Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
TV LG RP29CC26 Liga, mas com som intermitente e sem imagem By: Felipe FZ Date: 22 Junho 2012, 13:43
Aparelho: TV
Marca:    LG
Fabricante:   
Modelo:   RP29CC26
Defeito:   Funcionando, mas com som intermitente e sem imagem

Bom dia à todos,

Estou com esse aparelho com o seguinte sintoma:

Na hora de ligar, mesmo com 450W na série ela não consegue armar, o consumo vai além.
Ou seja, tem que ligar sem proteção, após ligada, não aparece imagem e o som fica oscilando, aumenta e abaixa. O filamento do tubo acende

Acelerando o screen no máximo, aparece uma imagem fraca (apenas chuvisco), fechada, ou seja, apenas no meio da tela, faltando uma faxia em cima e uma embaixo. Aparece OSD e acessa menu normalmente. Não gera imagem, mas se colocar para sintonizar, ela acha todos os canais normalmente, apenas não os apresenta depois de memorizados. O audio do chuvisco fia indo e voltando. Para trocar os canais, mesma coisa, tem que apertar 2 vezes o botão, dando a impressão de lentidão.

As medidas e testes:

- na fonte primária tem o +B normal

- eeprom pino 8 tem 3.3v normal

- tuner, 33V e 5V normal

- Fontes do Flyback 14V, -14V, 200V e 28V OK.

- Flyback testado - OK
- C903 de 1200P (SCREEN) medindo 1,3NF
- C304 - OK
- D301 - OK
- C413 - OK
- D404 - OK
- No saída vertical aparecem os 14V e -14V normal.

Tudo indica um problema de luminância, mas começo a desconfiar do IC11, o micronas VTC49xyi.

Grato


Agradeço a quem puder ajudar.
Felipe

Re: TV LG RP29CC26 Liga, mas com som intermitente e sem imagem By: Felipe FZ Date: 22 Junho 2012, 14:37
Acrescentando que o CI de RGB está com as tensões todas baixas e que o micronas foi todo resoldado com lupa.

Grato

Re: TV LG RP29CC26 Liga, mas com som intermitente e sem imagem By: UNIDASEX Date: 22 Junho 2012, 14:47
Felipe:


Antes de pensar no UOC, tente colocar uma memória nova (zerada) pra ver se algo muda.
Re: TV LG RP29CC26 Liga, mas com som intermitente e sem imagem By: Felipe FZ Date: 22 Junho 2012, 14:53
Boa tarde Ricardo, é uma boa. Olha, eu já havia cogitado fazer isso, mas depois desisti, mas como você tem sem dúvida mais experiência, Vou confeccionar um gravador de eeprom e fazer isso. Aqui tenho apenas um laboratório de pic, que não serve nessas eeprons. Me parece ser uma 24C16, creio que um gravador simples funcione. Será que acho o arquivo para gravar com facilidade? Grato
Re: TV LG RP29CC26 Liga, mas com som intermitente e sem imagem By: UNIDASEX Date: 22 Junho 2012, 15:45
Felipe:


Coloque a memória vazia no aparelho que o UOC a inicializará!!
Re: TV LG RP29CC26 Liga, mas com som intermitente e sem imagem By: Felipe FZ Date: 22 Junho 2012, 16:14
OK Ricardo, vou fazer isso e depois retorno o resultado.
Obrigado

Re: TV LG RP29CC26 Liga, mas com som intermitente e sem imagem By: marcosbr Date: 22 Junho 2012, 20:27
 Veja SDA/SCL. Valores!
E se eu entendi bem... Você não esta testando na serie! Ou esta?

(Na hora de ligar, mesmo com 450W na série ela não consegue armar, o consumo vai além.
Ou seja, tem que ligar sem proteção, após ligada, não aparece imagem e o som fica oscilando, aumenta e abaixa. O filamento do tubo acende)


Re: TV LG RP29CC26 Liga, mas com som intermitente e sem imagem By: Felipe FZ Date: 22 Junho 2012, 20:39
Exato Marcos, só pode passar ela para série depois de ligada, pois aí ela apresenta baixo consumo até demais. Mas no caso nem estou na série.

Grato
Re: TV LG RP29CC26 Liga, mas com som intermitente e sem imagem By: marcosbr Date: 22 Junho 2012, 20:51
 Veja os valores, e se variarem como o som...
(Para trocar os canais, mesma coisa, tem que apertar 2 vezes o botão, dando a impressão de lentidão.)
Sintoma de comunicação com falhas!


Re: TV LG RP29CC26 Liga, mas com som intermitente e sem imagem By: Felipe FZ Date: 22 Junho 2012, 21:03
Vou ver sim Marcos, obrigado pelas respostas.
Re: TV LG RP29CC26 Liga, mas com som intermitente e sem imagem By: Felipe FZ Date: 25 Junho 2012, 12:26
Coloquei hoje uma eprom virgem, como sugeriu o Ricardo. Ligando o aparelho, o vertical se mostrou normal, já a geometria no horizontal ficou alterada nas laterais (pin). Já o resto dos sintomas continuou igual, até faz a busca, mas não sintoniza os canais, os poucos que ela reconheçe, a imagem fica ruim como se o sinal estivesse muito fraco, praticamente nem existe imagem, apenas chuvisco. Ainda não tem luminãncia adequada. Mesmo com o screen todo acelerado a imagem fica muito escura e sem cor. O som continua variando, subindo e descendo, mesmo sem sinal (sem antena), ora aparece, ora some. Já em AV, (não tenho nenhum disco de dvd aqui), mas pelo menu do dvd, pode-se perceber que tem cor normal. O aparelho continua todo lento, tendo que apertar 2 vezes a tecla para reconhecer o comando... na hora que vou descarregar o tubo, parece que não tem nada de alta nele.

Re: TV LG RP29CC26 Liga, mas com som intermitente e sem imagem By: marcosbr Date: 25 Junho 2012, 12:29
Citação de: marcosbr online 22 Junho 2012, 20:51
Veja os valores, e se variarem como o som...
(Para trocar os canais, mesma coisa, tem que apertar 2 vezes o botão, dando a impressão de lentidão.)
Sintoma de comunicação com falhas!



Re: TV LG RP29CC26 Liga, mas com som intermitente e sem imagem By: Felipe FZ Date: 25 Junho 2012, 15:10
Marcos, de fato esqueci... quais os pontos críticos que na sua opinião devo medir essa variação? porque será que a alta não está normal, mesmo com trama, vertical, horizontal e quase com imagem? Grato
Re: TV LG RP29CC26 Liga, mas com som intermitente e sem imagem By: marcosbr Date: 25 Junho 2012, 19:50
 Confira toda esta linha.  SDA/SCL.
Se estas tensões estiverem alteradas... Cuidado com os cerâmicos. Siga até o seletronic!
Re: TV LG RP29CC26 Liga, mas com som intermitente e sem imagem By: Felipe FZ Date: 26 Junho 2012, 16:34
Boa tarde,

Testados: R24, R25, R29, R33, R31, R30, R126, R127, e tudo OK.
Mas ainda acho que o problema não está aí, ou somente aí, pode ser que tenhamos mais de um problema, ou muito possívelmente o micronas.

Alguém teria mais alguma sugestão? O micronas além de caro, não se acha por aqui, bem provavel que devolva esse aparelho...

Grato

Re: TV LG RP29CC26 Liga, mas com som intermitente e sem imagem By: marcosbr Date: 26 Junho 2012, 21:08
 Mas até agora, você não disse que as tensões estão corretas.
Não adianta testar resistores. Tem que haver "comunicação" Micro/memória/seletronic!

Re: TV LG RP29CC26 Liga, mas com som intermitente e sem imagem By: Felipe FZ Date: 26 Junho 2012, 21:59
Marcos, boa noite!

Você tinha razão desde o começo...
Eu havia colocado uma eprom virgem e tudo continuava igual, fora que o vertical estava aberto e em tela preta com geometria alterada.
Agora à noite consegui os dados da eprom dela e gravei uma nova. Colocando no lugar, voltou a ficar estreita no vertical e soluçando no audio. Medindo a linha SDA, SCL, entre micro, eprom e seletronic, de fato a tensão varia entre 1.3V à 3.0V... fica soluçando como o audio.

Felipe

Re: TV LG RP29CC26 Liga, mas com som intermitente e sem imagem By: Felipe FZ Date: 30 Junho 2012, 07:26
Hoje peguei de novo mo aparelho e tomei novas medidas:

No micronas, pinos:


40 - 1,25V

18 - 3,28

20 - 4,96V
87 - 5,04V
19 - 4,98V

68, 65, 64, 46, 21, 58, 18 - 3,28V

43 e 24 - 1,73V

57 e 58 (SDA, SCL) - Oscilando de 1.2 à 3V

Ou seja, podemos dizer que tem as voltagens de 1,8V, 3,3V e 5V no micronas, porém o SDA e SCL continuam soluçando. Já começei a seguir essa linha, não achei resistores alterados medindo a frio fora do circuito, continuarei segindo essa linh hoje.

Alguém tem alguma idéia ou já pegou um modelo desses com esse defeito?

Grato



Re: TV LG RP29CC26 Liga, mas com som intermitente e sem imagem By: marcosbr Date: 30 Junho 2012, 13:19
 Continue aí. Mas esta esquecendo do principal... Capacitores!
Re: TV LG RP29CC26 Liga, mas com som intermitente e sem imagem By: Felipe FZ Date: 30 Junho 2012, 17:49
OK Marcos, estou indo verificar eles nesse momento. Estou com dificuldade de localizá-los nesse esquema, vai ter que ser pela placa, o que é mais chato e demorado. Essas placas (chassis) eram utilizadas em mais de um modelo, enão em alguns como nesse caso, na placa mesmo não tem muita coisa que aparece no esquema, pip, Q105 e Q106, etc.

Obrigado


Páginas: 12