Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
TV Toshiba TV 2092 LAV Transístores aquecendo By: bettosom Date: 06 Set 2011, 14:31
Aparelho: TV
Marca:    Toshiba
Fabricante:    
Modelo:   TV 2092 LAV
Defeito:   Transístores aquecendo

Gostaria de obter DICAS a respeito dos Transístores, Q405 e Q430,do TV Toshiba Mod.TV 2092 LAV. Ambos C3209. Eles aquecem muito,e chegam a queimar,após treis a quatro dias de uso. A Tv é do CHASSÍ U 16. Se possivel  obter informaçôes sobre  possíveis causas,pois as tensôes estâo todas em ordem,e o aparalho funcionando normal, Exceto o aquecimento dos referidos TRANSÍSTORES. Desde já agradeço.  Bettosom.

Agradeço a quem puder ajudar.
Adalberto

Re: TV Toshiba TV 2092 LAV Transístores aquecendo By: paulo52 Date: 06 Set 2011, 15:45

12.1 Para todos os modelos que utilizam chassis U14R/U15 e U16 e que for
constatado a queima do transistor regulador de 9V HVcc na posição Q430, efetuar a
substituição do diodo retificador D448 FR104-E por D1NL20U.
Este novo diodo possui o Trr (Tempo de recuperação reversa) menor, diminuindo
os defeitos no circuito de HVcc.




Dados  retirados   de  Boletim  tecnico.




Ve  se  ajuda .
Re: TV Toshiba TV 2092 LAV Transístores aquecendo By: bettosom Date: 06 Set 2011, 17:16
PAULAO,claro que ajuda. E mais: Esse é um problema que muitos devem estarem por aí se batendo,para resolve-lo. Só tem um probleminha amigo: Esse diodo: D1NL20U nâo tem substituto? (pois é aqui pra nós vai ser dificil encontrar. (a DICA é muito importante) Obrigado, vou ver o que faço,depois retorno.
.
Re: TV Toshiba TV 2092 LAV Transístores aquecendo By: bettosom Date: 06 Set 2011, 20:56
Pois é amigos:Depois de ter recebido DICAS importantes a respeito deste TÓPICO, estou prescisando de ajuda dos amigos, onde,e em que tipo de aparelhos usam esse tipo de DIODO: (D1NL20U), desde ja agradeço.
Re: TV Toshiba TV 2092 LAV Transístores aquecendo By: paulobap Date: 06 Set 2011, 22:10
Use,qualquer diodo de frequencia, pode ser aqueles de saida direta do fly, ele não é critico, só q os projetistas vacilaram e usaram 1 comum,
Para ter total segurança troque o Q430 por  BD137, aqui costumo  colocar 1 pequeno dissipador nele.
Mas tem 1 detalhe, se o seu chassis usar somente o diodo D448 e não tiver ao lado dele outro diodo (acho q o cod é D449)  então troca-lô não vai resolver pois nesse caso o chassis já esta c/ o diodo certo,  o caso a fazer é realmente usar outro trans no local, já q realmente o original  esquenta muito, só acho estranho estar queimando o Q405, aqui já fiz esta alteração duzias e mais duzias de vezes.
O one chip não foi p/ o saco não? c/ a queima do Q430 a tensão sobe muito.
Re: TV Toshiba TV 2092 LAV Transístores aquecendo By: paulobap Date: 07 Set 2011, 18:09
Amigo, esqueça tudo o q falei, seguindo as normas  do forum só use o diodo D1NL20U e mantenha o C3209 pois essas são es especificações do  fabricante  E NÃO PODEM SER MUDADAS DE FORMA ALGUMA.
Boa noite.
Re: TV Toshiba TV 2092 LAV Transístores aquecendo By: marcosbr Date: 07 Set 2011, 19:18
 Amigo.
Parece que levou para o lado pessoal.
Isto aí, é uma modificação do próprio fabricante. E colocada a disposição, em boletim técnico. (este foi erro)
Não vejo aí... Ninguém mandando substituir um Darlington por um TR comum.
Se você é formado. Deve saber, que estes projetos tem direitos autorais, e foram feitos por engenheiros detentores deste direito.
Como no Brasil, a impunidade é a regra... Qualquer um, acha que pode tudo.
Tranca-se numa oficina, e fás aquilo que quer. Pois sabe que vivemos no país do vale tudo.
Respondi aqui. Mas você sabe o tópico que me refiro.
http://www.tectonny.com/forum/ajuda-tecnica/tv-semp-toshiba-tv2091kav-chassi-u15-queimando-q404-saida-horizontal/msg191337/#msg191337
Já basta o que a internet está fazendo com os "técnicos"
Estão fazendo pedreiro, consertar aparelhos sem nem saber o que é um resistor.
Aqui agente ajuda, mas pedimos ao menos, que o solicitante trabalhe direito.
Cada cliente tem o "técnico" que merece.
Se interpretou com censura ou não... Aqui não usamos este tipo de "artificio"
Assim soa melhor que gatilho.
Um abraço.
Re: TV Toshiba TV 2092 LAV Transístores aquecendo By: paulobap Date: 07 Set 2011, 22:37
Todas essas tv toshibas sofrem de certos males, peças q esquentam em demasia, solda vagabunda, projetos c/ falhas q apos alguns anos a propria fabrica manda retirar/alterar cap's diodos, monta a alimentação de 1 processador q chega a custar o vlr da tv c/ peças q saturam a ponto de queimar e, incrivel, não tem 1 cão de guarda p/ cortar essa alimentação quando sobe e claro não se pode fazer nada a respeito pois ai estaria inflingindo os tais direitos autorais.
Quantas toshibas já chegaram aqui c/ mal contato e quando olho p/ a saida H ela esta marrom claro e o famoso Q430 também, tanto q esquentou, e eu resolvo perder 3 min a mais no serviço e c/ 1 alteração simples faço c/ q essa mesma peça ou outra COM A MESMA FUNÇÃO trabalhe fria s/ c/ isso alterar as caracteristicas de uso e SEGURANÇA , com isso tenho quase certeza q ela não retornara na garantia nem após e meus clientes ficaram satisfeitos.
O objetivo não é fazer funcionar de qualquer jeito, e sim de 1 forma segura, só não aceito  ser chamado de fazedor de "gatilho" "gambiarra" "colocador de coller" mesmo porque não o sou e foi necessário bastante conhecimento tecnico p/ chegar nesta conclusão.
E lógico q é pessoal, principalmente quando vc se dirige a alguem e coloca "tecnico que merece" desta forma mesmo -entre parenteses- mas a casa é sua e respeitarei essa forma como sempre respeitei os foruns dos quais participo, mesmo quando ha censura apesar q editado soa melhor.
Não comentarei mais o assunto.


Re: TV Toshiba TV 2092 LAV Transístores aquecendo By: bettosom Date: 07 Set 2011, 23:27
Amigos, acredito,que essa( pre-discussao) pra mim e todos do forum,só nos traz conhecimentos a mais,e muito importante,para podermos melhorar,o desenvolvimento do FORUM,e ao mesmo tempo passar importantes conhecimentos,â todos,que acessárem um TÓPICO,deste tipo. Muito bom,da minha parte,nao importa os ataques,quais acho eu de grande valia.PARABENS aos companheiros,com isso vamos adquirindo mais conhecimantos.  Poderia até  postar como RSOLVIDO,más,vou aguardar mais imformaçoes. INTERESSANTE NAO? Obrigado á todos.
Re: TV Toshiba TV 2092 LAV Transístores aquecendo By: Eletro-Serv Date: 09 Set 2011, 22:51
Felicidades a todos os colegas,vamos conseguindo mais e mais conhecimentos.
Nao vamos descutir por coisas banais.
Re: TV Toshiba TV 2092 LAV Transístores aquecendo By: UNIDASEX Date: 10 Set 2011, 09:03
Amigos:


A fim de contribuir para o entendimento, gostaria de dizer que o que o amigo marcosbr diz não é incoerente- Devemos respeitar as alterações sugeridas pelo fabricante e evitar as adaptações, mesmo que bem sucedidas...
Nossa classe já é tão desrespeitada e a falta de critérios técnicos que alguns apresentam( não estou me referindo a nenhum dos que responderam a este post !), só confirma o que boa parte dos consumidores pensa sobre nós!
Se algum colega tem uma solução não muito ortodoxa( não baseada em critérios técnicos reconhecidos pelo fabricante ou quem de direito), envie a sugestão de solução por MP para o colega solicitante do auxílio.
Desta maneira, evitaremos que visitantes ao lerem alguns posts, achem que é um fórum que não só adota, como divulga práticas reprováveis, que poderiam ser questionadas inclusive pelo CREA.


Somos profissionais e devemos exigir respeito. Para tanto, precisamos cultivá-lo amplamente!


Bom dia!


Ricardo
Re: TV Toshiba TV 2092 LAV Transístores aquecendo By: bettosom Date: 12 Set 2011, 21:07
Pois é amigos: me dando como satisfeito,pelas informaçoes, vou ficando como RESOLVIDO, ja que o TÓPICO,está tomando assunto diferenciado,com a cara de que teria de ser postado em outro local. Agradeço à todos, pelas vossas idéias.
Re: TV Toshiba TV 2092 LAV Transístores aquecendo By: marcosbr Date: 12 Set 2011, 22:48
 Só faltou relatar o que foi feito.

Re: TV Toshiba TV 2092 LAV Transístores aquecendo By: bettosom Date: 13 Set 2011, 10:15
Pois ,e Marcos,o andamento das mensagens estavam tomando rumo diferente de quem quer reparar algum aparelho,o que na verdade,eu nao estava reparando,só queria tirar algumas dúlvidas,por isso achei que o TÓPICO, nao se identificava com o local,entao achei por bem,encerrar por aqui. (posso colocar RESOLVIDO,ou deixa rolar?)
Re: TV Toshiba TV 2092 LAV Transístores aquecendo By: Protek Date: 13 Set 2011, 11:02
Amigo Bettosom se conseguiu resolver o defeito nos relate como, ai sim pode colocar como resolvido.
Re: TV Toshiba TV 2092 LAV Transístores aquecendo By: paulobap Date: 13 Set 2011, 11:07
Desculpe, não entendi , 1 parte sim, que é a ramificação do assunto, para mim encerrada, mas o inicial se tratava da queima dos reguladores da tv q estava sendo reparada, ou não?
Re: TV Toshiba TV 2092 LAV Transístores aquecendo By: marcosbr Date: 13 Set 2011, 11:31
 Beto.
Existe ou existiu, o aparelho em questão. E só movemos o tópico, quando existe a solução.
Aí ele vai para os RESOLVIDOS, e serve de pesquisa para todos.
Quando se devolve/desiste, ou tenha outro motivo... Fica como está!
Se o solicitante se da por satisfeito... Fica "encerrado, mas não resolvido"
Um abraço.
( Eles aquecem muito,e chegam a queimar,após treis a quatro dias de uso. A Tv é do CHASSÍ U 16.)
Re: TV Toshiba TV 2092 LAV Transístores aquecendo By: bettosom Date: 14 Set 2011, 09:16
ENTÂO,  Companheiros;   ENCERRADO,  porque na verdade, o aparelho nao existe,era simplismente para corrigir algumas dulvidas.  Por isso achei que o TÓPICO,poderia estar em local errado.  Um abraço à todos.
Re: TV Toshiba TV 2092 LAV Transístores aquecendo By: Protek Date: 14 Set 2011, 09:45
TOPICO ECERRADO!!!!
Páginas: 1