Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
Som Aiwa nsx-v900 Não aceita nenhuma função By: filipetec Date: 15 Fev 2012, 13:46
Aparelho: Som
Marca:    Aiwa
Fabricante:    
Modelo:   nsx-v900
Defeito:   Não aceita nenhuma função

Tenho um aparelho de som aiwa modelo NSX-V900, e ele não funciona,quando ligo na tomada acende os botões indicadores das bandejas e o botão tape mas não sai disso fica assim direto nenhum dos outros botoes funcionam nem o liga e desliga. O controle remoto esta bom mas tambem não adianta.. eu o abri mas não sei por onde começar peço um auxilio se alguem souber algo a respeito me ajude.....
Um colega meu falou para soltar o terminal 18 do conector que liga a placa principal à placa do painel eu fiz isso mas não ocorreu nenhuma mudança.


OBS: Trabalho com eletronica mas com equipamentos de som não tenho nenhuma experiencia,,se alguem tiver disponibilidade peço suporte..OBRIGADO...


Agradeço a quem puder ajudar.
Filipe Correia de Lima

Re: Som Aiwa nsx-v900 Não aceita nenhuma função By: UNIDASEX Date: 15 Fev 2012, 15:42
Filipe:


O 1o. passo é pegar o esquema http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,fileinfo/id,4102/ e verificar se as tensões estão presentes nos reguladores!


Boa sorte!!


Ricardo
Re: Som Aiwa nsx-v900 Não aceita nenhuma função By: filipetec Date: 15 Fev 2012, 22:41
Amigo ricardo estou um pouco perdido teria como passar um pouco mais detalhadamente os passos...

Ja estou com o esquema.
Re: Som Aiwa nsx-v900 Não aceita nenhuma função By: UNIDASEX Date: 16 Fev 2012, 08:01
Filipe:


No esquema vem indicadas as tensões reguladas, logo depois dos conjuntos retificadores.


Se vc não está conseguindo identificá-las, pergunto:


Qual o seu nível de especialização em eletrônica?  Sabe como ler um esquema??


Ricardo
Re: Som Aiwa nsx-v900 Não aceita nenhuma função By: filipetec Date: 16 Fev 2012, 11:41
Amigo ricardo em matéria de reparo em aparelhos eletronicos sou leigo,pois na minha area profissional a aplicação da eletronica é totalmente diferente, não conheço alguns termos q vejo nos topicos,  mas tenho vontade de aprender..


Olhei as pontes (RS603M) no esquema mas não consigo identificar nenhum valor de tensão na saída delas,, vejo valores de resistores e capacitores mas nada de tensão. Se vc tiver disponibilidade de ajudar fico muito grato.
Re: Som Aiwa nsx-v900 Não aceita nenhuma função By: paulobap Date: 16 Fev 2012, 12:27
Filipe, olhe bem, esses aiwa's são meio chatos p/ manutenção, alias chatos e críticos, acredito q vc não tenha o conhecimento mínimo necessario p/ efetuar o reparo, e provavelmento c/ isso vai ocasionar maiores queimas no seu equipamento.
No seu caso seria necessário  começar  analisando os reguladores de potencia, saida de som, mas não é possivel via forum  te explicar como se mede 1 trans ou 1 fet, o conselho q  lhe dou é começar c/ equipamentos mais simples, p/ vc ter 1 ideia meu ajudante aqui tem alguns anos de trabalho  comigo e sou eu q geralmnente reviso esses aiwas, faltou também indicar seu  nível de conhecimento na area  da eletronica pois por exemplo: instalar 1 portão eletronico não qualifica p/ manutenção da pci deste mesmo  portão.
Boia tarde.
Re: Som Aiwa nsx-v900 Não aceita nenhuma função By: UNIDASEX Date: 16 Fev 2012, 12:52
Filipe:


Nosso fórum é de auxílio técnico e temos prazer em ajudar;


Todos nós somos voluntários para esta finalidade, mas o postulante precisa ter formação técnica, caso contrário fica inviável propiciar um curso de pesquisa de defeitos através do fórum. Até por que nós também temos nossa próprias atribuições diárias nos nossos empregos/ trabalhos, e o tempo vago que dispomos dedicamos inclusive ao fórum como voluntários, como disse anteriormente...


Se o aparelho for seu, leia livros sobre circuitos eletrônicos para aprender como interpretá-los, e vá tentando nas horas vagas pesquisá-lo. Neste ponto, com mais embasamento técnico poderemos ajudá-lo.


Caso o aparelho não seja seu, devolva-o. É o melhor a fazer!


Boa sorte!!


Ricardo
Re: Som Aiwa nsx-v900 Não aceita nenhuma função By: filipetec Date: 16 Fev 2012, 13:19
Muito Obrigado Ricardo vou me aprofundar mais sobre o assunto para poder ter o minimo necessario de conhecimento porque como mencionei alguns termos eu nem sei o que significa...procurei na net e encontrei alguns defeitos semelhantes e encontrei uma postagem que falava do pino 17 do conector,,soltei este pino e o aparelho funcionou mas pelo que entendi este pino é relacionado a proteção,então tenho que verificar o ccto da proteção ainda não sei oque significa mas vou estudar o assunto..Obrigado novamente e fique com deus.
Som Aiwa nsx-v900 Travado não aceita nenhuma função. By: filipetec Date: 20 Fev 2012, 11:51
Aparelho: Som
Marca:    Aiwa
Fabricante:    
Modelo:   nsx-v900
Defeito:   Travado não aceita nenhuma função.

Amigos,,Ao ligar este som na tomada ele acendia alguns botões mas não aceitava nenhum comando nem o liga e desliga. soltei o pino 17(hold) do conector da placa principal com a placa do painel e o Som funcionou normalmente tudo certinho.

Realizei algumas medições no circuito e nos transistores da trilha do hold:

D101= 43.6v
D102= 46v

Q102= -33.5v

Entrada Q106= 14.6v, mas em sua saída não tinha vcc e esta saida é interligada ao Hold pensei ser ai o problema pois desta parte do circuito para frente todos os CIs que recebem vcc estão sem alimentação mas tirei o Q106 da placa testei ele só, mas não esta acusando nem curto e nem aberto.

Se puderem dar algumas dicas Agradeço.


Agradeço a quem puder ajudar.
Filipe Correia de Lima

Re: Som Aiwa nsx-v900 Travado não aceita nenhuma função. By: manasseis Date: 20 Fev 2012, 19:04
troque os tr perto do saida de som :laugh:
Re: Som Aiwa nsx-v900 Travado não aceita nenhuma função. By: filipetec Date: 21 Fev 2012, 20:28
Amigo este  Som trabalha com STK 419-140 sera que tem a possobilidade de ele esta em curto, e teria algum jeito de testa-lo..Obrigado.
Re: Som Aiwa nsx-v900 Não aceita nenhuma função By: Canmeira Date: 21 Fev 2012, 20:41
Filipe,

Não é necessário abrir mais de um tópico para o mesmo aparelho. Juntei os dois, e sempre que quiser é só continuar onde parou...

Para "testar" se o STK está com defeito é só dessoldar, mas não deixe de descarregar os capacitores da fonte simétrica. Se funcionar é 99% de chances que seja ele. Religue o pino do hold..


Se desligou o hold e o som funcionou normal, certifique-se de que o áudio está normal nos dois canais.


Lave bem a placa lateral com thiner e uma escova de dentes e depois seque bem.

Re: Som Aiwa nsx-v900 Não aceita nenhuma função By: filipetec Date: 23 Fev 2012, 11:20
Amigos o defeito, que tanto me ajudaram, era o transistor smd Q111 (reset) que por algum motivo tinha a sua base e o seu emissor soltos mas que estavam muito perto da placa e por isso que as dicas que recebi não surtiam efeito..Agradeço muito pela ajuda e desculpas pelo transtorno...Obrigado.
Páginas: 1