Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Microondas Sharp RB 4B26W MAGNETRON By: naldoZ Date: 23 Out 2012, 14:19


Gostaria de saber de algum colega,se o MAGNETRON quando está com... fuga... para o terra se dá para ser recuperado? Desde já agradeço!!!!

Agradeço a quem puder ajudar.
Naldo
Re: Microondas Sharp RB 4B26W MAGNETRON By: paulo52 Date: 23 Out 2012, 14:27
Naldo  ,  ja  vi  algo  a  respeito  ,  mas  o  correto e  colocar  um  novo , não  convem  se  arriscar.
Re: Microondas Sharp RB 4B26W MAGNETRON By: naldoZ Date: 23 Out 2012, 14:35
 É que aqui onde moro está em falta este modêlo para compra!!
Re: Microondas Sharp RB 4B26W MAGNETRON By: paulo52 Date: 23 Out 2012, 14:42
Qual  modelo  usado  neste  ??

Re: Microondas Sharp RB 4B26W MAGNETRON By: naldoZ Date: 23 Out 2012, 15:24
O modêlo é o 2M167B !! :)
Re: Microondas Sharp RB 4B26W MAGNETRON By: paulo52 Date: 23 Out 2012, 15:30
http://www.magsells.co.uk/microwave-oven-magnetrons-msm701-p-121.html
Re: Microondas Sharp RB 4B26W MAGNETRON By: siatec Date: 28 Out 2012, 20:22
Naldo  so para incrementar  ao  P 52  -   eh  o  seguinte 

eu  coloco a maioria dos  Magnetrons  de fornos  grandes  em  fornos  grandes   entendeu...

ou  seja    se voce  tem ou consegue na tua regiao  um Magnetron  com as mesmas carecteristicas mecanicas deste que voce precisa -   -    encaixes     - aletas  de  ventilacao no mesmo lado  etc   e   de um  forno  de   boa   watagem  1400 acima  etc    todos  servem

nao precisa  ter  esta mesma descricao  do forno  que tu tem  ai.
Re: Microondas Sharp RB 4B26W MAGNETRON By: Almeidaf Date: 29 Out 2012, 08:03
Ou seja fisicamente identico, mesmo com outro numeral .
Re: Microondas Sharp RB 4B26W MAGNETRON By: josuelmarques Date: 30 Out 2012, 02:49
   RECUPERANDO A VÁLVULA MAGNETRON

  A válvula magnetron, ou simplesmente, magnetron é uma das peças mais caras em um forno de microondas. Além disso, trata-se de um componente importado sendo difícil adquiri-lo no mercado, tornando justificável e atraente a tentativa de recuperá-lo.
É importante que o técnico não jogue fora os magnetrons que não for possível consertar, pois componentes destes poderão ser úteis no reparo de outros magnetrons.

   DEFEITOS EM UM MAGNETRON
   A maioria dos defeitos que normalmente ocorrem em um magnetron podem ser sanados.
. casquete queimado
. filamento em curto
. baquelite de isolação queimado
. anéis de ferrite quebrados

   Basicamente, o conserto se resume na substituição do componente danificado no magnetron.

   Procedimento para conserto, nos vários casos em que isto é possível.

   1.CASQUETE QUEIMADO
   O casquete, ou antena, por onde é direcionado o feixe de microondas, fica localizado na parte superior do magnetron, como podemos observar na figura 1.
   Fig. 1 - Magnetron com todos os seus acessórios.

   Quando o óleo liberado por fritura penetra pelo duto e atinge o casquete (antena), passa a ser condutor (nas condições de alta temperatura).
   Ocorrendo isso é iniciado um escape de alta tensão entre o casquete (antena) e as paredes do duto, sendo que, se este vazamento não for eliminado a tempo, o casquete pode fundir-se e obstruir o orifício que direciona o feixe. O resultado é o feixe irradiado em todas direções para dentro do duto e perfurando as paredes deste.

   Para substituir o casquete (antena) devemos proceder da seguinte forma:
   Soltar os quatro parafusos que fixam o magnetron, retirando-o para fora da cavidade. Feito isso, devemos apoiar o magnetron sobre a bancada com muito cuidado, caso contrário, ele poderá ser irremediavelmente danificado.
   Com um canivete bem afiado, pressionamos entre o casquete e o corpo de porcelana (pontos X na figura 2), circundando em toda sua volta, lenta e cuidadosamente, até o casquete ceder. Nessa operação, devemos utilizar mais a técnica do que a força, pois, qualquer esforço mais brusco pode partir o fio da antena ou deslocar o anel interno, inutilizando o magnetron. Quando o casquete ceder um pouco, com uma chave de fenda (fenda fina), devemos forçar em toda a sua volta até o casquete ceder totalmente (sempre apoiando e com muito cuidado).
   Fig. 2 - Vista do ponto de pressão para remover o casquete.

   Como passo seguinte, devemos colocar o casquete de reposição (obtido em outro magnetron de mesma marca e modelo). Para fixar melhor o casquete, devemos colocar sobre este um pedaço de madeira (preferivelmente aglomerado, pelo fato de ser macio) e bater com um pequeno martelo, sobre a madeira, até o casquete ficar firmemente encaixado na posição do anterior.
   IMPORTANTE: nunca bater com o martelo diretamente sobre o casquete, para não correr o risco de danificá-lo.

   Antes de recolocarmos o magnetron na cavidade, devemos efetuar uma boa limpeza, utilizando um pano umidecido em uma solução com água e detergente concentrado. Esta limpeza deve ser feita nos dois lados do duto e nos lugares que estiverem com resíduos de óleo.
   Finalmente, recolocamos o magnetron em sua cavidade e apertamos os quatro parafusos de fixação. Antes de acionarmos o forno, devemos colocar dentro deste meio copo d'água com o objetivo de absorver o feixe.

   2. FILAMENTO EM CURTO
   Quando os terminais do filamento apresentam curto com a carcaça, na maioria das vezes o curto está no soquete e não propriamente no filamento.
   Nos casos em que o curto estiver no soquete, na verdade entre o anel de latão de fixação do magnetron e a carcaça, podemos eliminar o defeito simplesmente trocando-o.
   Tal defeito pode ser facilmente percebido, pois, ao acionarmos o cozimento, ocorre um forte ronco no trans-formador e o alimento não aquece.

   PARA IDENTIFICAR A ORIGEM DO CURTO
   Devemos desligar os fios que alimentam o filamento e medir a sua isolação em relação a carcaça:
a) uma resistência acima de 10MW indica isolação normal, logo o defeito estará em outro local do forno;
b) uma resistência abaixo de 10MW indica algum curto no filamento ou no soquete.

   Neste caso, devemos proceder conforme descrito a seguir:
   Retirar a tampa ou blindagem inferior (utilizando uma chave de fenda ou canivete), cortar os choques de RF bem próximo dos terminais do filamento (pontos X figura 3). Em seguida, devemos medir novamente a isolação entre filamento e carcaça, caso não mais apresente o curto, o problema estará no soquete e deverá ser substituído.

   PARA SUBSTITUIR O SOQUETE
   Com uma lima pequena e de face plana, limamos a cabeça dos ilhós que fixam o anel (pelo lado de dentro), até removê-los por completo. Depois, com a ponta de uma chave de fenda pequena entre a carcaça e o anel de fixação, forçamos o soquete para fora até soltá-lo totalmente e o substituímos (obtido em outra magnetron).
   OBS: se o soquete de reposição for diferente do soquete retirado, provavelmente os furos não coincidirão. Nesse caso, devemos fazer dois furos na base do soquete e fixar com parafusos e porcas (usar brocas de 3mm).
   Prosseguindo com o conserto, ressoldamos os fios do filamento aos fios dos choques de RF nos pontos X, como ilustrados na figura 3 (estas soldagens devem ser devidamente estanhadas e cuidadosamente feitas).
   Finalizando o conserto, recolocamos a blindagem na parte de baixo do magnetron e batemos com um pequeno martelo até selarmos toda a sua volta.
   OBS: este defeito é muito comum nos magnetrons National modelo 2M-210-B1 e Goldstar modelo 2M-214.

   3 - QUEIMA DA BAQUELITE DE ISOLAÇÃO
   Em volta do filamento existe um anel de material isolante do tipo plástico rígido ou em alguns casos, de baquelite com a função de isolar esses terminais em relação a carcaça.
   A perda de isolação neste ponto, ocorre por dois motivos: envelhecimento do material e/ou excesso de unidade absorvida por ele.
   Nos dois casos ocorre a queima, abrindo furos em suas paredes e provocando escape de alta tensão. Quando isto acontece, podemos observar uma faísca de fogo dentro da blindagem inferior, além do cheiro característico.
   Se o escape não for eliminado logo de início, poderá danificar os componentes de alta tensão, como: diodo retificador, capacitor dobrador e transformador.
   Para eliminar o defeito, existem pelo menos três procedimentos:

   SUBSTITUIÇÃO DO ANEL DE BAQUELITE
   Inicialmente, devemos cortar os fios dos choques de RF nos pontos X (figura 3).
   Com um alicate de bico, removemos o anel de baquelite para fora (na maioria das vezes é mais fácil quebrá-lo e retirar em pedaços), limpamos bem a cavidade de onde foi retirado e colocamos o anel de reposição.
   OBS: o anel de reposição pode ser retirado de outro magnetron ou adquirido em lojas especializadas em vendas de peças para fornos de microondas. O último passo é soldarmos os fios dos choques de RF aos fios do filamento, colocarmos a blindagem e fechá-la.
   Fig. 3 - Vista da parte inferior do Magnetron (sem a tampa).

   SIMPLESMENTE DEIXAR SEM ANEL DE LATÃO
   No caso de não dispormos de um anel para reposição; podemos retirar o anel danificado e limpar muito bem a cavidade em volta do filamento (utilizando um pincel ou jato de ar), deixando o manetron sem o anel.

   4 . ANÉIS DE  FERRITE (IMÃS) QUEBRADOS
   Quando algum dos anéis de ferrite que circundam a válvula estiverem quebrados, o magnetron não oscilará e conseqüentemente, não emitirá microondas (os anéis são de imã permanente, sendo responsáveis pela inversão do campo eletromagnético que provoca a oscilação).
   Existem três motivos que podem provocar a quebra: excesso de calor, pressão mecânica no momento da montagem do magnetron ou alguma queda do componente.

   SUBSTITUIÇÃO DO ANEL SUPERIOR
   A substituição do anel superior é relativamente simples: soltamos os parafusos laterais que fixam a tampa superior, removemos a tampa e substituímos o anel. O anel para reposição deve sef obtido em outra magnetron.
   OBS: caso os parafusos estejam com a fenda espanada ou amassada, podemos fazer uma nova fenda com uma serra e martelar a cabeça destes até cederem o suficiente para serem desparafusados.

   SUBSTITUIÇÃO DO ANEL INFERIOR
   Se o anel danificado for o inferior, o procedimento é mais trabalhoso: para ter acesso ao anel, devemos retirar a tampa inferior, cortar os fios do filamento e retirar o magnetron pela parte superior.
   Após, devemos substituir o anel, recolocar o magnetron, soldar os fios do filamento e por último, recolocar a tampa.
   As técnicas de conserto aqui apresentadas tem por objetivo transmitir a todos profissionais reparadores, que desejam aperfeiçoar-se em fornos de microondas, o procedimento para que possam recuperar um componente caro e muitas vezes difícil de ser adquirido.
   Para finalizar, lembra-se o quanto é importante não jogar fora um magnetron danificado, pois este poderá vir a ser útil em futuros reparos.

   Josuel Marques
Páginas: 1