Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
som Panasonic sa-ak250 desligando e aparecendo f61 no display By: tec-luz Date: 10 Mar 2013, 11:07
Aparelho: som
Marca:    Panasonic
Fabricante:    
Modelo:   sa-ak250
Defeito:   desligando e aparecendo f61 no display

o som chegou  sem ligar apenas o led aceso, apos constar que o saida de audio estava queimado foi trocado junto com o transsistor q 5101 que é um rdn 150n20 como eu não tinha esse transistor ~e não encontrei aqui na minha cidade coloquei um outro fet rf 640 para teste. o som ligou tudo, porem quando aumenta o volume ele desligae aparece  no display f61. será devido a esse transistor? alguem o conhece bem? existe algum substitudo. qualquer ajuda é bem vida . desde já agradeço.

Agradeço a quem puder ajudar.
carlos

Re: som Panasonic sa-ak250 desligando e aparecendo f61 no display By: Rangel Date: 10 Mar 2013, 17:27
Panasonic é sempre bem crítico, por isso sempre usei o original, nunca fiz essa substituição, apesar de serem parecidos, em se tratando de Panasonic é bom desconfiar dessa alteração. Vc confirmou se as caixas estão em perfeito estado, sem alteração nas bobinas ou com algum tweeter alterado tb? Revise os resistores de baixo valor próximos à saída e na fonte, tenha certeza de que eles não estão alterados. Já peguei zeners com fuga causando o F61 tb. Monitore se a fonte não está sofrendo alteração no momento em que vc aumenta o volume, inclusive as fontes baixas, e monitore tb a tensão no pino DCDET, ou algo parecido, no micro.
Re: som Panasonic sa-ak250 desligando e aparecendo f61 no display By: josuelmarques Date: 12 Mar 2013, 01:11
   Informação Técnica da Panasonic para o código F61 (uma parte do documento)
   MODELO: AUDIO EM GERAL ( SC-HM / SA-AK / SC-CH ). Este fenômeno ocorreu nos modelos SC-HM780, SA-AK20, SC-CH75, etc...

   c) Se o código F61 aparece no momento em que se aumenta o volume checar :
   I) Circuito de controle do Fan (Quando Houver)
   II) Ventilador (Quando Houver)
   III) IC de Saída (IC de Potência) e componentes associados a ele.

   Obs.: Existem modelos que utilizam uma ventoinha para resfriar o IC de potência, onde há um circuito de controle da ventoinha que começará a funcionar dependendo do nível de volume.
   Este circuito controla a corrente que irá fluir pelo enrolamento da ventoinha. Se a impedância estiver alterada irá ocorrer o código de erro "F61" quando o volume estiver sendo incrementado.
   Nestes casos substitua a ventoinha. "Atenção": Não ligue o aparelho sem que a nova ventoinha esteja conectada, porque a proteção irá atuar e o código de erro "F61" irá aparecer no display; pois sem a ventoinha não tem impedância!

   Josuel Marques
Páginas: 1