Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
TV Philco TV PH 21C Cores alteradas e menu bloqueado By: Marcos.Val Date: 17 Out 2012, 17:39
Aparelho: TV
Marca:    Philco
Fabricante:    
Modelo:   TV PH 21C
Defeito:   Cores alteradas e menu bloqueado

Olá, boa tarde a todos

Essa tv chegou em minha oficina da seguinte forma:

1 - Em vez da tela ficar azul, na ausência de sinal, fica vermelha;
2 - Quando com sinal, a face e os braços das pessoas ficam verdes;
3 - Se for reduzida a cor para zero, a imagem fica preto e branco normal, e
4 - O menu de sintonia está bloqueado (pede uma senha esquecida pelo cliente).

Nota: A tv funcionou normal desde a compra e esse é o primeiro serviço nela.

Bem, checando os sinais RGB desde o micro pude constatar que está tudo normal. Então passei a fazer testes no tubo de imagem, para ver se tinha algum canhão fraco. Tive uma grande surpresa! Ao fazer os testes (aterrando via resistor de 10K) percebi uma inversão no chassi em relação ao tubo. Explicando: Na placa do tubo está gravado KG (canhão do verde) mas o canhão ligado a esse ponto (pelo teste de aterramento) não é o do verde e sim o azul!! Repetindo os testes verifiquei que os três canhões não batem com a indicação da placa.

Pus uma nova memória gravada com os dados corretos mas o problema persistiu. Resolvi deixar a memória original.

Então eu troquei as ligações dos canhões na placa assim: o pino do tubo que estava ligado na saída KR eu liguei na saída KG; KG liguei na saída KB e KB liguei na saída KR. Para minha surpresa as cores ficaram normais!!

Alguém já viu isso antes?? Depois de "fritar um pouco os meus miolos" cheguei a uma única conclusão: as saídas RGB se inverteram internamente no micro.

Quanto ao bloqueio do menu de sintonia, gostaria de saber dos colegas se existe algum procedimento para resetar a senha, sem ter a necessidade de regravar a memória e reajustar quase todos os parâmetros, visto que com a memória nova que puz para teste, as cores não ficaram corretas nem a geometria.

Muito grato a todos,

Marcos


Agradeço a quem puder ajudar.
Marcos

Re: TV Philco TV PH 21C Cores alteradas e menu bloqueado By: evaldo.cesar.5 Date: 17 Out 2012, 18:15
Boa noite , Marcos.

Faça um teste rápido: Desligue da tomada e espere uns 5 segundos. Pressione e segure Canal(+) e Canal(-) ao mesmo tempo e ligue o cabo de força mantendo pressionadas as teclas por uns 25 segundos.
Re: TV Philco TV PH 21C Cores alteradas e menu bloqueado By: paulo52 Date: 17 Out 2012, 19:31
Para entrar no modo de serviço aperte no controle remoto a tecla MENU em IMAGEM selecione CONTRASTE e aperte a sequência numérica 9-7-3-5 aparecerá no canto esquerdo da tela NONE e a Tv já estará no modo de serviço, com as teclas numéricas de 1 a 9 selecione os sub menus que deseja ajustar com as teclas CH+,CH- navegue nos itens e com VOL+,VOL- ajuste, e para gravar e sair do modo de serviço aperte MENU no controle remoto.
Re: TV Philco TV PH 21C Cores alteradas e menu bloqueado By: antoniotecny@ Date: 17 Out 2012, 21:07
amigão, tambem já peque um defeito cimilar a esse seu em outro modelo de fhilco. tambem chegui a mesma concluzão que a sua . ouve uma inverçao interna no micro.mais como não tinha nada bloquiado . inverti os rgb e intregui o tv , enão deu retorno.
agora vai uma pergunta. o bloqueio e na citonia altomatica ou em algus canais bloquiado? pergunto isso porque nunca vi a sitonia toda bloqueado. acredito tambem que que o procedimento de desbloquio esteja no menu de uzuario , enão no modo de servirço, só e ler com atençao o menu de uzuario . se for bloqueio de canais .
Re: TV Philco TV PH 21C Cores alteradas e menu bloqueado By: antoniotecny@ Date: 17 Out 2012, 21:19
amigo , mais uma pergunta , entra agul canal , ou você esta testando pelo av?
Re: TV Philco TV PH 21C Cores alteradas e menu bloqueado By: Marcos.Val Date: 18 Out 2012, 14:32
Obrigado aos amigos pelas dicas.

Entrei no modo de serviço (seguindo a dica do Paulo) e reiniciei a memória (Eeprom) através da TELA 4 ítem Eeprom INIT, sendo que antes eu fiz uma cópia dos dados manualmente (das Telas 1 a 5). Após a reinicialização a senha foi removida com sucesso. Seguindo com o processo reconfigurei todos os dados da tela 1 até a tela 5. A geometria ficou legal mas as cores não. A imagem ficou avermelhada. Então eu fiz os ajustes com o gerador de barras coloridas e obtive um ótimo resultado.

Eu não cheguei a tentar a dica do Evaldo, mas valeu pela ajuda!

O bloqueio era só quando se ia acessar o menu de sintonia. Não existia bloqueio em nenhum canal. Então, quando alguém por uma senha e esquecê-la é só inserir a senha padrão de fábrica que é: 4711. Conforme o manual ela substitue qualquer código existente.

Muitíssimo grato aos caros colegas,

Marcos
Re: TV Philco TV PH 21C Cores alteradas e menu bloqueado By: marcosbr Date: 18 Out 2012, 22:22
 Sintoma: Nota: A tv funcionou normal desde a compra e esse é o primeiro serviço nela.

Solução
: Então eu troquei as ligações dos canhões na placa assim: o pino do tubo que estava ligado na saída KR eu liguei na saída KG; KG liguei na saída KB e KB liguei na saída KR. Para minha surpresa as cores ficaram normais!!

O conserto de um aparelho, é sempre reparar o erro! Jamais modificar o que está certo!
Este tópico não pode ser considerado com RESOLVIDO.

Se quiser encerrar... Basta editar e colocar: (ENCERRADO)
Um abraço.
Re: TV Philco TV PH 21C Cores alteradas e menu bloqueado By: paulobap Date: 18 Out 2012, 22:30
Só agora estou  podendo ver o tópico, esse problema era bastante comum nas Sharp e Philips quando a desmagnetizadora  estava c/ defeito, o PTC solto geralmente, era resolvido  dando 1 pequeno teste c/ o reativador de cine ou conectando o soquete do cinescópio c/ a tv ligada, acredito q pela falta da desmagnetizadora o cine  ficava magnetizado gerando essa inversão  nas cores.
Re: TV Philco TV PH 21C Cores alteradas e menu bloqueado By: Marcos.Val Date: 19 Out 2012, 16:54
Caro Paulobap,

Acho que o caro colega não leu o tópico por inteiro, ou não compreendeu com devia. Esse defeito de magnetização do tubo é, talvez, o mais elementar dos defeitos apresentados em televisores CRT. Já consertei diversos aparelhos com esse sintoma, trocando o PTC, as vezes ressoldando apenas. Fiz isso nesse aparelho mas não resolveu!!

Eu informei que se fosse reduzida a cor para zero, a imagem ficava preto e branco normal, coisa que não acontece quando o tubo está magnetizado, concorda?

Eu também informei que, na ausência de sinal, em vez da tela ficar azul ficava vermelha (por inteiro e sem manchas). Também difícil de acontecer quando o tubo está magnetizado.

O que tenho observado aqui diariamente é que quando o tubo manetiza, a imagem fica manchada em algumas partes da tela, as vezes as cores se invertem em algumas partes, mas eu nunca vi a inversão ocorrer na tela toda!!

Como esses micros são programados eletronicamente (tipo PIC´s), eu supus que por uma razão desconhecida ocorrera a inversão das saídas RGB.

O fato é que, depois da alteração, eu acionei a bobina desmagentizadora várias vezes (esperando o PTC esfriar) e não houve mudança nas cores.

Concordo que o correto é manter o circuito original. Entretanto, nem sempre isso é possível ou viável pela dificuldade de aquisição das peças ou pelo preço delas. Mas sempre tenho me deparado com alterções feitas de fábrica (componentes soldados em um mesmo furo, as vezes por baixo da placa, etc). Outras vezes por orientação da fábrica, as autorizadas implementam modificações nos circuitos (tenho várias modificações autorizadas aqui em meus arquivos) para melhorias ou para evitar queima de certos componentes. Eu mesmo já fiz algumas alterações em driver's horizontais.

Por exemplo: tem um driver horizontal em determinado chassi de TV semp, que é o pior circuito que eu já vi. Tanto é que nos modelos sucessores a fábrica voltou ao velho e bom trafo de drive H. Então, com um pouco de raciocínio é possível eliminar esse driver horrível, colocando em seu lugar um trafo de drive H. substuindo também o BU808DFI por um transistor comum de 8 ampéres e assim resolver o problema da queima desse BU de uma vez por todas.

E para quem quiser saber, não fui eu quem colocou o tópico como resolvido! Eu apenas afirmei que obtive um ótimo resultado!

Bem, eu não sou moderador. E acho que é atribuição deles determinar se o tópico vai ficar como resolvido, não-resolvido, encerrado, eliminado... ou qualquer outra coisa.

O que não concordo é que eles usem de ironia barata para ridicularizar os colegas de profissão. Até onde eu sei, o trabalho de um bom moderador é orientar com respeito os integrantes de um fórum, seja ele de qualquer natureza. O que tem se observado aqui em determinados episódios é lamentável e vexatório e acaba manchando a imagem do fórum.

Até mais...

Marcos
Re: TV Philco TV PH 21C Cores alteradas e menu bloqueado By: paulobap Date: 19 Out 2012, 19:22
Caro Marcos, não concordo! No seu tópico  vc sequer mencionou  algo sobre magnetização, apenas lí q estava escrito, e se já tivesse pego esse defeito , como eu já peguei inumeras vezes, saberia q   nessa magnetização as cores se invertem, então se zerar o croma, fica imagem normal P/B,  e não c/ manchas. Por ter pego muitas e muitas vezes esse defeito achei ser muito mais plausivel do q  a inversão de 1 processador, coisa q nunca ví acontecer.
-
-.
+- 15 anos atras quando peguei a 1ª philips c/ esse sintoma depois de muito penar também inverti os canais de  RGB, pois já havia testado outro cine no lugar e descoberto ser ele ,  achei  ser mais barato e mais simples do q a troca do mesmo, mas p/ minha surpresa a tv voltou na garantia novamente c/ as cores invertidas, por minha culpa, já q o cine voltou ao normal e eu havia  invertido os canais.
Li e reli o seu  topico por INTEIRO e o compreendi. por isso fiz a postagem, c/ o unico intuito de colaborar.
Com relação ao resolvido geralmente  é a pessoa q postou o tópico q  o faz.
Re: TV Philco TV PH 21C Cores alteradas e menu bloqueado By: marcosbr Date: 19 Out 2012, 21:36
 Marcos. (meu xará)
Vexatório para o fórum... Seria aceitar "soluções" que contradizem o bom senso, e  a ética profissional!
Ninguém aqui quer discutir, muito menos desmerecer ninguém! Mas regras são regras!
O tópico não fica como resolvido, nem vai para os resolvidos!
Qualquer um que ler, e entender... Vai concordar que isto não é solução!
Como o pedido de  foi seu, e dispensou a ajuda...
O tópico esta encerrado!
Um abraço.

Páginas: 1