que ao flexionar a PCI a "trinca" possa centelhar e assim identificar o local da falha, será isso uma idéia louca? Ou talvez melhor uma lupa mais poderosa? Aguardo sugestões e opiniões dos colegas, a quem puder ajudar desde já agradeço.
saudações matrix57.
Re: TVC-21\ By: naldoZ Date: 24 Ago 2013, 17:08
Dê uma  geral na PCI (soldas frias)!!     8)
Re: TVC-21\ By: matrix57 Date: 26 Ago 2013, 11:25
Ola prezado Naldo!
Sabemos que um dos piores defeitos em eletrônica são os maus contatos, se não o pior, mas visualizo com certeza retomar uma inspeção mais detalhada das malhas do circuito da PCI, apesar de que já refiz dezenas de soldas, estou mais propenso a acreditar em "trilha rompida", agradeço o apoio.
Saudações, matrix57,
Páginas: 1