Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV Toshiba TV3489LMS Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video By: Felipe FZ Date: 09 Fev 2012, 14:05
Aparelho: TV
Marca:    Toshiba
Fabricante:    
Modelo:   TV3489LMS
Defeito:   Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video

Olá, gostaria de saber se algum colega possui o esquemario dessa TV3489LMS LEM6, com o esquema completo, só achei procedimentos de ajuste e esquemas parecidos.

Caiu um raio muito forte nessa rua.
No dia anterior, fui atender um cliente na casa ao lado e as 2 tvs dele estavam com o tubo totalmente magnetizados... consegui desmagnetizar com um ímã e uma bobina na série, sendo que a de 29" estava tão magnetizada que levou quase 1 hora.

Para não deixar de dizer sobre o defeito, essa tv chegou totalmente inoperante. Como é natural, nesses casos, o str sempre vai para o espaço... troquei o STRG8656, mas não achei o fotoacoplador...

Após a troca, a fonte parte, o filamento acende, mas o tubo fica totalmente escuro. Abrindo o screen, aparecem linhas de retraço. Não tem som, nem imagem e nem OSD.

Quando desligo no botão, por um breve instante aparece a tela azul.

Estou confuso se ainda pode ser a fonte... por isso gostaria de olhar esse esquema.

Grato


Agradeço a quem puder ajudar.
Felipe

Re: TV Toshiba TV3489LMS Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video By: paulo52 Date: 09 Fev 2012, 14:18
Confere  a  linha  dos  200v


Re: TV Toshiba TV3489LMS Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video By: Felipe FZ Date: 09 Fev 2012, 14:21
OK Paulo, você tem esse esquema?

Grato
Re: TV Toshiba TV3489LMS Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video By: paulo52 Date: 09 Fev 2012, 14:58
Felipe  ,  este  eu  não  tenho  mas  tenta  aqui.




http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,select/id,28/orderby,3/page,2/


Re: TV Toshiba TV3489LMS Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video By: Felipe FZ Date: 09 Fev 2012, 16:16
Paulo, peguei lá, obrigado.
Vou começar a olhar agora.

Grato
Re: TV Toshiba TV3489LMS Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video By: Felipe FZ Date: 09 Fev 2012, 19:34
Olha essa, pelo esquema a fonte está certinha...
Re: TV Toshiba TV3489LMS Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video By: paulo52 Date: 09 Fev 2012, 19:50
Citação de: Paulo52® online 09 Fev 2012, 14:18
Confere  a  linha  dos  200v

Re: TV Toshiba TV3489LMS Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video By: siatec Date: 09 Fev 2012, 20:52
Tentando auxiliar   -  troque a memo
Re: TV Toshiba TV3489LMS Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video By: Felipe FZ Date: 09 Fev 2012, 21:28
Amanhã vou conferir novamente a dica do Paulo e Siatec, já pensei nisso também... sabe aonde posso comprar? Grato
Re: TV Toshiba TV3489LMS Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video By: siatec Date: 09 Fev 2012, 21:45
Felipe  -   onde tu resides  deve ter alguma loja que venda componentes eletronicos  certo???


é la que vais conseguir,.
Re: TV Toshiba TV3489LMS Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video By: Felipe FZ Date: 09 Fev 2012, 22:20
Sim, aqui tem 2 lojas de componentes, mas para o senhor ter uma idéia, nem o fotoacoplador dela tinha aqui...
Mas de qualquer forma vou olhar com mais calma amanhã, pois creio que se fosse a memória, acelerando o screen, não ia abrir linhas de retraço e nem ia dar tela azul quando desligada...

Re: TV Toshiba TV3489LMS Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video By: marcosbr Date: 09 Fev 2012, 22:23
 Ia sim!
Re: TV Toshiba TV3489LMS Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video By: Felipe FZ Date: 09 Fev 2012, 22:32
Obrigado pela participação também Marcos!
Bem, será que algum dos patrocinadores do fórum vendem essa memo pelo sedex?

Re: TV Toshiba TV3489LMS Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video By: marcosbr Date: 09 Fev 2012, 23:02
 Tente o seguinte.
Coloque uma 24C, com final 16.
Se tiver gravador... Pegue uma usada e apague.
Por via das duvidas... Guarde a original!
Re: TV Toshiba TV3489LMS Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video By: Felipe FZ Date: 10 Fev 2012, 15:45
Paulo, Marcos e Siatec, enquanto a eeprom não vem, hoje voltei ao dia de ontem e como disse o Paulo, conferi D406, C441, e até troquei o C447, apesar de que era um Epcos de 105ºC... Todos ok, por desencargo, vi também o C902 e também OK, apesar da linha do pino 3 do flyback estar com 184,6V.



Re: TV Toshiba TV3489LMS Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video By: Felipe FZ Date: 11 Fev 2012, 01:49
Bom dia, conforme sugestão, coloquei uma eeprom virgem e o sintoma permanece exatamente o mesmo... para desgraçar a coisa toda, a original ainda acabou quebrando o pino 1, agora vou mesmo precisar de outra gravada. Se algum colega quiser me vender uma gravada, peço por gentileza enviar MP.
Re: TV Toshiba TV3489LMS Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video By: Felipe FZ Date: 11 Fev 2012, 19:57
Hoje procurei por soldas frias ou escorridas... verifiquei a placa inteira com lente iluminada e nada.
Re: TV Toshiba TV3489LMS Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video By: trudes Date: 11 Fev 2012, 20:19
Felipe, se foi raio, em 90% dos casos é pra se condenar!
Mas se quiser tentar, verifique todas as fontes do micro e varicap.
Verifique aquecimento acima do normal no micro, linhas de data e clock, trilhas estouradas em todo o chassi.
Mas se começar a achar componentes queimados em várias partes.........desiste!!
Re: TV Toshiba TV3489LMS Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video By: josuelmarques Date: 12 Fev 2012, 07:01
Verifica toda a linha do ABL; pode ter algum componente aberto ou em curto.

Att: Josuel Marques
Re: TV Toshiba TV3489LMS Raio - filamento aceso, tela escura, sem som e sem video By: Felipe FZ Date: 12 Fev 2012, 17:19
Obrigado Trudes e Josuel pela participação no tópico. O pior é que não acho é nenhum componente danificado. Sei que a coisa foi feia, pois como relatei antes, na casa do vizinho do proprietário, o campo eletromagnético foi tão grande que eu tive que usar uma bobina pela frente e um ímã por trás, para desmagnetizar as tvs da casa. Dentro do mesmo imóvel, peguei um dvd da sony, aquela linha com o IC sony na fonte, que tem as tensões ever, que tinha bastante estrago, e uma tv sharp apenas com fusível queimado. Verifiquei o micro e a alimentação está perfeita e o aquecimento é dentro do normal. Hoje voltando a fonte desta tv, notei que no STR todas as tensões estão ok, menos o pino 1, que ao invés dos 113V tem 152V (medido com o fluke). Pino 1 e 2 do fotoacoplador OK. Estranho é que não tem os 3.7V na base daquele transistor digital Q891. O +B main, de 130V, ok com 132V. Não tenho como medir em stand-by, já que ela não vai para stand-by, só liga no botão e não aceita nenhuma função nem de controle e nem de teclado, só tela escura, ou com linhas se atuar no screen.
Páginas: 12