Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Osciloscópio Minipa MO 1225 Resistor queimado By: Thenno Date: 26 Abr 2011, 22:58
Aparelho: Osciloscópio
Marca:    Minipa
Modelo:   MO 1225
Defeito:   Resistor queimado

Boa noite senhores,
Estava com meu osciloscópio fazendo um barulhinho ao ligar e logo depois passava, incomodado abri o mesmo e fui verificar o que estava ocorrendo e encontrei o resistor R22 escurecido(quase carbonizado)só que não deu pra ler o seu valor corretamente, o que pude identificar foi: 1ºmarrom,2ºpreto,3ºpreto,4º(?), 5°preto, a quarta faixa não deu para ler. Agradeço aos nobres colegas que tenham esse mesmo modelo e possam verificar pra mim qual o seu valor.

Desde já agradeço.

Thenno.


Obrigado a quem puder ajudar.
Themistocles Souza da Silva

Re:Osciloscópio Minipa MO 1225 Resistor queimado By: silvanoservitec Date: 28 Abr 2011, 16:21
Theno se não conseguir o esquema
vamos a um macete que uso a naos e me salva as vezes bem...
o resistor é de carvão, raspe uma lateral dele até sair a tinta e ficar esposto... meça com multimetro digital do meio para cada ponta... para uma delas vai medir... então se mediu bem do MEIO dobre o valor... pronto...
se no meio tiver muito ruim
tente 1/3 um terço da pista e multiplique por 3...
u seja se vc achar a medida de resistencia e uma parte do corpo dele é multiplicar pelo numeros d evezes que vc acha que é o resto.. dá bem aproximado
como vc até já tem uns NUMEROS da barra de cores MAIS FÁCIL AINDA...
ele nao estando ligado em alta tensão
e ESTANDO CARBONIZADO os valores são baixos...
depende do +B que chega nele
ex: vc nunca vai achar torrado um resistor de 100k u mais em +b de 100v, 200v  ou mais um bom tanto
aberto vc acha, ms torrado tem que ser valor baixo
12v mais baixo ainda.
então dá para deduzir bem...

esse esquema deve achar na net tenho do 1221 e mais algum mas o seu não.
Re:Osciloscópio Minipa MO 1225 Resistor queimado By: Rangel Date: 28 Abr 2011, 18:41
Hehe essa técnica do Silvano,uso aqui tb, pode confiar nesse método que é tiro e queda!!
Re:Osciloscópio Minipa MO 1225 Resistor queimado By: Thenno Date: 28 Abr 2011, 23:29
Opa, Silvano há quanto tempo!!!!!!! rsrsrsrsrsrs.....no tempo em que eu participava no forum do Moysés, já tô um tempo fora da bancada, quer dizer tava, voltei à 2 meses atrás, não tem jeito, não consigo ficar longe da eletrônica.Vou deixar de blá,blá,blá e vamos ao que interessa.....antes de onte fui ao centro(Sta Ifigenia)na loja de um colega, o Luis Carlos da LCV, ver se ele me dava uma luz, ele olhou o resistor e disse que podia ser de 100k, chegando aqui na loja peguei um resistor de 100k 1% só pra comparar e a 4º faixa é laranja, aí fiquei encucado e fui procurar um de 1M 1% que neste caso a 4° faixa é amarelo, e num era que o bixinho que queimou era de 1M mesmo como eu deduzi...fiz a troca e normalizou ou seja o traço horizontal voltou a aparecer, só que ainda tem algum problema, pois continua fazendo um barulhinho de vez em quando(tac,tac) que tá vindo do trafo de alimentação, mais precisamente da tensão alternada de 7v /0,2mA, vou levar o osciloscópio na minipa e mandar fazer uma geral nele, com certeza é coisa simples mais já doendo no meu bolso rsrsrsrs.Ahh!! obrigado aos nobres colegas pelas preciosas dicas, vou dar o tópico como resolvido.
Só uma obs:Como tá difícil achar componentes, fui atrás do resistor de 1M/1%/ 1W e não consegui de jeito nehum, nem na casa dos resistores, só tem de 1/4w isso aqui em sampa...

Um  abraço à todos,

Thenno.
Re:Osciloscópio Minipa MO 1225 Resistor queimado By: silvanoservitec Date: 29 Abr 2011, 15:10
então ele é ligado em alta tensão, screm foco por aí... é resistor de valor alto de 1W tá ficando raro memso,,, mas acho que neste local não seria critico ter que ser de 1% , vc pode usar de outras %%%%%%, ou leve um multimetro na loja e pegue 10 dos que vc achar e meça tdos vai achar um de 1M, heheh.
mas é isso a desejo um bom retorno.
Re:Osciloscópio Minipa MO 1225 Resistor queimado By: Thenno Date: 01 Maio 2011, 00:38
Opa Silvano, obrigado.....

Thenno.

Páginas: 1