Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV LG 21FU4RLG QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL By: Moura1 Date: 08 Março 2012, 16:13
Aparelho: TV
Marca:    LG
Fabricante:   
Modelo:   21FU4RLG
Defeito:   QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL

Boa tarde!! Amigos esta tv LG 21fu4rlg entrou com a bobina defletora torrada, verificando o CI vertical(STV9326) estava em curto ,substitui a bobina e o ci mas continuou a queimar os ci`s, fui verificar as tensões do vertical está muito alta, vai para 58 a 60 v onde o normal é 26v .Já troquei fly back .A alimentação do fly esta normal,conferi os diodos e troquei os capacitores mas não mudou em nada. Além de queimar o vertical também queima do CI 401(TDA8145) pois é o mesmo 26v.Gostaria que se alguém puder me dar uma ajuda ficarei muito grato...

Agradeço a quem puder ajudar.
Moura

Re: TV LG 21FL4RLG QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL By: UNIDASEX Date: 08 Março 2012, 16:27
Moura:


É muito estranho o seu relato!


Somente o +B do vertical alterado?!?  A hipótese é de algum capacitor cerâmico em paralelo com algum retificador da área do vertical em curto ou com fuga( inclusive do +B), ou falta de aterramento nesta área!. Mas ainda é um relato muito estranho...


Ricardo
Re: TV LG 21FL4RLG QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL By: Moura1 Date: 08 Março 2012, 16:53
Isso Ricardo.., no pino 6 do fly está com 15v2 ac,  mas já troquei o capacitor cerãmico de 470pf em paralelo com o diodo...deixa ver se aparece alguém que já tenha visto um defeito assim... :)
Re: TV LG 21FL4RLG QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL By: jacunda Date: 10 Março 2012, 11:39
Moura, bom dia!
Como vc. diz que no pino 6 do fly. tem 15v2 ac. então está descartado a possibilidade de ser o referido.
Agora, note que...Para fazer o ajuste do EW, o sinal sai no pino 5 do ic. 401 e vai a base do Q405, saindo o sinal já amplificado no coletor do referido passando pelo L401, indo até a junção dos diodos D405 e D407, repare que nesta etapa tem uma voltagem desta ordem entre 30 a 60volts, dependendo do ajuste ou se não tiver nenhum componente com defeito nesta area, então vc. terá que verificar: Capacitores e diodos relacionados à este setor. Se estiverem todos ok, então dê uma olhada no L401, que pode estar torrado e não esta filtrado e esta deixando passar tensão ac de alta freqüência, também pode ser os diodos: D404 em curto ou com fuga e D 402.
Espero ter ajudado.
Albino.
Re: TV LG 21FL4RLG QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL By: Moura1 Date: 10 Março 2012, 14:09
muito bem Albino....eu  já estou verificando para esta parte ..,desliguei rapidinho a L401, e no + do C309 caiu de 54v para 30v ,a L401 e L404 aparentam estarem normais ,a L402 esta um pouco derretida ,meio preta o plástico e troquei por uma outra com mais espiras(pois não disponho de uma mesma no moento), caiu a tensão para 30v no +do C309 mas aqueceu rapidamente o saida horizontal, acredito que ela deve esta alterada ,encontrei o C420 1/250 aberto,estou trabalhando acho que está por aqui, rs. OK Albino bom final de semana.. qualquer novidade postarei logo aqui. :o
Re: TV LG 21FL4RLG QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL By: jacunda Date: 10 Março 2012, 14:57
Moura, a L402 tem que ter o mesmo número de espiras e a mesma bitola. Faça o seguinte: Tira a capa plástica da bobina, desenrola a mesma contando quantas voltas ela tem, você deve conseguir em sucatas fios bons e com a mesma bitola, aí é só enrolar com a mesma quantidades de voltas.
Albino.   
Re: TV LG 21FL4RLG QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL By: marcosbr Date: 10 Março 2012, 18:39
 Moura.
Se eu estiver errado me corrija!
A queima do CI "vertical" acredito que não pode estar relacionada a esta bobina!
Saímos do "vertical" e entramos no EW. (ou eu não entendi)
Por via das duvidas... Vou pegar o esquema. (estou sem ele)


Re: TV LG 21FL4RLG QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL By: Moura1 Date: 11 Março 2012, 09:45
Olá gente bom dia ,estive fazendo umas medições ,seguinte:No anodo do D402 27v5, no catodo 54 que varia um pouco, as vezes ligo começa com 35 que vai subindo até os 54 a 60.Na L401(que está ligado com o anodo do D402 27v5 que chega lá no negativo do C420 (1/250 substituido), que em seu + 58v ligado no anodo do D408 e em seu catodo 114v. lembrando que já foram substituidos C309,C303,D301 e D402 (os diodos por originais de outro chassi) .


Ao meu conterrâneo, Jacunda rs.. ,ainda não fiz ás tuas dicas pois o tempo foi pouco, pretendo fazer isto amanhã.

Re: TV LG 21FL4RLG QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL By: Eletro-Serv Date: 11 Março 2012, 10:23
Bom dia,colega Moura o que vejo é que estar um pouco embaraçado o historico do problema.
Mais eu faço a seguinte orientaçao,siga a dica do colega Jacunda verifique a bubina.
Isso eu faria com o CI desconectado e veja se a alimentaçao estabiza até chega ao especificado pelo fabricante.Ai sim solde os pino do CI vertical.


Jarbas      Eletro Serv
Re: TV LG 21FU4RLG QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL By: Moura1 Date: 11 Março 2012, 10:52
Bom dia Jarbas !! isso... eu estou trabalhando sem os ci´s pois se colocá-los eles racham..
Re: TV LG 21FU4RLG QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL By: amram Date: 11 Março 2012, 16:19
Os ic que está usando são comprado na autorizada?pense que podem ser chingling(chines e falsificados).Boa sorte
Re: TV LG 21FU4RLG QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL By: Moura1 Date: 13 Março 2012, 10:51
Olá senhores bom dia ! aqui já estou eu denovo..rs. Seguinte Marcos! agora quero também tua opinião, eu abri o fr 301,já que estando queimado o fusível é para ficar praticamente sem tensão no vertical ,concordas comigo? só que permanece a mesma alimentação 58v então só pode estar vindo esta tensão  por o EW, mas por a verificação que fiz não estão nas bobinas, já troquei todos os capacitores,só está faltando trocar diodos que vou fazer agora.Verifica aí no teu esquema, por favor...
Re: TV LG 21FU4RLG QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL By: marcosbr Date: 13 Março 2012, 11:01
 Prontamente.
É uma tensão parasita, e vamos ver de onde.
Vamos abrir os esquemas.
Re: TV LG 21FU4RLG QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL By: marcosbr Date: 13 Março 2012, 11:27
 De inicio vamos conferir esquemas. Esta certo?
Se esta... Desligue este ponto.
Outra coisa que ja era para ter perguntado. Colocou uma defletora igual?
(entrou com a bobina defletora torrada)
Re: TV LG 21FU4RLG QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL By: Moura1 Date: 13 Março 2012, 11:59
ok...Já estou trabalhando com este ponto desligado..quanto a bobina segundo o téc. da autorizado que me vendeu é á mesma pois ele conferiu por o código , em cima dos pontos dela(conecção) a tensão é de 58v em questão ,entendeu?..
Re: TV LG 21FU4RLG QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL By: marcosbr Date: 13 Março 2012, 12:25
 Se eu entendi é aqui!
Pelo esquema... Não tem muitos pontos a verificar. Com tudo isto desligado, jamais poderia ter tensão aí.
Vamos recomeçar. Como esta verificando isto? Este aparelho não esta protegendo?
Consegue liga-la com isto tudo desligado?
Compare esta defletora fora do circuito.


Re: TV LG 21FU4RLG QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL By: Moura1 Date: 13 Março 2012, 12:58
oi Marcos,eu citei a voltagem em cima da bobina vertical,por uma comparação que fiz com uma outra de outro modelo funcionado perfeitamente 26v no vertical e em cima da bobina 15v, isto eu fiz tentando chegar descobri algo.Eu liguei ela no tubo agora, está com som perfeito ,muda de canal, aparece osd, vultos de imagem, faixa no centro da tela (vertical fechado né)  esta faixa fica faltando uns 4 dedos para encher as laterais, ficou uns 3 min. ligada mas começou a inchar o C303 (470/35v) pois onde deveria ter os 26v está com 58v é só esta a encrenca rs , vamos almoçar ,Marcos... até mais tarde!
Re: TV LG 21FU4RLG QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL By: amram Date: 13 Março 2012, 14:50
O +B está 110vdc? o C 303 =470/500vdc e o C 309 =47uf /35vdc deve ser este que está estufando se o +B está normal e se o MAT está muito alto a tensão de booster também deve estar alta no esquema é 180vdc verifique está igual ao esquema.O que faz o MAT ficar muito é o capacitor de largura deve estar com valores alterados,como a tensão do vertical e gerada no flyback e natural que esteja muito alta e o capacitor C 309= 47uf /35 vai estufar.Boa sorte.
Re: TV LG 21FU4RLG QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL By: Moura1 Date: 13 Março 2012, 16:31
boa tarde! Amram, acho que o esquema que você está vendo não bate com o meu,o mat está perfeito....+B114v é normal na Lg
o capacitor que me refiro é 470/35 que faz a fontezinha para alimentar o vertical,em ac que sai do pino 6 do fly está saindo 15v2 normal que quando retificar sai os 26v que é esta fonte que está alta com 58v,.se eu abrir o fusível deste pino 6,continua saindo a mesma tensão ou seja tanto faz está aberto ou não fica alta do mesmo jeito,  pois sem o fusível não era pra ter a tensão..este mod. que estou vendo nao tem capacitor de 47/35 .entendido!

Re: TV LG 21FU4RLG QUEIMANDO IMEDIATAMENTE SAIDA VERTICAL By: amram Date: 13 Março 2012, 19:09
O chassis é MC-059C  modelo 21fu4RLG  PINO 6(26vdc)  do flyback vai ao  fr 301 ,D 301tem paralelo ao diodo  c 303 =470pf/500vdc  e o C 309 = 470uf/35vdc vai ao vertical pino 6.

www.4shared.com/office/I56umJnX/MANUAL_DE_SERVIO_DE_TV_LG__21FU4R.htm
Páginas: 12