Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV LG 21FJ6RB-LD dois defeitos de uma vez By: jusenaldo Date: 19 Abr 2011, 15:54
Facilitando para os colegas que ainda não viram tal defeito, e retribuindo a cortesia de tantos outros:

Recebi este televisor em estado de espera, não ligava...
Por instinto, depois dos procedimentos da lâmpada série, fui ao saída horizontal, C6093, que estava em curto. Beleza! Troquei o tal pelo TT2170(original do diagrama), além do capacitor de largura, 682K/1600v. Ligou narmalmente, tudo bonitinho, mas percebi depois, fora do espelho, que havia certa oscilação na tela, parecia que fechava nos lados, horizontalmente... Partindo para as medições das tensões constatei que a tal oscilação vinha da fonte, +B, isso pegando dicas aqui no forum, que fazia aluzão, além de outros componentes, ao fotoacoplador. Não deu outra, o foto estava variando intermitentemente, fácil de comprovar com o teste, pois apresentou a mesma oscilação ao ser testado. Trocado, o problema de fechamento foi sanado...
Satisfeito pela conclusão de mais um trabalho fechei o aparelho, e o deixei funcionando. Depois de uns 40 minutos o aparelho parou, sem se incomodar com meu desespero... Novamente fui a mais uma epopeia e encontrei em curto o capacitor de largura que havia colocado novíssimo. É claro que não danificou o TT2170...  Fiz uma varredura no circuito desde o driver, encontrando aí Q401 parcialmente em curto, que trocado o problema foi resolvido definitivamente.


Páginas: 1