Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Panasonic TC-20A8 Fonte muito baixa, +B com 20V. By: Percí Date: 02 Julho 2013, 19:27
Aparelho: TV
Marca:    Panasonic
Fabricante:   
Modelo:   TC-20A8
Defeito:   Fonte muito baixa, +B com 20V.

Saudações amigos, depois de verificar se havia alguma saída em curto passei a analisar o primário da fonte e eis que encontrei o D821 (ON3131LF) com os pinos 3 e 4 em curto(quase curto, resistência muito baixa), buscando informações sobre o componente vi tratar-se de um fotoisolador, fotoisolador é o mesmo que fotoacoplador? O simbolo no datasheet é igual, em caso afirmativo posso colocar um mais comum no lugar tipo um PC817?

Agradeço a quem puder ajudar.
Percí

Re: TV Panasonic TC-20A8 Fonte muito baixa, +B com 20V. By: siatec Date: 02 Julho 2013, 21:24
voce nao encontrou o on3131-    tem no mercado  ou  similar-        mas no  capacitor de  fonte  so tem esta  voltagem....
voce esta  com o esquema Perci-       tem algo  estranho  por ai  colega    --- medindo nos terminais do capacitor dobrador de fonte  tem  quantos  volts--         sera que nao tem nada no secundario   matando esta  fonte. 

e este   fotoacoplador  poderia estar  te  enganando  etc etc.  veja e nos  comunique
Re: TV Panasonic TC-20A8 Fonte muito baixa, +B com 20V. By: antoniotecny@ Date: 02 Julho 2013, 21:44
Por raciocínio logico  , um é o inverso do outro .
Assim como tr pnp   e npn .
Re: TV Panasonic TC-20A8 Fonte muito baixa, +B com 20V. By: Percí Date: 02 Julho 2013, 22:33
Estava consertando agora à noite então ainda não procurei o original, no secundário da fonte só tem essa voltagem mas no principal do primário tem 170V., já verifiquei as saídas e estão com carga normal, tenho o esquema e estive analisando e resolvi medir a frio os fotoacopladores, foi então que achei esse que além de dar medida de resistência baixa faz o ponteiro do VOM ficar oscilando, ao consultar o datasheet li optoisolator e fiquei na dúvida quanto ao funcionamento do componente pois pra mim é novidade, se bem que o símbolo é igual ao de fotoacoplador.
Re: TV Panasonic TC-20A8 Fonte muito baixa, +B com 20V. By: Percí Date: 02 Julho 2013, 22:55
Depois do comentário do antoniotecny@ resolvi fazer um teste com dois multímetros para ver se poderia ser um tipo "normalmente fechado", mas ao circular uma corrente pelos pinos 1 e 2 constatei que funcionou na mesma lógica do tradicional fechando totalmente os pinos 3 e 4.
Re: TV Panasonic TC-20A8 Fonte muito baixa, +B com 20V. By: Edy Date: 02 Julho 2013, 23:04
Perci , eu trabalhei em Autorizada Panasonic durante 5 anos , inclusive na época desta TV e nunca nem ouvi falar em fotoisolador. As Panasonic usam foto-acopladores normais. Coloque um TLP621 , PC817 , etc.

A fonte está baixa , mas ela 'apita'? Se não faz isso pode crer que é o foto.
Re: TV Panasonic TC-20A8 Fonte muito baixa, +B com 20V. By: UNIDASEX Date: 03 Julho 2013, 09:07
Perci:


Trabalhe sempre com o esquema!


Este aparelho tem o terra do +B principal diferente dos demais!!


O terra do +B principal é o negativo do capacitor grande, no primário da fonte!!!


Meça, usando o terra apropriado, e retorne com o que encontrou.
Re: TV Panasonic TC-20A8 Fonte muito baixa, +B com 20V. By: Percí Date: 03 Julho 2013, 09:37
Era mesmo o fotoacoplador, ao substituir a linha do +B subiu para 100V. e o aparelho funcionou normal, quanto ao esquema reparei que desde o primário da fonte a coisa parece ter sido feita ao contrário com o + do capacitor entrando no coletor do transístor chaveador antes de passar pelo trafo como é tradicional, agradeço a atenção de todos, um abraço e bons negócios.
Páginas: 1