Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TVC - 29´ Philips 29PT4643/78 Fonte primária arma parcial, Led acende mas pisca 4 sequências e não l By: matrix57 Date: 01 Junho 2013, 16:53
Aparelho: TVC - 29´
Marca:    Philips
Fabricante:   
Modelo:   29PT4643/78
Defeito:   Fonte primária arma parcial, Led acende mas pisca 4 sequências e não liga.

Ola caríssimos colegas!
Esta TVC 29 Philips voltou após 48 dias operando normalmente. No momento ela se comporta da seguinte forma, liga chave, led acende, ao acionar o controle ON, o led apaga, depois entra informando sequencialmente 4 series de piscadas, 1ª com 3 piscadas; 2ª com 5 piscadas; 3ª com 2 piscadas e 4ª com 11 piscadas, ela não liga, o mosfet 7512 não esta oscilando para o T5512, mas o o CI-7531 esta oscilando normalmente chaveando o T5531 este.
Esta fonte é chata, engenharia  complicando o que não precisa ser complicado, este TEA é problemático, já foi substituido na primeira vez, esta TVC teve topico aberto e esta registrado nos concluido em 17/04/13.
Quando coloco ela em ON pelo controle e medindo sob o catodo do diodo D6512 a tensão chega apenas a 8,5 V, quando deveria ser de pelo menos 15V e em Stand by esta em 5,2V. Repasando os códigos de erros, um deles informa proteção na linha EHT/Aquadag, então veriquei e encontrei o R3356/10R aberto, substitui por outro, religuei a TV e continua na mesma, alguém tem informação sobre este sintoma, acredito que seria muito importante eu ter as informações das tensões no TEA no estado Stand-by, só informa em estado ON. Agradeço muito a quem ajudar e desde já agradeço.
Chassi: L04.1L


Agradeço a quem puder ajudar.
Valdir.

Re: TVC - 29´ Philips 29PT4643/78 Fonte primária arma parcial, Led acende mas pisca 4 sequências e n By: Rangel Date: 01 Junho 2013, 18:22
Valdir, semana passada consertei uma Philips dessa linha PT, não me lembro o modelo correto, com um sintoma bem parecido, no meu caso era a tensão de 33V que estava baixa. Na TV que consertei, é partir dessa tensão de 33V que são geradas, se não me engano, uma tensão de 5V e 5,6V que por sua vez tb ficam baixas, como estou em casa agora, não tenho acesso ao esquema para confirmar, mas dá uma verificada aí.
Re: TVC - 29´ Philips 29PT4643/78 Fonte primária arma parcial, Led acende mas pisca 4 sequências e n By: matrix57 Date: 01 Junho 2013, 18:57
Ola, caro Rangel!
Sim, concordo que falta alguma tensão fundamental, no meu caso a fonte Main nem esta oscilando, a qual deve gerar estes 33V e varias outras, mas vou checar se não deixei passar nada, se houver novidades informo e aguardo por opiniões e sugestões.
Re: TVC - 29´ Philips 29PT4643/78 Fonte primária arma parcial, Led acende mas pisca 4 sequências e n By: Almeidaf Date: 02 Junho 2013, 09:32
desligue a L5552 e veja se aparece o +B. ....com essa voltagem (8,5V)o ic 7511- tem que funcionar,  então arrume outro e coloque ai.
Re: TVC - 29´ Philips 29PT4643/78 Fonte primária arma parcial, Led acende mas pisca 4 sequências e n By: sitri Date: 02 Junho 2013, 09:55
amigo pelo que diz, a fonte esta OK, o que parece suceder pelo pisco do led, é que a fonte esta ingressando ao modo de proteciòn,algo anda mau em alguma etapa que é alimentados pelos secundários da fonte..
Re: TVC - 29´ Philips 29PT4643/78 Fonte primária arma parcial, Led acende mas pisca 4 sequências e n By: matrix57 Date: 02 Junho 2013, 10:26
Ola, muito bom dia de domingos!


Meus caríssimos Almeidaf e Sitri, este projeto de fonte como vcs sabem, utiliza dois estagios, um controlado pelo TEA1506 (main) e o outro controlado pelo TEA1620 (aux.)o problema sempre ocorre pelo TEA1506 na saída do pino 2, se o regulador interno não funciona corretamente não tem quem faça essa fonte partir, ai é como o Almeidaf diz, "arruma outro e troca". Vou checar as suas recomendações, também concordo que tem proteção ativada, 100% de chance, qualquer novidade volto a informar, abraço.
Re: TVC - 29´ Philips 29PT4643/78 Fonte primária arma parcial, Led acende mas pisca 4 sequências e n By: matrix57 Date: 02 Junho 2013, 20:48
Ola, aqui agora é boa noite, mas já vou iniciando com BOM DIA!
Caro Almeidaf, abri no indutor L5552, coloquei uma pequena carga (lampada 25W em paralelo ao C2552, mas a fonte não oscila, nada na saida, nem a fonte auxiliar, tenho as tensões de +$ 305V e os 5,6V paro o estado Standby no katodo do D6511, isso ta com cara de ser "novamente" o maldito TEA1506, ou alguma outra possibilidade, vou checar mais atentamente na 2ª.
- Nota: az vezes ao tocar com as ponteiras do multimetro em componentes  não definidos para medição o LED acende, dou partidas no controle ON, mas a lampada não acende e inicia a sequência de piscadas, estes códigos de "ERROS" podem estar inibindo a partida da fonte também (Hercules), será?
Abraço a todos.
Re: TVC - 29´ Philips 29PT4643/78 Fonte primária arma parcial, Led acende mas pisca 4 sequências e n By: matrix57 Date: 03 Junho 2013, 14:37
Ola, boa tarde aos colegas!
Voltando com mais informações, porem mantendo ainda o L5552 aberto, substitui o Acoplador 7513, agora a fonte voltou a operar, mas fica em ON durante 15s a 16 seg. mas permitiu que eu fizesse algumas medições, onde:
saida T5512 -Vbat = 142,8
-Vaudio = -15,3
+Vaudio = +15,0
+6VA = +6,8V
Staby_com = +2,4V
Com esta tensões, tudo parece estar certo, mas porque o MICRO Hercules esta mandando desligar a fonte? Qual o procedimento para APAGAR a sequência dos códigos de erro, será que é isso que esta mandando desligar?
Aguardo comentários.
Saudações,
matrix57.
Re: TVC - 29´ Philips 29PT4643/78 Fonte primária arma parcial, Led acende mas pisca 4 sequências e n By: Almeidaf Date: 03 Junho 2013, 19:49
não tem como apagar o codigo de erros no momento, como tambem não é o causador desse sintoma.
se o micro desliga algo esta consumindo alem do recomendado. mais ele não pode desligar a fonte e sim colocar em stand by  devera ficar  baixa talves mais de 90V.isso é o certo. se estiver assim  ok.   agora tem que partir para outro raciocinio, vertical, fly, trc fraco.

Re: TVC - 29´ Philips 29PT4643/78 Fonte primária arma parcial, Led acende mas pisca 4 sequências e n By: antoniotecny@ Date: 03 Junho 2013, 20:33
Amigo matrix , outro detalhe.
Lampadas ligadas como cargas do circuito pode induzir a erros devido a baixa resistência do filamento da lampada. Use resistores como caga.
Em media resistores de 1k de 5 a 10w.
Isole os +b usando resistores, principalmente o de maior valor.
Assim você define se o defeito é na fonte ou não.
Obs..... Se a fonte desarmar tem que da um tempo , ou descarregar os capacitores p que ela arme de novo.
Re: TVC - 29´ Philips 29PT4643/78 Fonte primária arma parcial, Led acende mas pisca 4 sequências e n By: matrix57 Date: 04 Junho 2013, 15:17
Ola, boa tarde caríssimos colegas!
Prezado Almeidaf, com informei, continuo com o Indutor L5552 aberto, portanto não tem com ter excesso de carga, pois a unica carga na saída desta fonte primaria é a que eu coloquei, segundo a minha medição, esta carga esta drenado 390 mili amperes (lâmpada), então segundo a sugestão do Antonio coloquei um resistor de Fio 1K2/10w, que esta drenando 119 mili amperes e continua desligando apos os 16 seg (143 Volts).  volta para o estado Stand-by e em seguida entra na sequência de piscadas dos códigos de erro.
O comportamento de desligamento se da pelo simples fato de que no TR7573 em sua base, quando em Standby temos 2,4V e quando em ON, o sinal cai para 0,0V (Stady_Con) , este comando vem do Micro.
Vamos desmistificar: Para a lei de OHM não existe diferenças entre uma resistência num envolucro de vácuo (Lâmpada) ou uma resistência comum (Resistor) as únicas coisas a considerar é que a carga seja compatível (Calcular), mas quanto a frequência num indutor ou transformador sim, isso faz muita diferença.  Utilizar Lâmpadas como carga (Não é "aquele troço")  com tenho lido aqui no fórum algumas vezes, é uma ferramente de trabalho muito útil.
Utilizando a formula: I = Tensão/Resistência, depois dividido pela frequência de chaveamento +/- 15,75 Khz X (área do núcleo TSH) Pi x R² , chega-se ao resultado de que em plena carga, o primário do (Fly-back) TSH pode drenar uma corrente de 2,26 amperes. A carga aplicada esta muito longe disso, mas estou convencido de que ou é a fonte primária, ou é o Micro. Comentários são bem vindos, afinal o objetivo comum é encontrar a solução. Todas as tensões medidas estão corretas conforme indicado no esquema.
abraço a todos e obrigado pelo apoio até aqui.
matrix57.
Re: TVC - 29´ Philips 29PT4643/78 Fonte primária arma parcial, Led acende mas pisca 4 sequências e n By: Edy Date: 04 Junho 2013, 15:51
Boa tarde , Valdir.

Pelos relatos que li , acho que o defeito já está resolvido. Como você disse , ainda está com o L5552 aberto. Para que o TV permaneça ligado é preciso que o Horizontal funcione. Veja que durante 15 ou 16 segundos a fonte permanece armada , assim o UOC está gerando onda quadrada para o driver e o driver para a saída , mas como essa não funciona devido à falta do +B (L5552 em aberto) não há o FEEDBACK horizontal para o UOC por isso ele manda desligar a TV.
Experimente agora conectar a L5552 e fazer ela funcionar.

Um abraço
Re: TVC - 29´ Philips 29PT4643/78 Fonte primária arma parcial, Led acende mas pisca 4 sequências e n By: matrix57 Date: 04 Junho 2013, 19:38
Ola caríssimo Edy!
Seu comentário tem completo fundamento, as vezes ficamos tão preocupados em resolver o problema que acabamos esquecendo de mínimos ou pequenos detalhes, amanhã pela manhã já vou retornar a posição original o L5552 e e tomara que volte a funcionar, então ainda tenho o problema do armazenamento em memoria dos códigos de erro, acredito que estes devam ser apagados.
Abraço,
matrix57.
Re: TVC - 29´ Philips 29PT4643/78 Fonte primária arma parcial, Led acende mas pisca 4 sequências e n By: antoniotecny@ Date: 04 Junho 2013, 20:40
amigo matrix, você esqueceu  outro detalhe , dentro do fio de tungstênio não existe vácuo , e a resistência dele só sobe quando ele aquece .
Por isso , no primeiro instante que v liga a lampada , a resistência que aparece é aquela medida no ohmímetro nos terminais da lampada .
E essa resitividade pode fazer o equipamento proteger em frações de segundo. 
Re: TVC - 29´ Philips 29PT4643/78 Fonte primária arma parcial, Led acende mas pisca 4 sequências e n By: antoniotecny@ Date: 04 Junho 2013, 20:46
Obs. isso quando a lampada esta ligada como carga.
E não em serie com a carga.
Re: TVC - 29´ Philips 29PT4643/78 Fonte primária arma parcial, Led acende mas pisca 4 sequências e n By: anselmoeletronica Date: 04 Junho 2013, 21:11
Colega, se você medi na saída do fotoacoplador e a tensão estiver 0v, então, pode ser o foto ou a saída horizontal alterando e os bcs.
sucesso.
Re: TVC - 29´ Philips 29PT4643/78 Fonte primária arma parcial, Led acende mas pisca 4 sequências e n By: matrix57 Date: 05 Junho 2013, 19:00
Ola, boa tarde caríssimos colegas!


Meu caro Antonio, é claro claro que dentro do fio de tungstênio não existe vácuo, eu falei "envólucro", ou seja, o ambiente no interior do bulbo de vidro da lâmpada onde no qual o filamento habita, mas devo concordar que realmente ocorre uma sutil flutuação de corrente, ou seja um pico de mile segundos (Filamento frio) para uma queda suave de corrente até estabilização da temperatura do filamento, isso é um comportamento natural de uma lâmpada incandescente e o efeito final é de amortecimento da corrente (característica das resistências). Em uma resistência comum carbono/ MF/ Fio este efeito é menos perceptível ou quase nulo.
Mas vamos ao que realmente interessa, o nosso amigo Edy, enxergou o obvio, realmente, como que a TVC vai ficar ligada se não havia o "feedback do Hor./Vert (fonte secundaria chaveando)., por isso ela desligava após os 16 segundos. Religuei tudo conforme a condição normal, inicialmente ela ainda estava desligando, mas percebi linhas de retraço fortes, então fui reajustando Foco e Screen, até achar o ponte certo, então finalmente ela se manteve ligada, ainda fiz mais alguns retoques nestes ajustes, agora já  esta ligada por mais de 4 hs, Vou deixa-la ligada por pelo menos mais umas 5 hs, não quero que ela volte tão cedo para a minha oficina.
Resumo: O defeito originalmente era então apenas o Foto-acoplador da posição AO-7513, que não estava armando a fonte primária.
Obrigado pelo apoio de todos, assim mais uma vez um caso concluído. (em teste).
Saudações
matrix.


Páginas: 1