Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV Philips 20GL 1045 Não atua oscilador horizontal By: Percí Date: 29 Março 2012, 12:37
Aparelho: TV
Marca:    Philips
Fabricante:    
Modelo:   20GL 1045
Defeito:   Não atua oscilador horizontal

Nesse aparelho pelo que entendi o one-chip(IC7200) gera o sinal horizontal no pino 37 a partir de uma tensão de partida no pino 36, tenho 4volts em stand-by e 8volts quando em ON nesse pino 36, mas nada do sinal H, então acho que o IC7200 pifou, procurei o original TDA8360E 3y e encontrei o 5y, será que serve no lugar do outro? E quanto ao defeito estou certo no raciocínio? Preciso de ajuda.

Agradeço a quem puder ajudar.
Percí

Re: TV Philips 20GL 1045 Não atua oscilador horizontal By: UNIDASEX Date: 29 Março 2012, 13:28
Perci:


O CI é equivalente, entretanto precisa ver se não há problemas no horizontal( comuns neste aparelho) pra ter certeza da troca do TDA.


Ricardo
Re: TV Philips 20GL 1045 Não atua oscilador horizontal By: marcosbr Date: 29 Março 2012, 14:05
 Pode colocar o TDA8361 no lugar do 60. O contrario não!

Re: TV Philips 20GL 1045 Não atua oscilador horizontal By: Percí Date: 29 Março 2012, 14:16
Então amigo Ricardo, verifiquei driver e saída horizontal para eliminar a possibilidade de um curto estar "matando" o sinal e depois dessoldei o pino 37 para tentar encontrá-lo diretamente no pino, com a dica do Marcos não vou precisar comprar o CI pois tenho um 8361 em mãos, dois na verdade um com final 4x e outro 3y, pode ser qualquer um?
Re: TV Philips 20GL 1045 Não atua oscilador horizontal By: paulo52 Date: 29 Março 2012, 14:29
qtos  volts  vc  tem  no  pino 10 deste IC  ????????
Re: TV Philips 20GL 1045 Não atua oscilador horizontal By: UNIDASEX Date: 29 Março 2012, 14:38
Perci:


Verifique o que o Paulo disse!


Quanto a aplicar os CI´s de final 4X e 3Y, o 3Y aplica-se direto, mas o de final 4X, precisa alterar o resistor ligado ao pino 35: com final 4X, mudar o resistor pra 8K2.


Ricardo
Re: TV Philips 20GL 1045 Não atua oscilador horizontal By: Percí Date: 29 Março 2012, 15:29
Paulo,
Sei que é o pino de alimentação e deve ter 8V. mas essa tensão é gerada a partir do fly-back a não ser que eu esteja enganado e posso estar é claro, creio eu que após a partida do circuito horizontal ela passe a existir, no momento só tenho tensão no pino 36.
Re: TV Philips 20GL 1045 Não atua oscilador horizontal By: amram Date: 29 Março 2012, 15:47
Como descobrir onde está o defeito ou no microcontrolador ou no circuito horizontal. No pino 19 do do IC microcontrolador  você vai encontrar o R3924(4K7) que vai para  fonte atuar na base do transistor 7348(BC547) que vai tirar o tv de standby.
Retire ou suspenda este resistor e ligue  o tv se funcionar o horizontal somente com chuvisco o defeito está no microcontrolador se não funcionar o defeito está no TDA  8361.
Se for o microcontrolador  47C834-R194 vai ter uma tremenda dor de cabeça para encontrar outro ou substituto.Boa sorte.
Re: TV Philips 20GL 1045 Não atua oscilador horizontal By: paulo52 Date: 29 Março 2012, 15:53
Correto  Perci, mas  este  pino  10  não  pode  estar  zerado ,  veja  as  dicas  , que  te  passaram  acima .
Re: TV Philips 20GL 1045 Não atua oscilador horizontal By: sitri Date: 30 Março 2012, 10:00
se não me equivoco. esse pin deve dar uma voltaje de oscilacion de .6 a.8v , se há há mas o c.i. esta mau.
Re: TV Philips 20GL 1045 Não atua oscilador horizontal By: Percí Date: 30 Março 2012, 15:09
Paulo, você tinha razão o pino 10 não está zerado, tem as tensões citadas pelo Sitri, 0.6V em ON e 0.8 em OFF, mas a coisa está dando um nó, abri o resistor citado pelo Amram e não funcionou, troquei o tda original pelo 8361 3y e nada, achando que poderia estar ruim também troquei pelo do final 4x fazendo a modificação dita pelo Ricardo e está na mesma, parece que o micro está bom porque pelo menos obedece ao remoto e a tensão de +B fica em torno de 40V em stand-by e 80V em ON, retirei o Q horizontal para me certificar de que não estava com fuga na base mas está bom, não sei mais o que tentar para ligar esse aparelho.
Re: TV Philips 20GL 1045 Não atua oscilador horizontal By: paulo52 Date: 30 Março 2012, 15:24
Pra  mim  este  +b  esta  baixo ,  confira  com  o  esquema , o  fly  back e novo? ??? ??






CORREÇÃO  ,Fonte  stand  By  =35v ,  on  70v .
Re: TV Philips 20GL 1045 Não atua oscilador horizontal By: sitri Date: 30 Março 2012, 15:28
não lembrança se é o GL ou o GR, que o driver horizontal se alimenta com a fonte e traz um filtro, se este perde capacidade, se apresenta o problema que tens.....
Re: TV Philips 20GL 1045 Não atua oscilador horizontal By: Barriga Verde Date: 30 Março 2012, 16:12
 
  Percí...

  Das muitas dessas que reparei, quando não oscilava horizontal, era o resistor de "start" aberto, ligado do +B à base do transístor oscilador horiz.

  Se não me engano (estou sem visualizar o esquema), ele  é de 33K !!

  Confira !!!


  SUCESSO!!

 
    B.V.
Re: TV Philips 20GL 1045 Não atua oscilador horizontal By: Percí Date: 30 Março 2012, 19:26
Retorno no início da semana, um abraço a todos.
Re: TV Philips 20GL 1045 Não atua oscilador horizontal By: marcosbr Date: 31 Março 2012, 09:09
 Eu achei que já estava fera neste aparelho. Tu levou um pau de outro igual! kkkkkkkkkk
Sei que não tem osciloscópio, mas um multímetro analógico serve para esta múmia.
Quando sai de standby... (deixe a ponteira no local)
Veja queda de tensão nos pontos do driver. (coletor)
Numa escala baixa... Veja as mudanças nas bases.
Deixe tudo original por enquanto.
Se não tem certeza que o CI colocado esta bom... O teste nem deveria ser feito. Este tipo de teste... Somente quando temos certeza do estado dos componentes.
Quando funcionar... Coloque um soquete, e teste um por um. Marque com OK.
Não presta vai pro lixo. Assim você só estoca coisa boa!




Re: TV Philips 20GL 1045 Não atua oscilador horizontal By: amram Date: 31 Março 2012, 13:18
Postei a solução do problema basta retirar o R 3924 (4k7) que vem do pino 19 do microcontrolador que vai a base do transistor 7348, a fonte ira sair de stanby  se o horizontal funcionar com a tensão do MAT, o defeito está no microntrolador ,se não funcionar o horizontal o defeito está no TDA 8163.Boa sorte.
Re: TV Philips 20GL 1045 Não atua oscilador horizontal By: siatec Date: 31 Março 2012, 20:45
 :'( :'( :'( :'( :'( :'(


amram  ... li tudo acima  -  e vou te perguntar -  a tv  não  funciona certo??


pergunto antes de tudo que ja faz...............  quando   tu ligava na rede eletrica---   ela  com certeza tentava partir  - oscilar-  mas não  o fazia  ---  a pergunta é  ??


aquecia o dissipador da saida horizontal (do 1577)??


se sim  troque o fly back  pois  neste chassis normalmente só da este defeito para ela não  funcionar -  aquele zd de 95 volts  esta  bom????


tdas 8360/ 8361  só tem diferenças na seguinte ordem   final  60  não tem entrada de av    final  61  tem entrada  av-


tanto nos  final  60  quanto no final  61  tem que obs. pino 35 - 4 x  ou   3y  etc  diferenças no resistor     desta linha    um  é........k2    o outro  ........   mas  volte  tudo como era antes e experimente subst. o fly  -


se eu estiver errado no que falei queira desconsiderar.   este chassis  é  facil facil.
Re: TV Philips 20GL 1045 Não atua oscilador horizontal By: amram Date: 01 Abr 2012, 11:05
Caro colega tudo que falou está correto, se verificarmos a fonte normalmente em stanby quem determina é o pino 19 do microcontroldor quando liga o tv muda está condição deste pino que vai a base do transistor 7348 na fonte.Quando retira ou suspende este resistor(3924=4k7) se a fonte estiver boa a tensão ira subir para 90vdc que vai ao flyback onde se tudo estiver bem ira gerar as tensões segundaria e o MAT e o tubo acenderá,como informei se tudo estiver OK na fonte e no horizontal.Este procedimento diminui o tempo de pesquisa determinando quem está com defeito é o microcontrolador,como você sabe este componente é muito difícil de encontrar e também caro,sobre o TDA 8361 tem que ser observado as modificações que você citou.
Este tv é bem antigo se perder muito tempo perde dinheiro e muitas das vezes não compensa fazer o conserto e o cliente ainda fica cheio de razão pressionando o técnico,normalmente quando chega um tv com este microcontrolador com defeito  informo logo ao cliente ou devolvo ou desmancho com autorização do dono,evita aborrecimento.Bom domingo para você e familia
Re: TV Philips 20GL 1045 Não atua oscilador horizontal By: siatec Date: 01 Abr 2012, 11:53
Amram-                  perdoe   -  eu  escrevi  para  teu  nome  quando na verdade  era  para  o           Perci                 queira  desculpar   - mas  tua  explicação a seguir  extremamente útil.
Páginas: 12