Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Toshiba TVC2966S FONTE PRINCIPAL NÃO ARMA By: BACAMARTE Date: 07 Novembro 2012, 07:04
Aparelho: TV
Marca:    Toshiba
Fabricante:    
Modelo:   TVC2966S
Defeito:   FONTE PRINCIPAL NÃO ARMA

Olá gente boa, bom dia.
Obs: Este TV era fabricado em Manaus e pelo selo interno, este é de AGO¨96. É um modelo combinado com um VCR ''F55TVK''.Não consegui esquema do mesmo, nem parecido.
O televisor chegou inoperante. Observei que a TV tem uma fonte para o STBY, separada da principal, e ela esta funcionando. Tenho 36V;24V;12V e 5,6V.
Este chassi usa o micro D78016FYCW-W03 (Não encontrei datasheet nem pinagem do mesmo). Medindo nos pinos do xtal, vi que o clock esta funcionado e que tem atividada no barramento de endereço e dado. Seguindo na pesquisa, verifiquei que que quando o ''POWER ON'' é acionado, a tensão no pino 26 do micro troca de zero para  5V e retorna para zero. Esta troca de estado aciona o relé que libera alimentação para a fonte principal, esta alimentação passa pela ponte retificadora e carrega o capacitor de filtro C810 e então cai tudo. (vou tentar levantar esquema desta fonte).
Esta fonte trabalha com o STR S-5241 (9 pinos). Pesquisar na NET não é meu forte, mas não consegui o datasheet nem pinagem deste regulador.
Alguém tem uma sugestão de pesquisa adicional, algo que esqueci de verificar, ou a pinagem/datasheet deste regulador? Pode ser até um chassi que o utilize, onde eu possa analizar o funcionamento do mesmo.
Fico grato por qualquer participação.
wj


Agradeço a quem puder ajudar.
walter jansen

Re: TV Toshiba TVC2966S FONTE PRINCIPAL NÃO ARMA By: UNIDASEX Date: 07 Novembro 2012, 09:17
Walter:


Neste link, vc consegue o datasheet: [size=78%]http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/94008/ETC/STRS5241G.html[/size]


Vou tentar conseguir o esquema deste aparelho!
Re: TV Toshiba TVC2966S FONTE PRINCIPAL NÃO ARMA By: WALTER JANSEN Date: 07 Novembro 2012, 09:31
O
Re: TV Toshiba TVC2966S FONTE PRINCIPAL NÃO ARMA By: WALTER JANSEN Date: 07 Novembro 2012, 09:34
Oi gente boa.
Valeu Ricardo, já da par brincar mais um pouco.
abraço
wj
Re: TV Toshiba TVC2966S FONTE PRINCIPAL NÃO ARMA By: WALTER JANSEN Date: 09 Novembro 2012, 11:15
Olá gente boa.
Atualizando a pesquisa. Com o datasheet que o Ricardo encontrou, consegui levantar o esquema básico desta fonte e percebi que ela esta respondendo ao comando, só que esta armando uma proteção que me obriga a retirar a alimentação para fazer um novo disparo. Insistindo no disparo várias vezes, consegui fazer ela ligar e +B ficou normal, 125V. Entrou imagem um pouco esverdeada mas normalizou com cor o audio beleza. Após isto não falhou mais ao longo do dia, mas no outro dia, de manhã, la estava tudo de novo. Então resolvi fazer uma geral nos eletrolíticos, encontrei  dicrepancias em alguns (fuga, valor e esr) e os substitui. São eles C863; 614; 474; 470; 370; 320; CA16 e CA15.
No outro dia de manhã falhou apenas duas vezes, mas acredito que isto não tem nada a ver com a troca dos eletrolíticos e sim com calor, amanheceu um dia muito quente. Bom mesmo tendo falhado apenas duas vezes, consegui perceber uma deformação no sinal do coletor do Q264. Este transistor recebe pulsos do TSH (pino10) via circuito rc (r491/c419) e encaminha os mesmos para os Integados ICM01; ICM02 e ICE01. Retirei o transistor para medir e encontrei uma pequena fuga. Coloquei o mesmo na geladeira, por uma hora e medi novamente, a fuga aumentou. Estou providenciando a troca do mesmo e semana que vem retorno (vou me divertir com uns lambarís na lagoa).
abraço e bom fim de semana a todos
wj
Re: TV Toshiba TVC2966S FONTE PRINCIPAL NÃO ARMA By: UNIDASEX Date: 09 Novembro 2012, 11:26
Walter:


Belo trabalho de pesquisa!!


Bom fds!
Re: TV Toshiba TVC2966S FONTE PRINCIPAL NÃO ARMA By: trudes Date: 09 Novembro 2012, 21:49
Os capacitores desta TV são críticos!
Quando eu consertava elas, trocava todos os capacitores do primário (menos o da ponte) e do secundário da fonte, e também os em volta do fly e vertical.
Pronto...era só ligar, ajustar e deixar em teste de um dia pro outro, e entregar!
Re: TV Toshiba TVC2966S FONTE PRINCIPAL NÃO ARMA By: Eletro-Serv Date: 13 Novembro 2012, 21:12
Muito boa pesquisa.
Re: TV Toshiba TVC2966S FONTE PRINCIPAL NÃO ARMA By: WALTER JANSEN Date: 20 Novembro 2012, 11:09
E ai gente boa, bom dia.
Depois de um belo encontro com uma turma de amigos, todos encostando na geriatria, belas fritadas de lambaris e sardinhas com polenta e vinho, e muita conversa inutil, mas agradavel, estamos na area de novo.
Quero agradecer as participações do Ricardo, Trudes e o Jarbas, e dizer que o defeito não se manifestou mais. Na minha ausencia, meu menino caçula a ligava todos os dias e não ocorreu a falha em nenhuma oportunidade. Eu particularmente já a estou obervando a dois dias e beleza. Acredito que era mesmo o Q264.
abraço a todos e até a próxima
wj
Re: TV Toshiba TVC2966S FONTE PRINCIPAL NÃO ARMA By: Eletro-Serv Date: 20 Novembro 2012, 20:33
Agradeço em nome de todos e fico feliz pelo colega ter atingido o objetivo e vamos a luta com mais um serviço se com a benção de DEUS.
Páginas: 1