Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV CCE HPS2983 ENTRANDO MENU DE FUNÇÕES NA TROCA DE CANAIS By: BACAMARTE Date: 09 Abr 2012, 08:26
Aparelho: TV
Marca:    CCE
Fabricante:    
Modelo:   HPS2983
Defeito:   ENTRANDO MENU DE FUNÇÕES NA TROCA DE CANAIS

Srs, bom dia.
Recebi para reparo esta CCE de um amigo do nosso grupo de terceira idade. Na tampa traseira consta modelo HPS2983 e na placa principal conta HPS2971.
Bom a queixa era de que sumia a imagem. Após limpeza e inspeção constatei  uma quantidade absurda de solda fria, algumas impressionantes. Ressoldado liguei e entrou imagem e audio normais (demora aproximadamente 15 segundos para a imagem entrar ??). Deixei ligado para teste e após umas quatro horas ligado desligou, encontrei Q804 aberto entre coletor e emissor. Após troca normalizou tudo.
Agora estou com uma dúvida que creio ser um defeito, gostaria que alguém me confirmasse. Na troca de canais, por vezes, aparece o menu de funções na tela, não creio que isto seja normal. Também quando desligo aparecem tres pontos com pouco brilho e fora de foco na tela e vão sumindo na medida em que o filamento do tubo esfria.
Alguém poderia me confirmar se realmente estou com uma falha e em que area devo pesquisar .
abraços
wj


Agradeço a quem puder ajudar.
walter jansen

Re: TV CCE HPS2983 ENTRANDO MENU DE FUNÇÕES NA TROCA DE CANAIS By: UNIDASEX Date: 09 Abr 2012, 09:19
Walter:


O defeito das funções aleatórias geralmente é relacionado com as chaves de toque. Troque-as todas.


O efeito "spot" dos pontos coloridos, ou manchas até o esfriamento geralmente é relacionado a algum resistor aberto na linha do aquadag, ou na placa do cinescópio( circuito ligado aos cátodos).


Ricardo
Re: TV CCE HPS2983 ENTRANDO MENU DE FUNÇÕES NA TROCA DE CANAIS By: andreluiztec Date: 09 Abr 2012, 09:23
Em relação a entrar no menu ao trocar de canais é só você substituir todas as chaves de toque (TODAS). Essas chaves com o passar do tempo oxidam aumentando sua resistência interna que se soma ao resistor que é acionado por ela externamente fazendo com que o processador execute o comando errado. Não faça economia, troque todas, pois todas estão em processo de oxidação.
Re: TV CCE HPS2983 ENTRANDO MENU DE FUNÇÕES NA TROCA DE CANAIS By: anselmoeletronica Date: 09 Abr 2012, 09:29
colega, os pontos sem foco ao desligar a tv pode ser também o capacitor de filtro do +B.
sucesso.

Re: TV CCE HPS2983 ENTRANDO MENU DE FUNÇÕES NA TROCA DE CANAIS By: WALTER JANSEN Date: 10 Abr 2012, 07:08
Srs, bom dia.
Aqui no sul temos uma expressão usada para elogiar uma atitude, uma boa idéia, a condução acertada na execuçã de uma tarefa, etc, que é "matou a pau". Quero dizer aqui que o Sr Ricardo e o Sr André "mataram a pau". As chaves realmente estavam com resistencia de contato. resolvido problema de menu. Quanto aos pontos na tela, não encontrei componente alterado, mas, ao remover a solda dos terminais do conector encontrei descascamento no banho dos mesmos (oxidação). Trocado o conector e resolvido o problema. Valeu pessoal.
Quero agradecer também a sugestão do Sr Anselmo, eu já havia verificado os filtros das fontes.
Obrigado a todos, até a próxima.
Páginas: 1