Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
AJUSTE DOS ANÉIS DE PUREZA E CONVERGÊNCIA By: tectonny Date: 25 Junho 2007, 09:21
Atrás do yoke temos um conjunto de 6 anéis magnéticos chamado unidade multipolar. Os dois anéis mais próximo do yoke são de pureza e devem ser ajustados para não aparecerem manchas nos cantos da tela. Os quatro restantes são de convergência e devem ser ajustados para não aparecerem riscos coloridos ao lado da imagem. Para ajustar estes anéis o melhor método é usar imagens de um gerador de barras ou imagens padrão gravadas numa fita de vídeo ou num DVD. Veja abaixo a localização e o ajuste para cada anel:



Use o padrão que deixa a tela toda vermelha. Movimente o yoke para frente até a tela ficar o mais vermelha possível (com o mínimo de manchas). Prenda o yoke nesta posição. Ela não deve encostar no cone do tubo. A seguir gire os anéis de pureza até a tela ficar toda vermelha sem nenhuma mancha. Agora use o padrão quadriculado. Retire a cor do TV (colocando o controle de cor ou saturação no mínimo). Ajuste com paciência os anéis de convergência até as linhas horizontais e verticais ficarem brancas na tela toda ou na maior área possível. Lembrando que se o tubo não for exatamente igual ao original do TV (em caso de troca), o ajuste de convergência 100 % é impossível).

Os TVs novos que usam o tubo da "Phillips" não usam os anéis e o ajuste é feito pelo posicionamento do yoke.







Fonte:

http://www.burgoseletronica.net/paginadetv/placadotubo.htm
Re: AJUSTE DOS ANÉIS DE PUREZA E CONVERGêNCIA By: dorico Date: 20 Set 2009, 09:36
eu não tenho gerador.. tem alguem que porfavor disponibilize 1 DVD contendo a tela vermelha e a quadriculada. agradeço
Re: AJUSTE DOS ANÉIS DE PUREZA E CONVERGêNCIA By: wander-sat Date: 15 Maio 2010, 14:27
Vou postar um arquivo .ISO de um DVD que montei e coloco o Link aqui.
Re: AJUSTE DOS ANÉIS DE PUREZA E CONVERGêNCIA By: wander-sat Date: 15 Maio 2010, 17:01
Tá aí o arquivo montado por mim:

http://www.wander-sat.com.br/eletronica/DVD_Teste_Tubos_Nero.rar

É só ter o Nero instalado no seu Micro, Colocar um DVD Virgem no Drive e dá um Duplo-Clique nele.

Se não funcionar desta forma, Abra o Nero e escolha: Gravar imagem de CD/DVD. Boa Sorte!!!
Páginas: 1