Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
Amplificador Gradiente PM-80 estereo power module resistores queimam e DC em uma das saidas By: gabriel380 Date: 28 Mar 2012, 13:43
Aparelho: Amplificador
Marca:    Gradiente
Fabricante:    
Modelo:   PM-80 estereo power module
Defeito:   resistores queimam e DC em uma das saidas

peguei esse amplificador supostamente só com uma saida queimada mais apos abrir ele verifiquei que havia quatro resistores queimados e um capacitor estourado. 1 dos resistores é da fonte e o outro é bem proscimo ao stk 4181V e os outros 2 no meio da placa ao lado do capacitor que tinha estourado acredito ter substituido os resistores com seus valores identicos mais sem certeza pois os que estavam nele pretiaram não deu pra ver ao certo o codigo de cor e ao ligar o radio mesmo com lampada em serie ele primeiro fritou o resistor do stk e normalizou a luz mais apos ter ligado direto fritou tbm o resistor da fonte fazendo o teste com som verifiquei voltagem dc em uma das saidas e na outra saida grande perda de potencia e distorção

ajudem me por favor virei a net a tarde inteira e não axo o esquema dele se alguem tiver ou puder me ajudar com esse problema eu agradeço


Agradeço a quem puder ajudar.
Gabriel Castro

Amplificador Gradiente PM-80 estereo power module resistores queimam e DC em uma das saidas By: gabriel380 Date: 28 Mar 2012, 14:05
Aparelho: Amplificador
Marca:    Gradiente
Fabricante:    
Modelo:   PM-80 estereo power module
Defeito:   resistores queimam e DC em uma das saidas

peguei esse amplificador supostamente só com uma saida queimada mais apos abrir ele verifiquei que havia quatro resistores queimados e um capacitor estourado. 1 dos resistores é da fonte e o outro é bem proscimo ao stk 4181V e os outros 2 no meio da placa ao lado do capacitor que tinha estourado acredito ter substituido os resistores com seus valores identicos mais sem certeza pois os que estavam nele pretiaram não deu pra ver ao certo o codigo de cor e ao ligar o radio mesmo com lampada em serie ele primeiro fritou o resistor do stk e normalizou a luz mais apos ter ligado direto fritou tbm o resistor da fonte fazendo o teste com som verifiquei voltagem dc em uma das saidas e na outra saida grande perda de potencia e distorção

ajudem me por favor virei a net a tarde inteira e não axo o esquema dele se alguem tiver ou puder me ajudar com esse problema eu agradeço


Agradeço a quem puder ajudar.
Gabriel Castro

Re: Amplificador Gradiente PM-80 estereo power module resistores queimam e DC em uma das saidas By: Almeidaf Date: 28 Mar 2012, 14:55
A cara desse amplificador, se alguem tiver pode verificar os componentes e dar alguma informação ,pois esquema ta dificil.

Re: Amplificador Gradiente PM-80 estereo power module resistores queimam e DC em uma das saidas By: Almeidaf Date: 28 Mar 2012, 20:10
este poste esta em duplicata, postou 2 vezes.
Re: Amplificador Gradiente PM-80 estereo power module resistores queimam e DC em uma das saidas By: siatec Date: 28 Mar 2012, 21:36
bom  jovem  -  primeira  providencia -  stk  totalmente ruim  -     segundo    qual  é a posição  dos  componentes  carbonizados???


terceirto  mesmo  sem o  esquema  os  canais  são  identicos  só  muda a  condição -----  par  e impar.
Re: Amplificador Gradiente PM-80 estereo power module resistores queimam e DC em uma das saidas By: gabriel380 Date: 28 Mar 2012, 23:59
desculpa por qualquer erro cometido sou novo no forum pois estou com dificuldades nesse aparelho hj passei a tarde mechendo nele e consegui sanar o problema dos resistores em curto depois de trocar alguns transistores com defeito mais mesmo assim a segunda saida dele esta com alimentação dc de 36 volts e a primeira saida funciona mais com som baixo e muito ruido parecido com ronco do trafo

será que a substituição do stk vai resolver o problema do som baixo e do ruido e da segunda saida com alimentação DC ?
Re: Amplificador Gradiente PM-80 estereo power module resistores queimam e DC em uma das saidas By: Almeidaf Date: 29 Mar 2012, 10:01
pela queima desses resistores perto do IC, provavelmente esse stk esteja com defeito não tem outro jeito a não ser providenciar outro e observar se fica ok. pois sem esquema ta russo.
Re: Amplificador Gradiente PM-80 estereo power module resistores queimam e DC em uma das saidas By: Sergio Freitas Date: 29 Mar 2012, 10:09
Gabriel


Você abriu dois tópicos para o mesmo aparelho (um no fórum de LCD).


Juntei e não editei, abra somente um por aparelho.
Re: Amplificador Gradiente PM-80 estereo power module resistores queimam e DC em uma das saidas By: gabriel380 Date: 29 Mar 2012, 19:09
sim me desculpem pelo post em duplicata e pelo post em outra area é a primeira vez que estou usando forum para ajuda com equipamento não soube o que fazer direito agora ja estou aprendendo aos poucos

obrigado a todos pela ajuda vou providenciar a troca do stk e posto os resultados

a uma duvida se eu aumentar os capacitor da fonte e trocar o stk por um um pouco mais forte vai haver problemas ou vai ficar melhor devido a substituição dos capacitores por mais fortes e por outro stk tbm um pouco mais forte ??


Re: Amplificador Gradiente PM-80 estereo power module resistores queimam e DC em uma das saidas By: Francisco Rocha Date: 29 Mar 2012, 23:03
Gabriel, estes amplificadores são estéreos, ou seja, possuem dois canais idênticos e componentes do mesmo valor. Se vc seguir no circuito empresso os terminais do STK, com certeza no seu caso queimado (Cuidado que hj em dia estão vendendo estes circuitos paralelos, ou seja falsos e explodem que nem pipoca. Tem que questionar o vendedor) vc vai descobrir o valor dos mesmos componentes danificados pelo outro canal que não "torrou" os componentes. Quanto a ter queimado novamente os resistores mesmo estando trabalhando em série com uma lâmpada, veriique a potência da mesma. Com amplicadores de grande porte, de mais de 1.000 watts por canal, lâmpada incandescente de 60 ou 100 watts. No seu caso, lâmpada incandeceste de 25 watts. É importante também verificar a voltagem. Se estiver reparando um equipamento chaveado em 127 VCA, lâmpada de 127 VCA. Caso contrário, 220 VCA, a lâmpada deverá ter a mesma voltagem.
Espero ter ajudado. Um abraço
Francisco Rocha

Re: Amplificador Gradiente PM-80 estereo power module resistores queimam e DC em uma das saidas By: gabriel380 Date: 30 Mar 2012, 01:29
obrigado pelos esclarecimentos francisco rocha.mais desculpa se estiver errada minha observação.Esse amplificador ele tem duas saidas mais como e com CI ele tem uma unica via de compontes que o alimentam. e de entradas e saidas de sinais que no sistema de dois canais por transistor sim existem componentes iguais, ja no caso do stk não existe uma linha de componentes igual a outra como ja tinha dito existem somente uma linha de componente.a agradeço a dica da compra do stk realmente tive informações sobre esse caso e ja pesquisei um lugar confiavel.bom como dito tbm anteriormente o problema dos componentes queimando ja foi resolvido, agora presciso somente saber se com a subtituição do stk vai normalizar o audio do primeiro canal e resolver o problema de alimentação DC na saida do segundo canal. me perdoe por qualquer suposição errada ou por qualquer coisa que tenha falado de errado

e será que aumentando os capacitor e colocar um stk um pouco mais forte ira ficar bom ???

Re: Amplificador Gradiente PM-80 estereo power module resistores queimam e DC em uma das saidas By: marcosbr Date: 30 Mar 2012, 11:37
 Leia e complete o perfil.
http://www.tectonny.com/forum/apoio-tecnico/ajude-nos-fazendo-a-coisa-certa!/
Re: Amplificador Gradiente PM-80 estereo power module resistores queimam e DC em uma das saidas By: Almeidaf Date: 30 Mar 2012, 20:58
Não fique fazendo mudanças  em valores de componentes, se voce não tem esperiencia  na coisa. atente para esse esquema normalmente tem muito a ver.


http://www.4shared.com/photo/z8sMDf5g/i__STK4181Vmagem.html
Re: Amplificador Gradiente PM-80 estereo power module resistores queimam e DC em uma das saidas By: Francisco Rocha Date: 30 Mar 2012, 23:09
Gabriel, quando um amplificador é projetado, do pré até a saída, é tudo calculado para que sua fonte de alimentação (Transformador, retificadores, capacitores e quando necessário, reguladores de tensão através de C.I's ou diodos zener) supram suas necessidades com com mais ou menos 20% de tolerância para que não fiquem hiper ou hipo-dimensionadas, atendendo ao projeto com o menor peso e espaço possíveis. Qualquer alteração que vc fizer na saída (No seu caso um circuito integrado STK, com determinados número de transistores de saída internos PNP's e NPN's), vc vai aumentar a carga da fonte e poderá ultrapassar sua capacidade de alimentação, assim como de outros circuitos intermediários. Como respondeu um outro colega, este tipo de alteração só deve ser realizada, em casos muitos extremos e necessário, fazendo uma modificação geral em todos os outros estágios do equipamento. Sobre sua informação de existirem componentes iguais, confesso que não conheço o modelo do equipamento gradiente que vc reportou, porque trabalho especificamente com amplificadores de áudio de grande potência, tipo de trios elétricos (Com 60 transistores de saída), porém se este tiver dois canais (R e L), vc irá com certeza encontrar resistores e capacitores idênticos no outro canal, porém distribuidos em locais diferentes na placa de circuito impresso, é só seguir no circuito impresso as funções de cada terminal do STK (+B, -B, IN, OUT, polarização, drivers, GND, etc...).
Gosto muito de ver jovens como vc interessado na eletrônica. É "quebrando a KBÇA" e não desistindo que se aprende e evolui. Siga em frente e pergunte sempre que tiver dúvidas, seus amigos tectonny estarão aqui sempre para ajudar.

Re: Amplificador Gradiente PM-80 estereo power module resistores queimam e DC em uma das saidas By: gabriel380 Date: 02 Fev 2012, 03:18
[RESOLVIDO]Obrigado a todos que se prontificaram a me ajudar com esse equipamento fiz a subtituição pelo mesmo stk e resolveu o problema ele ta aqui na minha frente tocando que uma beleza, comentario sobre esse amplificador pode não ter 100 ou 300 watts mais é um exelente amplificador toca com muita qualidade e som alto em dois falantes de 15" sem se quer distorçer nos graves muito bom mesmo melhor que minha PA de 300 por canal não me arrependi de ter comprado por misero 60 reais nem de reparado ele valeu cada centavo agradeçimento especial ao Francisco Rocha Que Forneçeu esclarecimentos e respostas a nivel que eu esperava !!!.

pois é franciso deveria ter mais gente procurando meios saudaveis de passar o tempo e de aprender coisas novas assim talvez o mudo tivesse melhor.começei a mecher com eletronica desde os meus 12 e por quebrar ,desmontar brinquedos e ficar inventando coisas malucas com eletronica que aprendi muita coisa  hj em dia alem de ter conheçimento não quebro mais nada !! rsrsrsrs pelo contrario agora arrumo começei com eletronica depois eletrica depois manutenção de computadores e mecanica hj em dia faço de tudo um pouco hehehehe eletronica como hoppy informatica como provavel profissão e as demais como conheçimento sei que não tem nada a ver com o assunto mais acredito que seja interessante esse relato as vezes pode servir de exemplo para alguem
Re: Amplificador Gradiente PM-80 estereo power module resistores queimam e DC em uma das saidas By: Almeidaf Date: 02 Fev 2012, 08:03
Citação de: Almeidaf online 29 Mar 2012, 10:01
pela queima desses resistores perto do IC, provavelmente esse stk esteja com defeito não tem outro jeito a não ser providenciar outro e observar se fica ok. pois sem esquema ta russo.


Se tivesse feito  o que escrevi, no principio,  não teria perdido tanto tempo!
Re: Amplificador Gradiente PM-80 estereo power module resistores queimam e DC em uma das saidas By: gabriel380 Date: 02 Fev 2012, 13:47
caro almeidaf o problema da saida era sim stk em curto. mais já dos resistores queimando não era nada com o stk e sim alguns transistores avariados, apos substituir os transistor e novamente os resistores pronto parou de queimar mesmo com o stk em curto ainda na placa resumindo esse amplificidador estava com 2 problemas 1 do stk e outro dos resistores queimando devido a trasistores avariados apos trocar transistores resistores e por fim a substituição do stk ele voltou a funcionar normalmente!.


mais mesmo assim obrigado


não to querendo ser grosseiro mais vim ao forum para esclarecer duvidas e não perguntar como arruma o amplificador pois isso sei fazer mesmo com um conheçimento rasuavel não basico, mais perto de vceis tecnico que atuam todo dia na manutenção de equipamentos meu conhecimento e menor


Re: Amplificador Gradiente PM-80 estereo power module resistores queimam e DC em uma das saidas By: Francisco Rocha Date: 03 Fev 2012, 22:29
O AlmeidaF parece ser meio intolerante com quem está começando na profissão. Reclamou até de mensagens suas duplicadas. Pelo que entendo, este fórum é para técnicos e iniciantes. Cabe a nós ajudar ou não quando pudermos auxiliar a todos, com paciência e compreensão. A desgraça do homem é a falta da crença, da fé, da honra e da solidariedade. Ter teoria e prática e excelente, porém com mais de 40 anos de profissão, autodidata, tenho o prazer de ensinar a jovens universitários de engenharia elétrica/eletrônica, como na prática funciona o que eles não conseguem entender nas aulas teóricas, fico feliz. Continue insistindo, estudando e praticando. É assim que se aprende. Procure também a pesquisar e estudar os esquemas elétricos/eletrônicos dos equipamentos que vc estiver reparando (No site da Audio List vc acha muita coisa) para evoluir muito mais. Persista sempre, eletrônica é um dom congênito.
Fica com Deus

Páginas: 1