Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
(RESOLVIDO) Multímetro Digital ET-2082B Soluções de alguns defeitos By: Marcio R. Date: 23 Out 2008, 14:52


Resolvido!

Do meu danificado, acabei por resolver o problema de mais dois 2082B de colegas aqui da cidade, ambos com avarias parecidas, e depois de resolver o primeiro os demais foram moleza.

A posição  dos contatos da chave seletora ( por AdrianoCps)



Defeitos e soluções: (por Marcio R.)

- Funções mudando aleatoriamente, mesmo em uma posição fixa.

Mau contato, oxidação e pouca pressão dos contatos da chave seletora, uma boa limpeza resolve, mas cuidado com as posições dos contatos.

Se usar fluxo pastoso ou somente ressoldar a placa, é obrigatória uma boa limpeza dos resíduos ou as funções continuaram malucas ou com valores errados.

- Valores das escalas de resistência e voltagem apresentando um valor negativo, mesmo as ponteiras estando curto-circuitadas.

Q4, Q5 e Q6  com terminais oxidados ou alterados ( transistores C9013 uso comum )

- Funções C° - LH – hFE – uF  apresentado valores estranhos ou não mostrando nenhum valor.

Trocar Q7,  Q8, Q9 e Q10 com terminais oxidados, curto ou alterados. (cuidados com a resistência de 10R próximo de Q7, pois ela pelo manuseio, pode encostar-se ao fio nu usado pela leitura de 20 A, o que pode levar a queima dos quatro transistores novamente).

Uma característica comum notada em 3 aparelhos ET-2082B é a escala de temperatura, que quando os 4 transistores estão em curto, a leitura no display será de 525° constatando que os componentes estão em curto.

Fora isso muito cuidado a posições dos componentes, evite MEXER nos trimpots, pois eles estão ajustados de fábrica.

Marcio R.

Visitem

http://virtuatec.eletro.info/index.html
Re: (RESOLVIDO) Multímetro Digital ET-2082B Soluções de alguns defeitos By: opala4cc Date: 19 Set 2013, 22:48
Agradeço muito pela informação caro colega. Ela é muito útil! Mas você poderia recolocar a imagem da posição dos contatos elétricos do seletor? A imagem que você postou se foi, não está mais aparecendo, e ela é de suma importância.

Agradecidamente,

Leandro
Páginas: 1