Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
TV SAMSUNG CN765 DWX - uma ajudinha! By: vitor luis Date: 07 Novembro 2008, 14:18
 ??? - Olá aos colegas do Fórum.

Preciso do auxílio dos colegas sôbre esta tv. Este é o primeiro modêlo que eu pego e um defeito sinistro pra mim, e o problema é o seguinte: A tv não ligava, led´s apagado: Verificando a fonte encontrei o DZ 803 e DZ 814 abertos fiz a substituição e continuei verificando e não encontrei mais nenhum componente com defeito. Liguei a tv na tomada e deu Stand-by (led´s vermelho), e ao apertar a tecla Power acende o led´s verde piscando, a fonte gera 75v de +B, e no esquema diz (green: set-on/timer-on). Depois disto troquei o Fotoacoplador, IC se130, IC 120, e todos os Diodos Zener. E voltei a verificar novamente TODOS os componentes da fonte Primária e Secundária (str/trans./resist. e etc..) e não encontrei nenhum componente alterado, refiz algumas soldas duvidosas, soltei o pino do +B do F.B e liguei a tv usando um resistor de carga e a leitura continuou com os 75v do +B e fazendo leituras na placa verifiquei que as tensões ficam oscilando em alguns pontos, que vou expor:

-IC 801 (STR S7609).
pino 1: 141v (tem 180v)             pino 6: s/leitura
pino 2: s/leitura                        pino 7: s/leitura
pino 3: s/leitura                        pino 8: 1,5v s/leitura
pino 4: s/leitura                        pino 9: +B 9,5v (tem 7v)
pino 5: 1,2v s/leitura

-FOTOACOPLADOR (Novo)
pino 1: oscilando de 2v a 4v            pino 3: tem 2v
pino 2: oscilando de 2v a 4v            pino 4: tem 6v

-PONTOS DE LEITURA NA SAÍDA DO TRAFO.
D811/C805 - 130v (tem 75v)
D807/C855 - 74,1 (16,5v) oscilando de 12v a 15v
D803/C807 - s/leitura
C820/L602 - 13v (tem 5v)

-IC802 (KA7630).
pino 1: 10,9v (oscilando de 12v a 15v)
pino 2: 12,5v (oscilando de 13v a 15v)
pino 3: 3v CORRETO
pino 4: s/leitura
pino 6: 4,1v CORRETO
pino 8: 8v s/leitura
pino 9: 5v CORRETO

-IC 852 (SE130) (Novo)
pino 1: 130v (oscilando de 70v a 75v)
pino 2: 11,2v (oscilando de 10v a 12v)

-IC853 (KA78R12)
pino 1: 12,5v (oscilando de 13v a 15v)
pino 2: 12v s/leitura
pino 4:3,8v s/leitura

-F.B
Pino 3: +B 130v (oscilando de 65v a 70v)
pino 5: 200v (tem 65v)
os outros pinos sem leitura

-IC301 (TDA8350Q) Vertical
Sem leitura em nenhum pino

-Q401 (D1877)
B- 0V
C- oscilando de 75v a 76v
E- 0v

E ai colegas alguma sugestão pra eu resolver este pepino, porque eu não gostaria de sair trocando peças um pouco salgada sem necessidade só pra ver no que vai dar, porque ai o meu lucro vai todo pra cucuia hehehe. Outra coisa que estou intrigado!, são estas tensões oscilando, eu ainda não tinha pego um problema deste tipo, poderia ser capacitor eletrolitico, eu não tenho medidor de ESR.
Aceito sugestões dos colegas. Dou retorno se eu consegui matar esta parada.

Um abraço a todos.


Vitor luis
Re: TV SAMSUNG CN965 DWX - uma ajudinha! By: Claudio Carvalho Date: 07 Novembro 2008, 16:55
Vitor.

Esta fonte é muito parecida com a da TC 215 da Mitsubishi, que tem após a saida do STR, uma r de baixa(16 ohms )  que se uma vez aberta, dá esta anomalia toda. Na TC, esta r fica na saida de um dos pinos do STR!

Pode ser que seja o seu problema ou até mesmo o STR!
Espero que ajude!

Cláudio
Re: TV SAMSUNG CN965 DWX - uma ajudinha! By: fred Date: 07 Novembro 2008, 17:17
nao  conheço  este  modelo mas  vou  dar  uma  dica ,  reguladores  5,9,e  12v  , se  estiverem  ruins  , mata  a  fonte  tb.
Re: TV SAMSUNG CN765 DWX - uma ajudinha! By: vitor luis Date: 07 Novembro 2008, 18:41
Citação de: Claudio Carvalho online 07 Novembro 2008, 16:55
Vitor.

Esta fonte é muito parecida com a da TC 215 da Mitsubishi, que tem após a saida do STR, uma r de baixa(16 ohms )  que se uma vez aberta, dá esta anomalia toda. Na TC, esta r fica na saida de um dos pinos do STR!

Pode ser que seja o seu problema ou até mesmo o STR!
Espero que ajude!

Cláudio

Desculpa meu erro de digitação, o correto é TV SAMSUNG CN 765-DWX, mas vou seguir sua sugestão, obrigado.

Vitor
Re: TV SAMSUNG CN765 DWX - uma ajudinha! By: vitor luis Date: 07 Novembro 2008, 18:43
Citação de: paulo52 online 07 Novembro 2008, 17:17
nao  conheço  este  modelo mas  vou  dar  uma  dica ,  reguladores  5,9,e  12v  , se  estiverem  ruins  , mata  a  fonte  tb.

Desculpa meu erro de digitação, o correto é TV SAMSUNG CN 765-DWX, mas vou seguir sua orientação, Obrigado.

Vitor.
Re: TV SAMSUNG CN765 DWX - uma ajudinha! By: Claudio Carvalho Date: 07 Novembro 2008, 18:57
Vitor.

Vamos com calma. No seu tópico, você diz que o pino 1 tem 180 v.
Veja que na saida da ponte retificadora, também tem de ter 141V. Já conferiu? Ha uma recomendação sobre o cap. C 801, conferiu? Veja, a tensão passa em um primário deo choque e vai direto ao STR, que por sua vez passa em uma bobina e em um cap.C 817, que vai a terra.Se ha uma tensão maior do que a especificada, a proteção é automática, não acha? Procure por estes pontos, veja se bate com o que diz o diagrama, OK!

Boa sorte!

Cláudio
Re: TV SAMSUNG CN765 DWX - uma ajudinha! By: vitor luis Date: 07 Março 2009, 21:05
Olá a Todos do Fórum,

Caro Claudio, sôbre o que vc informou da ponte retificadora, eu já tinha percibo esta anomalia, más penso que o defeito pode ou não ser mais adiante. Fiz os testes da ponte retificadora, str, resistores diodos etc., e todos os testes resultaram que os componentes estão bons, ou seja, sem curto, alterações etc. Fiz todos os procedimentos que conheço de eletrônica (soltar o +B do FB, Soltar a alimentação da SH e outros, e o bicho continua nos 180v na entrada do str e 75v no +B do FB.  E resolvi trocar a ponte retificadora pra ver no que vai dar (mesmo com os testes indicando que o componente está ok, sem alterações e fugas). Darei retorno sôbre o que eu fizer nesta tv.

Obs:. Sorte minha que esta tv é de um colega e êle está compreensivo comigo, até me desafiou rsrsrsrs, êle falou " Quero vê se tua é macho mesmo, porque o outro não deu conta e devolveu a tv". Más vou ser franco esta tv está me  :-* a paciência.

Vou dar retorno sempre dos resultados.

vitor luis
Re: TV SAMSUNG CN765 DWX - uma ajudinha! By: Almeidaf Date: 07 Março 2009, 22:01
dz 814 é um diodo , nao zener. pelo esquema que ví,faz ligaçao con d815 e d819, veja se confere!
Re: TV SAMSUNG CN765 DWX - uma ajudinha! By: fred Date: 07 Março 2009, 22:06
solte  o  pino  out  do  78r12 e  meça  este pino  se  a  voltegem ta  fixa  .
Re: TV SAMSUNG CN765 DWX - uma ajudinha! By: vitor luis Date: 07 Março 2009, 22:18
 :police:Paulo 52 e Almeidaf, obrigado pela informação, vou verificar imediatamenta, porque estou com esta bendita tv na minha frente tentando resolver o problema.

Dou retorno, obrigado.

vitor luis
Re: TV SAMSUNG CN765 DWX - uma ajudinha! By: vitor luis Date: 07 Março 2009, 22:45
Caro colega Almeidaf,

Me desculpe, foi um erro de digitação da minha parte, realmente trata-se de um diodo (TVR10G) e já conferi este dido não exixte alteração e nem fuga, e faz ligação com os didos D815 e D818 da mesma linha.
Obs.: Estou até esta hora trabalhando nesta tv, obrigado pela informação.

vitor luis
Re: TV SAMSUNG CN765 DWX - uma ajudinha! By: Almeidaf Date: 07 Março 2009, 23:02
atente para o detalhe queessa tv entá em stand by pela voltagem de saida, veja as vontagens no esquema entre parenteses que é stand by    e fora normal, começe pelo q 803..804..802, veja quando liga e desliga se bate as voltagens.
Re: TV SAMSUNG CN765 DWX - uma ajudinha! By: vitor luis Date: 07 Março 2009, 23:12
Caro Paulo52,

Soltei o pino out do 78r12, e continuou a mesma leitura, vou ficar aqui estudando esta bicha na teoria e na prática ela não vai me derrotar, vai ser uma briga feia rsrsrsrs. Obrigado pela informação.

vitor luis

Re: TV SAMSUNG CN765 DWX - uma ajudinha! By: Almeidaf Date: 07 Março 2009, 23:29
levante o choque l 810 veja se aparece voltagem aí, vai alimentar o regulador ic802, nao esquente nao vamos conseguir. o choque e nao o diodo
Re: TV SAMSUNG CN765 DWX - uma ajudinha! By: vitor luis Date: 07 Março 2009, 23:59
Amigo Almeidaf, , me desculpe más não entendi o que vc quiz dizer na sua informação.
Re: TV SAMSUNG CN765 DWX - uma ajudinha! By: vitor luis Date: 08 Março 2009, 00:31
 :police: Caroa Colegas,

De tanto executar vários procedimetos e faltam alguns que voçês colegas de profissão me passaram, que estou cansado, fisicamente e mentalmente, hoje domingo retomarei minha responsabilidade de entregar ao cliente o seu produto, pois é minha obrigação e dever para comigo mesmo como TÉCNICO EM ELETRÔNICA, independente de amigo ou não.

Boa noite a todos, e um Ótimo final de semana


vitortvson
Re: TV SAMSUNG CN765 DWX - uma ajudinha! By: Claudio Carvalho Date: 08 Março 2009, 07:30
Caro Vitor.

Não desista ainda tão cedo.  Vamos tentar mais uma vez, o que acha?

O que o Almeida escreveu foi para não esquentar com o :  Não vamos conseguir...

E sim insistir!!!


Cláudio
Re: TV SAMSUNG CN765 DWX - uma ajudinha! By: Almeidaf Date: 08 Março 2009, 10:36
veja o que é a falta de uma vígula, depois dizem que pode escrever errado, a interpretaçao seria """nao esquentas não,,,,,, nois vamos conseguir   em tempo como o Claudio escreve, vamos vencer mais essa batalha, pois essa profissao todo dia é um desafio,  imagina eu com eletronica a mais de 38 anos , me deparo  todos os dias com esses desafios, mais sempre venço.por insistência.
Re: TV SAMSUNG CN765 DWX - uma ajudinha! By: vitor luis Date: 08 Março 2009, 12:40
Almeidaf, imagina só, verificando o que vc passou sôbre as voltagens nos Q803/804/802, descobri um grande erro no Q802 (KSA940) pelo esquema, pesquisando no datasheet ele é um tr de saída para deflexão vertical, fiz mais uma vez a medida nele e resolvi tirar da placa, e qual o meu espanto era um TIP102, olhando por aqui encontrei em outra tv este mesmo tr testei e esta bom, coloquei no lugar certo, e me deu mais dúvidas.
-Quando o TIP102 estava no lugar do KSA940 ficava piscando o led's verde e tinha voltagem no secundário.
-Coloquei o tr certo conforme o esquema, e o led's acende e em seguida apaga, más com duas cores (verde e vermelho ou seja L1 e L2 juntos).
-Não tem mais tensão no secundário.
-As leituras agora são:
*Saída da Ponte= 180v
*STR pino 1= 180v
        pino 4= ocilando entre 1v e 2v
        pino 5= ocilando entre 1v e 2v
        pino 6= ocilando entre 6v e 7v
*Q801 (TIP102)= B/C/E com as mesmas leituras, ocilando entre 6v e 7v.

Acho que vou trocar a ponte, o que vc me diz, ou vc teria outras sugestões .

vitor luis
Re: TV SAMSUNG CN765 DWX - uma ajudinha! By: Claudio Carvalho Date: 08 Março 2009, 12:46
Vitor.

Metendo a minha colher onde não devo, pois eu fujo de Samsung, mas se os pinos secundários do STR estão oscilando, não é dele, na minha opinião, OK!
Tem alguma coisa matando o pulso mais a frente!


Cláudio
Páginas: 12