Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
(ENCERRADO TV LG 21fu4rlg Não liga By: romolofi Date: 04 Mar 2013, 16:03
Aparelho: TV
Marca:    LG
Fabricante:   
Modelo:   21fu4rlg
Defeito:   Não liga

Ola colegas, esta tv ta me dando uma pequena surra aqui.
Tem tensão de 173V em cima do Cap e Ci da fonte, quando dou na chave ela acende o led do standby e logo apaga.
Ja troquei o C311, O ci Vertical, O saida Hor esta Ok o Fly também abri os pinos do +B e continua na mesma.
Levantei o Trans Q16 que protege o horizontal e na mesma.
Resistores R844, R842, R835 bons
Se alguem já pegou este defeito e puder dar uma dica agradeço


Agradeço a quem puder ajudar.
Romolo Filho

Re: TV LG 21fu4rlg Não liga By: Sergio Freitas Date: 04 Mar 2013, 16:28
Está tudo errado!!!!!!

Primeiro passo é dizer...

Tem as tensões no secundário?
Re: TV LG 21fu4rlg Não liga By: romolofi Date: 04 Mar 2013, 16:50
Bom sempre esqueço de ir devagarinho pois muitos não entendem ou não conhecem esta tv.
Fiz o basico para esta LG quando da este defeito ok, pra quem entende.
Vou começar denovo:


Quando dou na chave o led liga e desliga logo em seguida, tem tensão normal no primario até o pino 1 do str6754 178V, no pino 4 que é o start dele quando dou na chave vai a 16v e cai, ja testei toda a linha de resistores.
Secundário sem tensão, quando dou na chave aparece 63V no +B (estado de Stand By) e logo cai, ja desliguei os pinos de +B do Fly para ver se ele estava em curto (esta bom) e da na mesma TSH bom Ci Vertical bom, C311 troquei pois da muito este defeito.
Testei os resistores R844, R842 e R835 que provocam este defeito e estão bons, levantei o Q16 que é o transistor de proteção e esta bom não aconteceu nada.
Bom descrevi aqui o que já fiz, quem conhece esta tv ela da muito este defeito e quebra muitas pernas de técnicos com este defeito, o que peço é que se alguém ja se deparou com este defeito nesta tv e puder dar alguma dica agradeço
Re: TV LG 21fu4rlg Não liga By: Sergio Freitas Date: 04 Mar 2013, 18:44
Se sem carga o +B está com tensão baixa tem duas opções:

Oscilador no primário está com a frequencia errada (Exemplo: a TV está sendo alimentada em 110V e o circuito está identificando 220V), neste caso pode até ser o filtro da alimentação do start do oscilador.

Outro caso pode ser o foto acoplador ou algum periférico alterado.

Obs: nâo estou de posse de esquema agora, mas amanhã estarei com ele na tela.
Re: TV LG 21fu4rlg Não liga By: romolofi Date: 04 Mar 2013, 19:45
Obrigado pela resposta colega olha vou colocar aqui o que fiz depois disso ok:


Com a tv na tomada em 110V tenho 178V  em cima do Cap e no Pino 1 do ci STRW6554, quando tento dar a partida a tensão do pino 4 sobre para 16V mas logo cai, com o osciloscopio acontece a mesma coisa aparece o pulso no pino 1 mas cai, ja olhei os componentes em volta e esta tudo normal, com relação ao secundario não encontrei nenhum curto, quando dou a partida as tensões aparecem mas muito baixas, pela metade ou menos. No +B ela sobe para 63V que seria a tensão de StandBy mas cai também.
Já substitui o Opto também poderia ser ele mas ficou na mesma.
Não tentei ligar ela em 220V, vou tentar agora e depois te respondo.
Valeu


Voltando, coloquei ela em 220V e ta na mesma ok
Re: TV LG 21fu4rlg Não liga By: Sergio Freitas Date: 04 Mar 2013, 20:24
Romolo:


Na linha em amarelo que é a voltagem inicial do oscilador, veja quantos volts tem em stand by e em power.


Outro detalhe: Se trocou o STRW tem certeza que não é falso?


Aguardo...



Re: TV LG 21fu4rlg Não liga By: romolofi Date: 04 Mar 2013, 20:40
Amigo ja olhei esta linha toda, esta ok, oa placa é a MC 59C ok  quando esta somente na tomada a tv fica com o led desligado mas tem as tensões até o pino 1 do strw, quando dou na chave a tensão do pino 4 que é desta linha sobe para 16V e cai como todas elas ok, medi o sinal e da um pulso também e no pino 1 aparece o sinal mas cai junto ok só para acrescentar. O strw tirei de outra tv  que esta funcionando, não são iguais mas dei sorte pois o strw era o mesmo ok.
Re: TV LG 21fu4rlg Não liga By: Sergio Freitas Date: 04 Mar 2013, 21:54
Romulo


Baixei o esquema MC-59 e analisei a fonte.


Quando a TV está em stand-by você relata que fica com tensão no secundário e ai eu pergunto:


No IC-806 (regulador de 5V) a tensão mantem 5V fixo?


Quando aciona o power ela também fica estável?


Não reli o histórico acima então vou perguntar se já tiver feito ignore ok...


Você chegou a trocar o C-809 ?


Arrume um zener de 6V meça ele invertido e veja a fuga, ai solte o que estão na fonte 1 no lado hot e outro no lado cold, ambos na linha do foto, veja se não estão alterado.


Em ultima estância solte a base do Q-801 e ligue a TV, se a fonte estabilizar ai temos que passar para outro setor.
Re: TV LG 21fu4rlg Não liga By: marcosbr Date: 04 Mar 2013, 22:19
 Não deveria ser assim:
(quando esta somente na tomada a tv fica com o led desligado)
A chave é de partida ou de corte?
Re: TV LG 21fu4rlg Não liga By: romolofi Date: 04 Mar 2013, 23:06
Bom Marcosbr kkkkkk não sei o que você quer dizer aqui em Fortaleza falamos um pouco diferente ok, seria de partida se ela faz o contato e desliga sim é essa, não é aquela que fica ligada entende. As vezes a gente tem maneiras diferentes de falar mas acho que deu para entender ok.


Sergio é o seguinte a tv nem entra em StandBy pois ao dar partida (ligar a chave) ela volta a desligar entende,(Acende o led e apaga) é chave tipo campainha só da um toque kkkkk la vai eu de novo.
No IC806 não tem nada, nem na entrada nem na saída, se não me falha a memória este CI deveria ficar com 5V constantes mesmo com ela desligada não é?
no D824 fica com 8v constante mesmo com ela desligada era para ter 15v pois alimenta o audio.
Troquei o C809 e ficou na mesma ele fica no pino 5 do STRW para dar a partida
Realmente não verifiquei estes diodos para fuga, não estão em curto farei isso amanhã. Boa dica
E verei soltando a base do Q801 também amanhã posto aqui ok
Obrigado pelas dicas
Re: TV LG 21fu4rlg Não liga By: Sergio Freitas Date: 05 Mar 2013, 07:49
Romulo

Enquanto não tiver 5V para alimentar o micro e epron a tv não vai funcionar mesmo.

Acredito em defeito no lado primário da fonte
Re: TV LG 21fu4rlg Não liga By: marcosbr Date: 05 Mar 2013, 08:20
 Então entendeu. kkkkkkkkkkkkk
Esta chave nada faz ao colocar o aparelho na tomada... Somente a "partida" do aparelho!
Ele já fica em standby.
Neste momento verifique as tensões presentes!

Re: TV LG 21fu4rlg Não liga By: romolofi Date: 05 Mar 2013, 09:48
É verdade vou verificar isso hoje, me passei, é que a gente se acostuma a ir logo nas partes mais dificeis e se esquece das mais fáceis, por isso vocês são de grande valia para nós, espero poder retribuir também aos colegas em alguma hora de aperto kkkkkk
Vou verificar isso e depois posto o resultado ok :D
Re: TV LG 21fu4rlg Não liga By: romolofi Date: 05 Mar 2013, 10:24
Minha situação:  bom acredito que deveria ter os 5v mesmo com a televisão não acionada, quer dizer somente ligada no 110v, não acontece tal coisa. veja o esquema abaixo







Estes 5v deveriam alimentar o Micro para ele dar a partida via IC804 pino 4 que é o start deste regulador ali tem 0v pois o micro esta inoperante, a cliente ta no meu pé aqui enchendo o saco, se me apurrinhar devolvo esta droga
Re: TV LG 21fu4rlg Não liga By: romolofi Date: 05 Mar 2013, 11:17
TV devolvida ao cliente sem conserto,  :(  o cliente é do tipo chatissimo >:(  preferi devolver do que me aborrecer futuramente.
Obrigado pela ajuda de voces até a próxima
Páginas: 1