Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Philco PH21USA1 LARGURA EXCESSIVA By: BACAMARTE Date: 01 Março 2012, 12:34
Aparelho: TV
Marca:    Philco
Fabricante:    
Modelo:   PH21USA1
Defeito:   LARGURA EXCESSIVA

Srs, boa tarde.
Depois de aproveitar o verão com bons banhos de lagoa retorno aos consertos.
Esta TV entrou inoperante, após algumas medidas constatado fonte de 5 volts faltando. Trocado transistor, voltou a funcionar, porém com largura excessiva (nos dois lados). Como é a primeira vez que faço reparo neste chassi, não sei se existe um reset a  ser executado, ou talvez um ajuste via modo de serviço ou ainda se algum componente em falha poderia causar este sintoma.
Alguém que conhece este chassi poderia me indicar a melhor linha de pesquisa?
desde já grato
wj


Agradeço a quem puder ajudar.
walter jansen

Re: TV Philco PH21USA1 LARGURA EXCESSIVA By: marcosbr Date: 01 Março 2012, 13:51
 Antes dos ajustes...
Verifique tensão, e capacitores no horizontal.
http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,19596/
Re: TV Philco PH21USA1 LARGURA EXCESSIVA By: thiagollira Date: 01 Março 2012, 16:02

caso seja questão de ajustes ai vai modo serviço
pelo controle remoto pressionar tecla MENU
em menu IMAGEM com o cursor delocar até CONTRASTE
em seguida pressionar a sequencia numerica 9735
aparecera no canto superior da tela a descrição NONE
pronto seleciona as opções do menu serviço atraves do tecaldo numerico do controle
obs antes de sair do modo primeiro presione MENU no controle antes de desligar..
Re: TV Philco PH21USA1 LARGURA EXCESSIVA By: WALTER JANSEN Date: 01 Março 2012, 20:44
Marcos e Thiago, boa noite.
Marcos, as tensões +B esta com 133V. As demais fontes +5V; +8V; +11V; +3,3V; As tensões de + e - 15V do  Vertical estão corretas. As funções do controle remoto estão operando corretamente. Os canais estão memorizados. Os quatro capacitores do horizontal foram medidos e estão bons, mas mesmo assim troquei todos, mesmo assim a imagem esta com muita largura.
Por acaso existe um reset que possa ser executado?
Thiago, se eu entrar no modo de seviço, eu consigo uma tabela com os valores padrão para saber se tem algum alterado
Por acaso deixei de medir ou pesquisar algo mais?
wj
Re: TV Philco PH21USA1 LARGURA EXCESSIVA By: marcosbr Date: 01 Março 2012, 20:55
 Vamos matar a curiosidade.
Entre no serviço, marque o valor que está, e veja se funciona a largura!
Depois retorne ao valor que estava.
Faça isto e retorne!
Re: TV Philco PH21USA1 LARGURA EXCESSIVA By: WALTER JANSEN Date: 02 Março 2012, 09:42
Marcos,bom dia.
Entrei no modo serviço anotei os valores e brinquei um pouco com as regulagens.
Consigo alterar posição e altura vertical por exemplo mas no horizontal embora os valores se alterem na tela, na imagem  não modifica nada.
Re: TV Philco PH21USA1 LARGURA EXCESSIVA By: marcosbr Date: 02 Março 2012, 09:45
 É isto.
Vamos pegar o esquema, e trabalhar o circuito correspondente. EW
A fonte não causaria esta interrupção.
Re: TV Philco PH21USA1 LARGURA EXCESSIVA By: WALTER JANSEN Date: 06 Março 2012, 23:11
Marcos e demais, boa noite.
Primeiro quero me desculpar pela demora, uma descarga elética provocou falha de comunicação no micro (moden)
Agora vamos lá. Valeu a dica Marcos. Peguei o esquema, linha do EW sai do pino 16 micro...Fui ao físico é diferente. Numeração não bate, tem mais componentes, valores tem diferença...
Saida horizontal,  Capacitores e diodos mesmo valor porém com numeração diferente,  excetua-se o capacitor que esta na junção dos dois diodos FR305 (coletor emissor saida horizontal) para massa; no esquema é 33nf e físico 39nf.  Tem um u301 na linha do EW que não aparece no meu esquema. Por exemplo o capacitor que vai do pino 3 ao 6 do saida vertical (STV9378) c406 que pelo esquema deveria ser 100/25, fisicamente esta 220/35 e soldas são originais. O micro esta identificado com uma tarjeta de papel como NT11145PC303BG.
Bom se alguém tem o esquema que contemple estas diferenças e quiser compartilhar, fico grato.
Que já foi feito? Como já coloquei, as fontes estão dentro dos valores. Capacitores de 8n2, 7n6, 39nf e 3900pf já foram trocados. Resistores, transistor (u301),  diodo, e capacitores que encontrei fisicamente na linha EW foram medidos e estão bons. Posso ter deixado algum para tras, (fisicamente e sem esquema correto..). Vou revisar tudo de novo amanhã, mesmo assim continuo aberto a sugestões.
wj
Re: TV Philco PH21USA1 LARGURA EXCESSIVA By: marcosbr Date: 07 Março 2012, 07:53
 Esquemas variam, de acordo com a versão. Deixe tudo original.
No seu, caso o principal é esta parte.
Confere este:
http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,19596/
Re: TV Philco PH21USA1 LARGURA EXCESSIVA By: WALTER JANSEN Date: 07 Março 2012, 12:22
Pessoal, bom dia.
Marcos, este esquema é igual ao que eu tenho mas vamos lá. Como eu coloquei antes, o físico é um pouco diferente, do pino 16 do micro o sinal passa por um resistor de 220 ohms idendificado na placa com w312 (na medida deu 219,8 omhs) o outro lado do resistor vai direto para o gate do mosfet, identificado como v301 (FQPF630), com um resistor de 100k (r398) para o +5vcc (medido 99,5k). Entre o gate e o dreno tem um resistor de 47k, identificado como r303 (medido 46k). O resistor que sai do dreno para a bobina L301 em vez de ser 4,7 ohms tem fisicamente um de 2,2 ohms (fisicamente identificado como r301) e esta com o valor correto. Entre o r301 e a bobina L301 tem um capacitor, sem polaridade, de 10uf/50v identificado como c446 (medido 9,7uf e não apresenta fuga).
Agora o diodo e a armadilha R/C que vemos no esquema ligados ao gate não existem fisicamente.
Então é isto, aparentemente a falha não esta aí.
Hoje de manhã revisei tudo o que já havia feito, e encontrei um dos diodos fast recovery, que estão em série e ligados do coletor saida horizontal para massa, mais precisamente o que esta do lado do massa, com uma pequena fuga (fr305) fisicamente identificado como VD452. Estou providenciando outro para trocar e testar.
Como se diz por aqui, "o baile continua".
wj
Re: TV Philco PH21USA1 LARGURA EXCESSIVA By: marcosbr Date: 07 Março 2012, 12:40
 Provavelmente acabou seu baile. É a saida do FET.
Pode testar com um bY das philips. 3A/600V.

Re: TV Philco PH21USA1 LARGURA EXCESSIVA By: WALTER JANSEN Date: 13 Março 2012, 19:22
Olá Marcos e demais.
Voce tinha razão, o baile acabou. Utilizei um MUR 460 no lugar de FR 305  e imagem normalizou. Entrei no modo de serviço e alterei alguns valores,  respondeu corretamente, voltei aos valores originais. Deixei ligado o dia inteiro, sem aquecimento ou alterações. Mais um cliente satisfeito.
Marcos, quero deixar aqui de público meu agradecimento, concordo com a tua metodologia de dicas: Se alguém tem fome e voce lhe dá um peixe, ele volta outro dia com fome, mas se voce o ensina a pescar ele pega o seu próprio peixe.
Aprendi mais um pouco com este chassi. (novidade para mim)
Páginas: 1