Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
(ENCERRADO) TV CCE HPS-2906 Nova ocorrência de defeito muito esquisito By: Percí Date: 12 Set 2012, 12:49
Aparelho: TV
Marca:    CCE
Fabricante:   
Modelo:   HPS-2906
Defeito:   Nova ocorrência de defeito muito esquisito

O aparelho veio com transístor de saída horizontal em curto, ao substituir o aparelho não ligou e o QH começou a superaquecer pelo que ao substituir o fly-back o aparelho ligou com problema de deflexão (efeito almofada) porque ainda estava com o R446 e o Q406 abertos mas pude observar bem a imagem com relação às cores que estavam normais, ao terminar o reparo do circuito horizontal o aparelho funcionou normal porém com as côres invertidas, tentei uma bobina desmagnetizadora externa sem sucesso então encontrei o tópico do Jacunda fiz o procedimento de inversão dos canhões vermelho pelo azul e resolveu, e daí meus amigos se eu entregar assim o circuito não pode resolver "desinverter" os sinais por "conta própria"?

Agradeço a quem puder ajudar.
Percí

Re: TV CCE HPS-2906 Nova ocorrência de defeito muito esquisito By: UNIDASEX Date: 12 Set 2012, 12:54
Perci:


Tem certeza que é uma consulta técnica?? :-\
Informe o link do post do Jacunda prá ver se entendi bem, por favor!!
Re: TV CCE HPS-2906 Nova ocorrência de defeito muito esquisito By: Almeidaf Date: 12 Set 2012, 12:55
O aparelho não tem vontade propria ! veja pelo esquema se bate essas ligaçoes, pelo que parece alguem deve ter invertido isso. Veja se esse aparelho usa retorno do sinc H para fase  croma. ja que trocou o fly
Re: TV CCE HPS-2906 Nova ocorrência de defeito muito esquisito By: Percí Date: 12 Set 2012, 13:21
O tópico é de 18 de março de 2010, TV CCE HPS-2902 - Defeito muito esquisito, pesquisei cores invertidas e achei esse tópico, abri novo tópico porque assim como ele na ocasião não entendo o que aconteceu e como disse as côres estavam normais.
Re: TV CCE HPS-2906 Nova ocorrência de defeito muito esquisito By: Percí Date: 12 Set 2012, 13:24
http://www.tectonny.com/forum/index.php?topic=22100.0
Re: TV CCE HPS-2906 Nova ocorrência de defeito muito esquisito By: evaldo.cesar.5 Date: 12 Set 2012, 13:44
Perci :

Não me recordo desse modelo de TV mas se ela tiver anéis de convergência é possível que os dois últimos (proximos ao YOKE) tenham sido deslocados em 180º,assim os feixes são deslocados para pixels não correspondentes.
Re: TV CCE HPS-2906 Nova ocorrência de defeito muito esquisito By: UNIDASEX Date: 12 Set 2012, 13:55
Perci:


Concordo 100% com o amigo Almeidaf !


Quanto à solução aplicada pelo Jacunda, nem ele nem ninguém pôde explicar e não houve oportunidade para estudar o caso, mas uma coisa é certa: Se você não encontrar alguma alteração acarretada por algum erro, e liberar o aparelho da maneira como está é anti tudo: ético, técnico, etc...
Re: TV CCE HPS-2906 Nova ocorrência de defeito muito esquisito By: Percí Date: 12 Set 2012, 14:30
Ok! Vou verificar se existe um retorno para a fase croma como disse o amigo Almeida, quanto aos anéis de convergência esse é um tubo sem anéis.
Re: TV CCE HPS-2906 Nova ocorrência de defeito muito esquisito By: trudes Date: 12 Set 2012, 18:19
Única explicação plausível, é o |TDA8841 ter dado algum problema no seu demodulador de cor. Um ultimo pico alto de sinal horizontal gerado pelo flyback antigo antes de pifar, pode ter afetado ele, e gerado essa fase invertida como cita o Almeida.
Eu testaria outro!
Re: TV CCE HPS-2906 Nova ocorrência de defeito muito esquisito By: evaldo.cesar.5 Date: 12 Set 2012, 19:45
Perci , na citação inicial você disse que quando a TV estava com efeito almofada você não notou problema nas cores. Recomendo que dsligue o circuito de EW para conferir se vai mudar algo nas cores. Outra coisa : No tópico do Jacunda o Marcosbr fez a seguinte citação que achei muito boa :  "Agora fica difícil até mesmo analisar, ja que entregou o aparelho.
Voce fala, "as cores ficaram invertidas"
Eu vou tentar explicar o que eu faria.
Retiraria a cor, atuaria nos ajustes R/B. Acompanhado se as tensões atuariam nos pinos correspondentes."
.Em AV acontece oproblema também?
Re: TV CCE HPS-2906 Nova ocorrência de defeito muito esquisito By: Percí Date: 13 Set 2012, 11:23
Em AV o problema também acontece, troquei o TDA8843 final 2y pois tinha um igual em estoque e nada mudou, então deve ser mesmo uma linha de controle com problemas mas não sei qual além da sandcastle devo verificar.
Re: TV CCE HPS-2906 Nova ocorrência de defeito muito esquisito By: Percí Date: 13 Set 2012, 11:45
E com os canhões invertidos
Re: TV CCE HPS-2906 Nova ocorrência de defeito muito esquisito By: evaldo.cesar.5 Date: 13 Set 2012, 12:32
Defeito encardido esse hein , Perci.

Experimente forçar o trabalho em PAL-M mantendo o Q500 cortado e o Q501 saturado. Além disso veja os componentes ligados ao pino 36 do TDA8843.


Re: TV CCE HPS-2906 Nova ocorrência de defeito muito esquisito By: Percí Date: 14 Set 2012, 08:59
Os componentes do pino 36 estavam ok, quando iniciava o experimento de chaveamento dos cristais o "Chiquinho" como é chamado meu cliente veio ver o aparelho e apesar de eu tentar explicar que o aparelho não estava funcionando conforme deveria disse que para ele não importava desde que lhe desse a garantia de sempre, eu sabia que seria difícil me explicar com os amigos do fórum que tanto prezam assim como eu pela excelência da técnica mas em certos momentos em que temos de tomar decisões rápidas a alternativa em evidência pode até não ser a melhor, agradeço a todos pela atenção e que não seja essa minha decisão motivo de descrédito por parte dos colegas que sempre me ajudam.
Re: TV CCE HPS-2906 Nova ocorrência de defeito muito esquisito By: marcosbr Date: 14 Set 2012, 09:21
 Perci.
Ninguém vai te recriminar.
Mas vamos esclarecer uma coisa. Não se pode ter medo do "bicho papão" a vida inteira. kkkkkkkkkkkkkkk
Amanhã pode retornar, ou aparecer outra igual.
1- Saber se há uma inversão: Ajuste a cor correspondente. Ajustou o RGB, as correspondências devem ser mostradas na tela. Vermelho, verde, azul. Pronto. Eliminamos uma duvida!

2-Croma: Coloca-se o aparelho em A/V e experimenta todos os sistemas de cores! Pal-M, NTSC, etc... (auxilio de um DVD)

3- Osciloscópio: Certos defeitos ele é fundamental!

Fica apenas para pesquisas futuras. Não podemos colocar nos resolvidos.
Caso o aparelho retorne... Experimente seguir estes passos!
um abraço.

Páginas: 1