Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
Modulo Taramps Não tem na lista 3K5 fonte não liga By: Pablo Bastos Date: 12 Dez 2012, 21:32
Aparelho: Modulo Taramps
Marca:    Não tem na lista
Fabricante:    TARAMPS
Modelo:   3K5
Defeito:   fonte não liga

ola pessoal do forum, tava meio sumido daqui!

Estou com um modulo taramps 3500, que veio com saidas queimadas e fonte toda carbonizado os fets..

1 passo - troquei os IRF1404 e os resistores 10k.. ao ligar a fonte da bancada entrou em proteção...(nisso eu ja tinha retirado os IRFP90N20 junto com os IR2010) apos observar notei que ao retirar o IC (MC 33152P) e substituir pelo IR4427 a fonte parou de entra em proteção.. porem nenhum led acende.. ate coloquei a saida mas nada aconteceu. Outro detalhe e que o IR4427 não esta jogando tensão nos IR1404... medir alguns BC,reguladores e resistores. mas esta tudo aparentimente ok...

Existe uns IC raspados que dificulta a busca do Datasheet, ai complica mais. So me resta os amigos do forum me orientar.



Agradeço a quem puder ajudar.
Pablo Bastos

Re: Modulo Taramps Não tem na lista 3K5 fonte não liga By: lm-perez Date: 13 Dez 2012, 08:46
 Pablo,esse modelo costuma queimar muito os u1660,aqueles diodos do centro da placa.


Você diz que trocou os resistores de 10K mas...ela não tem esses resistores na fonte,o correto é 10r,veja ai se não fez confusão.
Re: Modulo Taramps Não tem na lista 3K5 fonte não liga By: pabasto Date: 13 Dez 2012, 09:11
Bom dia Perez, realmente sao resistores de 10r.. agora referente aos diodos estão todos bons!
Re: Modulo Taramps Não tem na lista 3K5 fonte não liga By: lm-perez Date: 13 Dez 2012, 10:59
Então, o próximo passo é verificar o ic . dps1


Veja ai o pino 23, se tem 50khz e pino 25 (quadrada negativa) e 26 (quadrada negativa).
Re: Modulo Taramps Não tem na lista 3K5 fonte não liga By: pabasto Date: 13 Dez 2012, 12:34
SEM OCILOSCOPIO AMIGO!! ;(

Re: Modulo Taramps Não tem na lista 3K5 fonte não liga By: cedo.s Date: 14 Dez 2012, 10:35
Amigo vc verificou se o remote tem tensão já que nem um led  acende.


boa sorte
Re: Modulo Taramps Não tem na lista 3K5 fonte não liga By: pabasto Date: 14 Dez 2012, 10:42
bom dia cido.s.

Ja verifiquei sim.. chegando remote normal ate o bc 337... to acando que e o PIC30F1010... pois ele tem alimentação 5v normal. porem ele e responsavel por muitas coisas no modulo.. o maior problema e achar um CI desse! :(
Re: Modulo Taramps Não tem na lista 3K5 fonte não liga By: johnthomasbp Date: 17 Dez 2012, 20:29
 :) amigo Pablo posso arranjar esse pic para voce so tem que me passar numeraçao do pic certinho e do modelo do modulo certinho quantos omhs eo aparelho  que dae eu vejo aqui e te passo o valor beleza .
Re: Modulo Taramps Não tem na lista 3K5 fonte não liga By: pabasto Date: 27 Dez 2012, 12:33
AGUARDANDO O PIC CHEGAR PARA TESTA!!!

Re: Modulo Taramps Não tem na lista 3K5 fonte não liga By: pabasto Date: 03 Mar 2013, 13:32
Boa tarde meus amigos, hoje chegou o PIC para mim.. aleluia!!
apos trocar e acionar o modulo ele acende na seguencia todas as led, e fica alternando vermelho e amarelho....no manual do proprio produto fala ser distroção na saida... sera que pode se o pre que foi pro espaço tbm TL072?
Re: Modulo Taramps Não tem na lista 3K5 fonte não liga By: lm-perez Date: 03 Mar 2013, 19:14
Pois é Pablo,mais você ligou o remote por ultimo ?

Ligue gnd o b+ deixe ligado,depois encoste o remote.

Faço o teste ai e retorne ok.
Re: Modulo Taramps Não tem na lista 3K5 fonte não liga By: pabasto Date: 03 Mar 2013, 22:56
Perez, acabei de fazer o teste,, mesma coisa.. liga as led´s na seguencia.. aciona o azul, logo apos fica alternando vermelho e amarelho... andei reparando que não chega alimentação no 7815/7915... ?!?!

Re: Modulo Taramps Não tem na lista 3K5 fonte não liga By: lm-perez Date: 04 Mar 2013, 11:54
Essa tensão vem do toroide principal,com espiras mais finas que as demais.
Re: Modulo Taramps Não tem na lista 3K5 fonte não liga By: pabasto Date: 06 Mar 2013, 19:19
Perez e amigos do forum.. hoje retirei os IR de as saidas para ver se apresentava algo de diferente.. para a minha tristesa ficou a mesma coisa... ja olhei varios resistores.. e nada.. alguem com mais algumas dicas:
Re: Modulo Taramps Não tem na lista 3K5 fonte não liga By: lm-perez Date: 06 Mar 2013, 23:13
Pablo,conseguiu estabelecer a tensão de + 15 e -15 ?

Re: Modulo Taramps Não tem na lista 3K5 fonte não liga By: pabasto Date: 07 Mar 2013, 09:17
ainda não perez a unica coisa que estabeliza e o 5V  que vai para o DSPIC... o resto a mesma coisa... esse aki ta dando dor de cabeça...
Re: Modulo Taramps Não tem na lista 3K5 fonte não liga By: lm-perez Date: 07 Mar 2013, 09:55
Pablo,como está a alimentação do dps1 ( pinos 1 e 5)


Essa fonte é bem complexa,ela pega uma amostra do b+ e envia até ao pino 2 .


Os dois fotos também,monitoram a tensão do B + (6n139) para a versão R5
Re: Modulo Taramps Não tem na lista 3K5 fonte não liga By: pabasto Date: 07 Mar 2013, 12:11
tava reparando esses 6n139 aki.. o maior problema e achar eles pra substituir, sabe me informa se existe algum equivalente?

Perez, conseguir achar esse CI aki na minha cidade... vou substituir hoje a tarde e posto aki!

Re: Modulo Taramps Não tem na lista 3K5 fonte não liga By: pabasto Date: 07 Mar 2013, 14:20
ok pessoal, acabei de trocar os 6n139.. apresentou o mesmo defeito!!

ja to quase me dando como vencido desse modulo!!
Re: Modulo Taramps Não tem na lista 3K5 fonte não liga By: lm-perez Date: 07 Mar 2013, 15:37
 Pablo,essa fonte não oscila se estiver alguma coisa errada,provavelmente existe alguma coisa que está bloqueando o dps1, uma delas pode ser a própria alimentação.

Siga o caminho do remote pelo bc 337,TIP42., repare que tem dois resistores de precisão de 1% de 1k e 2k2 ,e outros perto do foto,qualquer alteração ali a fonte não libera o a onda  pelo pinos 26 e 25 e conseqüentemente a fonte fica morta.

Como você não escope, fica difícil descobrir em qual parte está o problema,mais tem uma maneira.

Retire o mc33152/IR4427 ligue o multímetro em um dos pinos 2 ou 4 com escala baixa,ligue o B+ e gnd e depois o remote, terá aparecer uma tensão ali,mesmo que seja por um segundo,se não aparecer nada o problema está no dps1.

Páginas: 12