Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
ESTORIA DE UMA EMISSORA DE RADIO DO RIO VALE A PENA LER By: edson tadeu Date: 28 Novembro 2008, 14:49
edson tadeu
Especializada

Online

Sexo:
Tempo/serviço: 23 anos
Mensagens: 1.557



Membro No: 3286
EU NAO SOU O INTEIRO SOU O MEIO


     HISTORIA DE UMA EMISSORA DE RADIO DO RIO
« : 27 Novembro, 2008, 20:34:46 » Citar Modificar Apagar 

--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------

Lá pelos idos de 1960, uma emissora de rádio do Rio de Janeiro, resolve modernizar seus equipamentos de transmissão, juntamente com o sistema irradiante ( antenas ) e para isso, contrata uma empresa da Inglaterra, que tem entre outras incumbências, efetuar testes de campo para determinar o melhor local para as novos equipamentos.

Realizado os estudos, conclui-se por instalar o sistema irradiante em local afastado do centro da cidade, próximo a uma vila muito humilde, devido a altura da torre e a grande potência dos novos transmissores.

Escolhido o local, procede-se a instalação dos transmissores, erguem-se as antenas e iniciam os ajustes necessários ao bom funcionamento dos circuitos.

Após semanas de trabalho, os técnicos ingleses dão-se por satisfeitos e retornam ao seu país.

Começa no Brasil a fase de estudos e levantamento da cobertura da emissora com seus novos transmissores, trabalho este, via de regra feito pelos ouvintes que, incentivados pelos locutores, eram solicitados a escreverem para a emissora fornecendo detalhes da intensidade do sinal, clareza do som, etç ganhando em troca, flâmulas e outros brindes com o logotipo da rádio.

Em pouco tempo, a emissora passa a ter uma cobertura em quase todo o estado do Rio, sendo captada em vários estados da Federação. Noticias alvissareiras provenientes de pesquisas de audiência davam conta que o número de ouvintes havia tido um incremento em mais de 200% desde a inauguração dos novos transmissores.

Passado alguns anos, a secretaria da emissora começa a receber inúmeras cartas de ouvintes, reclamando da baixa qualidade do sinal, e de outros ouvintes mais longínquos, da impossibilidade de se sintonizar a referida "estação de rádio".
 
Pânico geral na emissora. Os técnicos são imediatamente solicitados a iniciar uma revisão geral nos transmissores e nas antenas. Após dias de testes, ajustes e verificações, não encontram nada que justifique a drástica redução na área de cobertura da referida emissora.

Alarmados pela possível perda de audiência conseguida a duras penas e com alto investimento, os donos resolvem chamar os técnicos ingleses para dar uma solução ao problema.

Já no Brasil, após efetuarem novos testes, os técnicos ingleses chegam à mesma conclusão dos brasileiros e cansados, devido a longa viagem, dirigem-se ao hotel para repousar. Um deles porem resolve ficar um pouco mais para repassar alguns ajustes nas antenas.

No dia seguinte, reúnem-se para traçar uma nova estratégia na tentativa de cercar o problema e em meio a um papo e outro, o inglês que havia ficado até mais tarde fazendo testes nas antenas comenta que estava surpreso pelo rápido desenvolvimento que a região das antenas havia alcançado, com todas as casas bem iluminadas, visto que na época da instalação dos equipamentos, a região não possuía luz elétrica.

Surpresa geral entre os brasileiros presentes, pois era sabido que a região continuava desprovida de qualquer infra-estrutura, mas resolvem tirar a dúvida a noite, pensando todos se tratar de alguma piada do inglês.

Chegando ao local, deparam se com centenas de casas totalmente iluminadas, com uma intensidade jamais vista antes! ! Percebem os brasileiros de imediato a grande mancada.

Os meninos do local haviam descoberto que as lâmpadas "NEON" queimadas ( popularmente conhecidas como Fluorescente ) encontradas as centenas no lixo do centro da cidade adquiriam um brilho intenso como que por encanto, sem necessidade de ligá-las na energia elétrica. "As lâmpadas fluorescentes mesmo queimadas, possuem internamente um gaz, ( gaz néon ) que é ionizado quando exposto a um campo eletromagnético muito forte, irradiando luz da mesma forma que se tivesse ligada a uma fonte de energia elétrica." Ou seja, boa parte da energia irradiada pela antena, era consumida ali mesmo pelas lâmpadas fluorescentes, e a medida que passavam os dias, mais e mais lâmpadas eram incorporadas às casas, para a alegria de todos e conseqüente redução da área de cobertura da emissora.

Hoje passo pelo local e vejo que todas as casas são providas de energia elétrica fornecida pela Light, e me pergunto, como é que os moradores foram incentivados a trocarem a fonte de energia gratuita pela energia paga da concessionária.

Quanto a emissora?, vai muito bem, obrigado.

Sua audiência é das melhores, seus equipamentos já passaram por inúmeras atualizações e sua área de atuação é bem maior.
 

 

Denunciar ao Moderador    Registrado 

--------------------------------------------------------------------------------








INTERESSANTE  é que so o lacerda se interessou em ler este assunto em asuntos gerais, mais é de interesse de todos e informativo tambem,, ate voce cabeça de cebola que mora no rio nao leu
Re: ESTORIA DE UMA EMISSORA DE RADIO DO RIO By: edson tadeu Date: 28 Novembro 2008, 19:41
SOBE
Re: ESTORIA DE UMA EMISSORA DE RADIO DO RIO By: Claudio Carvalho Date: 28 Novembro 2008, 20:27
Meu caro Edson.

Você não imagina, mas sempre navego nas páginas do Fórum! Eu li sim o seu artigo!!!Agora, já que citou, vou deixar o meu depoimento e vários colegas da antiga afirmarão este depoimento! !!! Veja, em meados dos anos 60, eu ainda seria uma criança, e já estava ligado a eletrônica!! O que você cita no seu artigo, nada mais é do que vivenciei!!! Na época, a Radio Nacional, 101.5 Mhz, que era a rádio do momento, havia inaugurado um transmissor de 100 K,  que era a maravilha da década!!! Ficava em São Gonçalo distrito de Niteroi, RJ e a sua transmissão, se originava de músicas clássicas, e que era  supervisionada pelo técnico cearense, de nome ERIVAN, e que era o melhor que o Brasil teria na época! Este mesmo ERIVAN, seria "cumprade" do meu pai, pois a sua filha, era afilhada do meu pai!!! A sua mulher, Ofélia, era uma mulher muito bonita, e eu tinha muito admirição pela sua postura, que achava espetacular!
Eu vi uma coisa que me deixou impressionado, uma válvula do meu tamanho ( cerca de 1,20 mts na época ) refrigerada a água!!!! Fiquei com esta imagem na minha mente por muitos anos! O que acontece!! Quando a rádio Nacional aumentou a sua potência de saída dos transmissores, tudo ao seu redor irradiava corrente, a ponto de alguns reclamarem dos cabelos em pé!!! Se não sabia, passe a saber, meu amigo!!!!!

Um grande abraço, Cláudio

Re: ESTORIA DE UMA EMISSORA DE RADIO DO RIO By: edson tadeu Date: 28 Novembro 2008, 21:39
é mais voce chegou a ver os bairros acesos por lampadas fluorescentes. que casualmente os tecnicos ingleses viram as ruas acesas e chamaram a atenção dos tecnicos brasileiros que entao descobriram a causa da perda de klz
Re: ESTORIA DE UMA EMISSORA DE RADIO DO RIO By: Claudio Carvalho Date: 28 Novembro 2008, 21:48
Edson.

Tem muita coisa que vários colegas aqui, quando lerem, ficaram com saudades!
Quando colegas, como O Bens, Almeida, Paulão, Siatec,Coutinho e outros que não me lembro agora, verem estas respostas, ficaram com uma grande saudade!

Um grande abraço!!!!

Cláudio
Re: ESTORIA DE UMA EMISSORA DE RADIO DO RIO By: siatec Date: 28 Novembro 2008, 22:13
BONITO TUDO ISSO... SERIA  INDISPENSAVEL A TODOS OS MAIS NOVOS  LEREM SOBRE ESTES ASSUNTOS POIS TUDO COMEÇOU DER   MARCONI PRA FRENTE SOH EVULUÇAO  MAS TODOS SE PREOCUPAM EM SOH ANDAR E ESQUEÇEM DO ENGATINHAR , SERVE ATEH PARA CONVERSAR COM OS CLIENTES MOSTRANDO CONHECIMENTO DE CAUSA NAO ACHAM???  EU FICO FELIZ EM TER  SIDO INICIADO NOS VELHOS TEMPOS , TEM TANTOS ASSUNTOS,. E  NAO TINHA-MOS TANTAS PEÇAS COMO HOJE OU SEJA TINHA-MOS QUE IMPROVISAR MESMO. ISTO TBEM ACONTECIA COM  O RADIO UM RELAMPAGO ERA UMA BATIDA NUMA TIRA DE LATA OU SERROTE LEMBRAM??
Re: ESTORIA DE UMA EMISSORA DE RADIO DO RIO By: Claudio Carvalho Date: 28 Novembro 2008, 23:08
Siatec.

O velho Edson tocou em um ponto muito bonito da eletrônica "primária!, que poucos se aventuravam a conhece-la e trabalhar nela! Os garotos novos, estão mais para a internet e eletrônica moderna, do que os acontecidos " ontem "!!!
Espere até o Bens, o Almeida, o Aquino, e mais alguns velhinhos lerem este tópico, que vai chuver informação de como era uma época poética a eletrônica! Eu peguei tubos de ferro redondo, isto mesmo, completamente redondos de uma tv Zenith! Claro que muitos irão lembrar, da ADMIRAL,STANDART ELETRIC, GRUNDIG e outras que não me lembro agora, mas que marcaram uma época maravilhosa para quem gostava da eletrônica! Nós pegamos seletor de canais rotativos, que tinha sintonia fina na propria placa de sintonia! Coisas que hoje nem em museu se encontra! Quando foi lançada a KL1, foi a revolução nos aparelhos de televisão, pois tinha até um decodificador de transmissão color/black with, está lembrado? O seu chassi, também foi um achado, pois era uma placa só na vertical que quando era preciso manutenção, era só soltar um pino na parte de cima e êle deitava para conserto, e ainda tinha o "revolucionário" audio transistorizado...  Coisas que só quem passou sabe como identificar!  Olha, eu outro dia peguei para consertar uma Panasonis TC 201, já viu alguma desta? Que aparelho!!! A TV tem uma base geral e os periféricos, como Horizontal, Fonte, Vertical, ajustes que são são por chaveamento em cima do chassi básico! Eu voltei ao passado!!! Mas fazer o que meu amigo. Com estas maravilhas de hoje, é só recordação! Ainda possuo alguns rádios a válvula aqui na minha casa, pois fui fazendo uma varredura em bréchos da vida e reformando os mesmo, alguns falam, outros não, mas é uma diversão!
Não vejo como saudade o passado, mas como uma época maravilhosa em que os que realmente gostavam da eletrônica, assumiam a profissão, que não era mascarada pelos consumidores como é hoje, apesar de ser muito mais viável hoje!
Uma boa noite e desculpe por escrever tanto!

Cláudio
Re: ESTORIA DE UMA EMISSORA DE RADIO DO RIO By: Claudio Carvalho Date: 29 Novembro 2008, 19:19
Meu caro Edson.

Esqueci de citar! A base de transmissão da rádio Nacional, foi instalada em São gonçalo em um lugar totalmente deserto, pelo motivo citado por você!!! Mas mesmo assim afetava a periferia!!

Um abraço do velho, Cláudio
Re: ESTORIA DE UMA EMISSORA DE RADIO DO RIO VALE A PENA LER By: edson tadeu Date: 29 Novembro 2008, 19:53
SOBE
Re: ESTORIA DE UMA EMISSORA DE RADIO DO RIO VALE A PENA LER By: Claudio Carvalho Date: 29 Novembro 2008, 21:37
Pessoal que viveu está época, vamos dar o depoimento, é relevante!!!! Os mais novos precisam saber como tudo começou!!!

Cláudio
Re: ESTORIA DE UMA EMISSORA DE RADIO DO RIO VALE A PENA LER By: carlosverdao Date: 29 Novembro 2008, 23:46
historia bastante interessante e curiosa ... nao sabia que as lampadas de neon  acendia desta forma , em tao quando encostamos  a aste plastica presa a lampada de neon , perto do fry, ela sofre este processo?.. desculpe minha ingnorancia . fiquem com deus
Re: ESTORIA DE UMA EMISSORA DE RADIO DO RIO VALE A PENA LER By: edson tadeu Date: 30 Novembro 2008, 09:10
se o flay meu colega verdao provoca  ondas eletromagneticas em elevada potencia(  que eu nao acredito que seja assim pois senao interferia em todos os equipamenos dentro de casa) sim neste caso acenderia. Voce veja que num raia de aproximadamente 500 metros da radio o pessoal acendia as lampadas fluorescentes.
Re: ESTORIA DE UMA EMISSORA DE RADIO DO RIO VALE A PENA LER By: Claudio Carvalho Date: 30 Novembro 2008, 14:58
Amigo Edson.

Raio de 500 mts??? Nada, mais de 2 KMs eram afetados com a transmissão da Rádio Nacional, que era do Governo e foi inugurada pelo então Presidente Getúlio Vargas em 1954 !!!!
As lâmpadas acendiam de dia e de noite!!! hahahahahah


Cláudio
Re: ESTORIA DE UMA EMISSORA DE RADIO DO RIO VALE A PENA LER By: edson tadeu Date: 30 Novembro 2008, 15:10
imagina a potencia dessa emissora
Re: ESTORIA DE UMA EMISSORA DE RADIO DO RIO VALE A PENA LER By: Bens inicius Date: 30 Novembro 2008, 15:42
ola boa tarde a todos, eu adorei a historia , com H do edson.. eu testava os retransmissores de tv aqueles aqui do interior, valvulados e ainda sem cristais de quartzo, tudo feito nas valvulas benditas, ha sim.. com uma lampada florescente se ela acendia forte o sinal estava otimo . he pode voltar pra cidade que as tvs estavam otimas, a torre ficava la em cima 10 km,,, depois veio... mas so muito tempo depois as parabolicas e tb os satelites adoraveis...naquela epoca o futuro era distante he nao como hoje  que o amanha eh o hoje..sempre filsosofando heheheh. claudio amigo irmao obrigado pela lembrança/  edson vc sempre acerta nos assunto ,,, thanks heheh como vc nao simpatiza com os gringos ....abraços em todos e muita luz
Re: ESTORIA DE UMA EMISSORA DE RADIO DO RIO VALE A PENA LER By: Claudio Carvalho Date: 30 Novembro 2008, 20:05
Bens e Edson.

Eu disse, quando os " coroas " começarem a ler este tópico, vai chuver história!!!! esta do Bens, é fato, pois aqui em Terê, quem fazia a manutenção das retransmissões dos canais ( Band/ Globo e  SBT ) usava o mesmo método. Temos 4 membros aqui de Terê no Fórum e podem confirmar o que escrevo!!

Cláudio
Re: ESTORIA DE UMA EMISSORA DE RADIO DO RIO VALE A PENA LER By: edson tadeu Date: 30 Novembro 2008, 20:41
eu escrivi benicio estoria com É pois se trata de um conto verdadeiro mais é um comto  e historia com H eu conheço a dos livros  como historia da humanidade historia das civilizações e por ai a fora agora contos eu costumo escrever com E
Historia do Brasil ai se escreve com H 

MAIS SE ESTOU CERTO OU ERRADO A HISTORIA É QUEM VAI DIZER
Re: ESTORIA DE UMA EMISSORA DE RADIO DO RIO VALE A PENA LER By: edson tadeu Date: 01 Dez 2008, 20:34
sobe
Re: ESTORIA DE UMA EMISSORA DE RADIO DO RIO VALE A PENA LER By: edson tadeu Date: 02 Dez 2008, 13:45
sobe
Páginas: 1